Quando inicia a tomar o vi-ferrin, quando el3 começa a agir!? Pois tou achando o efeito muito lento!

2 respostas
Quando inicia a tomar o vi-ferrin, quando ele começa a agir!? Pois tou achando o efeito muito lento!
Dra. Luiza Marques Gallo
Nutrólogo, Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
São Paulo
Olá. Se o seu estômago e intestino estiverem funcionando corretamente para absorver este mineral e vitaminas, ele inicia a ação em alguns minutos. Porém, a melhora dos sintomas, depende do grau de deficiência que você tem destes componentes, da dose que está tomando e se apenas o vi-ferrin via oral é suficiente para correção deles num curto período de tempo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Bruno Favoretto
Médico clínico geral, Generalista
Goiânia
O Vi-Ferrin trata anemias por causa do ferro que, associado ao ácido fólico é responsável pela transformação e composição de vários aminoácidos, tratando os pacientes nos estados de desnutrição e convalescença. E os efeitos não são tão rápidos, porém, por volta de 8 semanas já se observa alterações positivas no hemograma e melhora gradativa dos sintomas.
O uso deve ser feito conforme o peso da criança, doses mais altas podem acarretar em transtornos como dor abdominal, diarreia ou vômitos cansaço, sonolência, falta de ar, tontura, sensação de desmaio, formigamento, ansiedade...
Essas medicações em especial as administradas por via oral tem uma demora maior na correção da anemia, pois o organismo (medula óssea) tem que produzir mais células do sangue (hemácias) com concentrações maiores de ferro e esse processo é mais lento mesmo.
Um ponto importante é que algumas medicações podem alterar esse processo e torná-lo mais demorado. Medicamentos como fluoroquinolonas (norfloxacino, ciprofloxacino), tetraciclinas (oxitetraciclina, doxiciclina), fenitoína, antiácidos (hidróxido de alumínio e magnésio) e colestiramina diminuem a absorção do ferro. A vitamina C aumenta a absorção do ferro, no entanto, essa maior absorção está associada a um aumento dos efeitos adversos, tais como dor abdominal, náusea e azia. Portanto, evitar medicações que podem diminuir a absorção do ferro vai ajudar na melhora do paciente, assim como tomar com suco de limão, laranja... pode ajudar um pouco mais na absorção do ferro.
Os exames deverão mostrar a melhora, porém, a depender da anemia/doença o tempo médio pode ser de 8 semanas para que o exame altere para melhor os parâmetros/valores de hemoglobina.
Resumindo, o tratamento por via oral é mais lento mesmo e se houver uso de algum outro medicamento, observar se ele interfere na absorção do Vi-Ferrin e deve ser trocado afim de evitar essa interação medicamentosa e caso o uso do Vi-Ferrin por algumas semanas não mostrar melhora, deve-se avaliar a troca da medicação.
:)

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Ferrin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.