Quando estamos quase entrando em sono leve os pensamentos ficam estranhos?

2 respostas
Quando estamos quase entrando em sono leve os pensamentos ficam estranhos?
Sim, isso é comum. Quando estamos na transição para o sono leve, o cérebro começa a produzir imagens e pensamentos que podem parecer fragmentados, desconexos ou até “estranhos”, como se fossem um meio-termo entre sonho e vigília. Geralmente são inofensivos, mas podem surpreender. A psicoterapia pode ajudar a compreender como estados emocionais influenciam esses momentos e a tornar a experiência mais tranquila.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, sua percepção é muito interessante. É bastante comum que, ao estarmos quase adormecendo, surjam pensamentos diferentes do habitual, que podem parecer desconexos, confusos ou até estranhos. Esse fenômeno acontece porque o cérebro está em transição entre a vigília e o sono, fase conhecida como estado hipnagógico. Nesse momento, nossa mente começa a relaxar, a lógica do pensamento linear vai diminuindo e surgem imagens, ideias soltas ou até pequenas alucinações visuais e sonoras que, embora curiosas, são parte natural desse processo.

Na maioria das vezes, não há motivo para preocupação, já que isso faz parte do funcionamento normal do sono. Mas se esses pensamentos estiverem muito frequentes, acompanhados de ansiedade ou atrapalhando o descanso, pode ser um sinal de que algo precisa de mais atenção.

A psicoterapia pode ajudar a compreender como sua mente funciona nesse período de transição, reduzir a ansiedade em relação a esses episódios e até melhorar a qualidade do sono com estratégias específicas. Se você sentir necessidade, será um prazer conversar mais sobre isso em um atendimento e ajudar a tornar suas noites mais tranquilas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.