Quando me corto, além do alívio, eu me excito, só de pegar na gilete me causa excitação, não sei

9 respostas
Quando me corto, além do alívio, eu me excito, só de pegar na gilete me causa excitação, não sei como falar pro profissional que me atende, será que sou masoquista?
É importante falar para o psicólogo que lhe atende, pois contar para ele é parte do processo psicoterápico.

A pessoa mais indicada para te responder essa pergunta é o psicólogo que te atende, porque ele vai avaliar essa questão em conjunto com outras que você já deve ter abordado com ele.
olá, muitos pacientes apresentam quadro semelhante ao seu. Importante entender o que te leva a se auto mutilar (autoquiria). as vezes uma frustração, um sentimento de vazio, uma dor que não tem forma. O ato em si, pode causar alívio por estimular o ponto de corte, por liberar em seu organismo adrenalina e endorfina. Você relata que mesmo antes do ato experimenta excitação, já sabe o que vai acontecer... depois vem a calma, o ciclo concluído. É importante mudar o padrão. Não ter vergonha. entender qual o gatilho emocional e comportamental te leva a se cortar. Não é um diagnóstico mas você pode pesquisar sobre borderline. Converse com sua terapeuta. perceberá que existe uma possibilidade diferente de estar no mundo. espero ter ajudado em sua busca por conhecimento.
abraços, Betânia.
Não precisa se sentir dessa forma sobre contar para a pessoa te te atende, ele não irá te julgar e poderá avaliar todo o conjunto para te responder.
O profissional que te atende é regido pela ética profissional e não vai te julgar. O ideal é que você descreva exatamente o que sente e faz sem receio, para que o processo terapêutico ocorra de maneira eficaz. A excitação que você sente ao imaginar o ato em si, é originado por neurotransmissores responsáveis pelo sistema de recompensa, a terapia tem o objetivo ajudar no controle do impulso , bem como identificar outras psicopatologias que podem estar associadas a automutilação. Espero ter ajudado.
Fale do jeito que puder/conseguir. Não existe certo ou errado na vida. E o psicólogo é um profissional que não julga, mas sim acolhe o sofrimento do outro e o ajuda a aliviar o sofrimento através da escuta e dos seus conhecimentos técnicos. Certamente falar vai ajudar você e o seu psicólogo no tratamento. Com carinho, Aline Saramago
Olá, bom dia ... respondendo a sua pergunta, é importante perceber quais são esses defesas e quais as consequências que você pensa a respeito disso, começando por refletir sobre elas ... percebendo se tem maior ou menor probabilidade ou % que acontecer alguma dessas que você mencionou; acredito que após isso é interessante começar a refletir sobre o outro lado, quais as vantagens que você teria ao falar sobre essa questão, colocando assim em uma balança e validado qual lado tem mais peso para você; assim com pequenos passos, estruturando cada um deles, acredito que você consiga falar essas questões, basta se concentrar no primeiro passo, pois é muito importante ser trabalhado tudo o que você escreveu aqui no seu processo psicoterapêutico. Abraço!
Olá, em primeiro lugar é importante ser honesto com você mesmo, pois só assim o psicólogo poderá te ajudar de fato com seus questionamentos, é importante que consiga compartilhar esse depoimento com seu psicólogo, afinal já estando em processo terapêutico é necessário que você busque ser o mais sincero possível. E avalie se esta de fato se sentindo a vontade com seu psicólogo.
Busque ajuda!
Abraços! Flavianne
Olá, esta informação precisa ser compartilhada com seu psicólogo pois assim ele terá completude de informações para atuar de forma eficaz no seu tratamento. O profissional está disponível para lhe ajudar a entender o porquê deste comportamento, sendo assim, a aliança terapêutica precisa existir para que realmente você seja assistido(a) da melhor forma possível. Faz parte da terapia a confiança e comunicação clara. Espero ter ajudado em sua questão. Abraço