Quando entrei na adolescência, senti um forte sentimento de culpa por algo que fiz no passado, mas com

13 respostas
Quando entrei na adolescência, senti um forte sentimento de culpa por algo que fiz no passado, mas com o tempo isso passou, agora, depois de muito tempo, estou com 27 anos, voltei a sentir esse sentimento de culpa que me atormenta. Isso pode ser depressão? quem procurar?
Sim, pode ser sim um sintoma depressivo, que se chama culpabilidade excessiva. Existem outros sintomas possíveis, como alteração do sono, do apetite, do humor, da libido, entre outros. O ideal é que você procure um (a) bom psicólogo(a) ou um(a) psiquiatra para iniciar o tratamento na sua cidade, caso seja necessário. Um abraço

Em termos gerais, o sentimento de culpa pode sim causar depressão, no entanto, é preciso aprender com o erro para nao comete-lo de novo. " Depois de colocar a raiva para fora, aprende e entende que os erros acontecem na vida de todo ser humano. Seria preciso ter uma consulta para determinar a causa desse sentimento.
Para complementar a Psicoterapia é indicada a Acupuntura Constitucional, por meio da qual será possível identificar e solucionar os fatores geradores de desequilíbrios.
De acordo com a sua pergunta, fica claro que existe uma situação mal resolvida na sua vida e que logo após alguns anos a sua consciência anda lhe cobrando. Sugiro que você procure um(a) psicólogo(a) para uma avaliação. A terapia irá lhe ajudar a entender, compreender e superar esses sentimentos que estão lhe incomodando. O importante é querer se ajudar e aceitar ajuda. A depressão é uma doença que se instala discretamente. Se o sentimento de culpa veio novamente a tona para lhe cobrar, pense que talvez esteja na hora de você encarar o passado e resolver de uma vez essa cobrança. A ansiedade, como culpabilidade e estresse também levam a depressão. Não desanime!!! Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!
Prezada Paciente,

O sentimento de culpa é um sintoma de Depressão - na presença de outros tantos, como: anedonia (incapacidade para sentir prazer), apatia, choro fácil, alterações de sono (insônia ou hipersonia) e apetite (redução ou aumento), queda dos níveis de energia, desânimo, etc.

Procure um Psiquiatra bem indicado que poderá realizar um diagnóstico.

Há Depressões leves, moderadas e graves.

Nos casos dito "leves", pode ser que apenas a Psicoterapia resolva.

Lembrando que, mesmo a chamada "Depressão leve" - sendo Depressão - , causa muito sofrimento e impacto em sua qualidade de vida.

Espero poder ter conseguido ajudá-la!

Um abraço da

Dra. Andrea Della Fávera.
É importante você procurar um psicólogo para que possa conversar sobre esse episódio que tanto te marcou e parece te atormentar há anos. Esse profissional vai poder escutar você e te ajudar a elaborar essa situação que te causou e continua causando tanto sofrimento. Essa enorme culpa que você sente pode ser um sintoma de depressão, mas é importante relacioná-la com a sua história de vida e fazê-la compreender melhor o que tanto a faz sofrer.
O ressurgimento do sentimento de culpa mostra que a causa ainda não foi bem elaborada. Voce deve ter acionado mecanismos de defesa que funcionaram bem por algum tempo. Talvez voce tenha uma exigencia muito grande consigo mesma , e pode ser que tenha desenvolvido uma depressão reativa a esse estresse.
Procure um psicólogo!
Uma das formas da depressão se caracteriza por um constante sentimento de culpa, ou uma necessidade de castigo, do sujeito para com ele mesmo. Dessa forma, uma psicoterapia ou análise possibilitaria o contato com o que nessa situação te faz se sentir culpado e ao que isso te remete. Até que você possa assimilar tais questões e se posicionar perante a elas. Espero ter ajudado.
A psicologia de uma forma geral procura cuidar do sentimento de culpa. Ele é comum e faz mal, é importante transformá-lo. A psicologia também se propõe a fazer uma escuta sem julgamento, portanto essa situação será acolhida.
Para que tenha o diagnostico fechado, é importante buscar avaliação psiquiátrica. Entretanto, um psicologo pode auxilia-la na avaliação dos sintomas e se fizer necessário, encaminha-la a um psiquiatra.
A depressão é um adoecimento psíquico relacionado ao humor, e que atrapalha a rotina e o desemprenho de quem é acometido por esse adoecimento.
Se além da culpa, você apresentar outros sintomas como por exemplo: irritabilidade, tristeza, pensamentos de ruina, isolamento, desanimo e etc, de fato é importante a avaliação psiquiátrica e psicoterapia.
Se o que esta te atormentando é "apenas" o sentimento de culpa, o acompanhamento psicológico pode ser bastante importante para identificar, nomear e trabalhar com esse sentimento.
estou a disposição
Olá! Quando alguma questão nos traz a tona muitos conteúdos e não consigamos dimensiona-los ou organiza-los, alguns deles dependendo do conteúdo podem ressurgir em momentos de nossa vida associados a outras questões do momento. Acompanhados ou não de sintomas, o ser humano tende a diminuir a importância ou a surpreender-se com o poder das emoções e experiências. Indico que procure uma psicoterapia para auxialia-lo no processo!
Se for possível, procure sua melhora, pois, isso é Depressão sim.
Uma terapia e um bom acompanhamento psiquiátrico, lhe será de boa ajuda, pois psiquiatras não são só pra gente doida, como muitos imaginam, são sim, grandes profissionais que auxiliam numa ajuda multidisciplinar contra essa doença psicológica.
Sorte!
Conte comigo assim que precisar!
Veja bem, se este sentimento de culpa estiver te paralisando (dificultando o sono, alimentação, concentração no trabalho, deixando-o desanimado ou vendo a vida "sem graça"...) pode ser o sinal de depressão. Contudo, independentemente do diagnóstico de depressão, há algo que te atormenta, com o qual você lidou uma vez e retornou. Veja se há semelhança entre o que te incomodou no passado, e agora, com 27 anos. Ou seja, qual foi o "gatilho" para que isso retornasse, será que você consegue localizá-lo?