Quando o tratamento para timidez com psicoterapia não surte efeito algum com nenhum profissional de

25 respostas
Quando o tratamento para timidez com psicoterapia não surte efeito algum com nenhum profissional de psicologia, mesmo depois de anos de tratamento, qual é a saída? Medicamentos?
Bom dia, se já experimentou a psicoterapia mais tradicional posso sugerir experimentar o EMDR ou Brainspotting, são duas linhas de trabalho terapêutico que regulam as áreas do cérebro acometidas com situações traumáticas vivenciadas muito cedo em nassa vida, das quais não temos lembranças racionais e sim emocionais. Este vazio de memoria pode ser a causa da não superação da timidez; procure algum profissional que trabalha com essas terapias na sua cidade.

Boa tarde. Entenda que a duração de um processo psicoterápico varia consideravelmente, dependendo da pessoa e da natureza das questões a serem trabalhadas. Não é possível determinar com precisão o tempo necessário para o aparecimento de resultados, visto a presença de várias determinantes, tais como a natureza dos sintomas, sua duração pregressa, a dedicação pessoal ao processo psicoterapêutico e outras. De qualquer modo, o tratamento medicamentoso, via de regra, não constitui uma opção, visto não se tratar de uma patologia. Além das alternativas citadas pela colega acima, a hipnoterapia - desde que conduzida por um psicólogo habilitado - também pode constituir uma opção. Busque o auxílio de um bom profissional e certamente os resultados aparecerão. Abraços!
Boa tarde. Como já foi mencionado acima pelos colegas, não há um medicamento que leve a criança a inibição desta timidez pois esta não é uma patologia. Eventos que ocorreram com a criança no passado, podem ter levado ela a se constituir deste modo. É necessário que ela entenda o porquê desta timidez, e ressignificar o sentido da mesma, fazendo assim com que ela dê novos sentidos aos eventos que provocam a timidez atualmente.
Boa Tarde, Verifica na sua cidade qual psicólogo trabalha com a abordagem comportamental. Ela trás técnicas de treinamento para serem trabalhadas nas situações de timidez. Pensar em medicação mesmo que houvesse não seria uma saída. É importante trabalhar essas crenças que levam a timidez.
Se tratou durante anos com diferentes profissionais, sugiro que busque , ou que ao menos observe a abordagem e a técnica utilizada para o tratamento. A timidez na verdade pode ser o sintoma de transtornos de diferentes fontes e assim o foco pode ter sido equivocado. Medicamento é a última linha de defesa e não deve ser utilizada sem que haja uma excelente causa.
Não há remédio para a timidez porque não é doença, mas quando o problema resulta da ansiedade exacerbada no contato com as outras pessoas, pode ser que um ansiolítico ajude. Mas não é o suficiente para vencer a dificuldade. Ainda que muitos profissionais tenham sido procurados de diversas abordagens, você não pôde passar com todos. Cada psicoterapeuta é singular e cada paciente também, o que forma um par único. Se vinte não funcionaram, procure o vinte e um. O pior na vida é perder a esperança!
Segundo pesquisas recentes, a Psicanálise comprovadamente tem um índice bastante satisfatório de resultados positivos na eliminação de sintomas. Não desista de você apenas porque ainda não encontrou o profissional certo. Abraços
Olá! Certifique o método e a conexão empática com a(o) profissional. A timidez nada mais do que manifesta algo que ,consciente ou inconscientemente, talvez você tema expor. Não desista ainda. Um abraço!
Traços de personalidade e ansiedade social, são coisas diferentes. Mas em ambos os casos podem ser desenvolvidas novas habilidades, onde podemos observar mudanças que mesmo pequenas no inicio , são importantes. Nao desista e valorize cada passo. A conexão empática com o profissional , como disse a colega acima , é muito importante.
Bem, desconheço remédios para timidez. Creio que deve insistir com psicoterapia. Pode ser EMDR, usar técnicas de neurolinguística, treino de habilidades. Juntamente tb me inscreveria num curso de teatro. Tente, não desista, a timidez se realmente atrapalha sua vida deve ser superada. Se vc for apenas introvertida não! Busque esclarecer isso!
As vezes o fracasso em nossas buscas de ajuda está em não encontrar a abordagem terapêutica correta ou por insistir numa abordagem que talvez não seja apropriada para o caso, isso pensando que temos um problema, porque timidez não é doença pode ser um traço de personalidade que precisa apenas ser aceito e ressignificado pela pessoa. Dentro da Psicologia a abordagem em conjunto com o paciente faz diferença no resultado.
A timidez é um sintoma decorrente da ansiedade e do desequilíbrio na energia mental . Este fato acaba dificultando as abordagens terapêuticas focadas no sintoma e na excessiva expectativa em relação a solução deste sintoma. Por vezes pode até agravar o quadro, por isso é recomendável um trabalho de fortalecimento interior onde a superação da timidez ocorre naturalmente, como efeito de uma mudança mais profunda. Em resumo é preciso tratar a ansiedade, começando pela ânsia em querer deixar de ser tímido.
Boa noite.
O mais considerável seria trocar de terapeuta, ao mesmo tempo é preciso conhecer a personalidade da pessoa em questão e saber se de fato a timidez é algo que esteja lhe trazendo sofrimento em relação ao meio social ou se para a pessoa é algo tranquilo. As vezes tentamos exigir das pessoas um jeito, uma personalidade que pareça com a nossa, mas devemos avaliar se a pessoa em questão tem essa necessidade de mudança, pois se não tiver e ela estiver bem com esse jeito tímido, não terá tratamento que faça diferença.

Espero ter ajudado.
Abraço.
Boa Tarde,
Timidez não é um adoecimento, mas sim reflexo de medos e ansiedades que permeiam a pessoa. Portanto, uma análise/ terapia não necessariamente fará com que você deixe de ser tímida, mas deve ajudá-la a compreender que medos e ansiedades estão contribuindo para que você se coloque no mundo de maneira mais fechada.
A ideia é que essas compreensões possibilitem a criação de novas maneiras de se colocar diante da vida, fazendo com que você se sinta mais forte e segura para os enfrentamentos, ainda que de maneira tímida.
Chama a atenção quando você coloca que foram vários anos de terapia sem surtir efeito algum. Será que esses medos puderam aparecer?
Não existe medicamento que atue direto na timidez, o que existe são medicamentos que atuem naquilo que está causando a timidez (ansiedades).
Ainda assim, o uso de medicamento apenas tamponaria essa ansiedade, ao invés de tratá-la.
Minha indicação é que você possa fazer uma aposta em você mesma procurando uma análise com um profissional que te desperte segurança e confiança para trabalhar seus medos, ok?
Grande abraço
Entendo que a psicoterapia ainda é o melhor caminho. Porém cada indivíduo poderá buscar ferramentas de melhoras sejam elas tradicionais ou alternativas. Se a terapia nao foi seu aliado nessa busca, não desista. O caminho do querer vale mais do que qualquer técnica. Avalie outras opções. Mas não pare sua busca.
Olá, a timidez não é uma doença, como já foi dito. Se não se deu bem com os psicólogos já procurados, procure outro, até encontrar um com quem se encaixe bem. A terapia pode demorar para ter resultados visíveis, mas é eficaz. Mas tem pessoas mais tímidas e outras menos. Se a timidez não atrapalhar a vida da pessoa, ela tem que aceitar simplesmente que ela é assim e aprender a lidar com isso. Algumas pessoas relatam que ao fazer teatro teve uma diminuição da timidez, mas para cada pessoa pode funcionar uma coisa diferente, é preciso ver o que funciona para você. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Nao. Remedios tem a sua funcao contudo um famoso cientista e pesquisador afirmou em sua palestra publica que REMEDIOS NAO CURAM CONFLITOS. Ache um profissonal competente na area da psicoterapia. Sao raros. Existe cura.
A timidez é um sentimento baseado no medo de ser julgado e esse medo cria uma relutância em ser visto e ouvido. É um medo imaginário de rejeição. Sem dúvida uma terapia psicológica acabará funcionando. A psicologia analítica utiliza recursos com o sandplay que poderá ser útil.
Interessantíssimo o que a colega acima disse.. será que há alguém que escute o que há de silêncio em uma timidez? Não é simples mesmo, porque existe aí um paradoxo: um tratamento pela fala para um sintoma que é muitas vezes falta de palavras.. tanto é que vc vem perguntar se medicamento seria uma saída.. sim, uma saída oportuna, uma saída muda pra um medo de se expor.. mas claro que há momentos que isso pode ser usado, digamos, como um coadjuvante na história, nesse sentido não há como afirmar nada aqui. Mas posso te dizer que se haver com isso que é estar diante de um outro que te olha e te ouve (na terapia e na vida) não é tarefa fácil mesmo..
Olá,
A timidez pode ser a manifestação de quanto a presença do outro o afeta. Pode ser um sinal de como a própria pessoa teme ser vista, ou avaliada pelos outros. Enfrentar a timidez pela psicoterapia é um processo que requer examinar delicadamente estas questões que também se relacionam com a noção de si mesmo.
Se há sinais muito graves em situações específicas, um psiquiatra pode pensar em uso de ansiolítico para diminuir o sofrimento e contribuir para o enfrentamento das mesmas.
A psicoterapia não é a única forma de lidar com isto, atividades lúdicas em grupos podem contribuir como teatro, dança, arteterapia, etc.
Olá. Seria importante verificar a abordagem da terapia, para o tipo de problemas que você sinaliza o mais recomendado é terapia Cognitiva Comportamental.
A terapia cognitivo comportamental associada ao tratamento medicamentoso quando necessário tem um bom resultado.
Embora sejam tratados como semelhantes pela psicologia popular, timidez e inibição são condições diferentes. Rapidamente, a mudança de ambiente tem efeito sobre a timidez (aspecto de personalidade). Os quadros de inibição precisam de uma abordagem diferente. Quanto a medicação, são indicadas em casos agudos persistentes ou crônicos. Procure um profissional de saúde mental para lhe ajudar a determinar a necessidade.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 150
Olá, acredito que você deve continuar tentando a psicoterapia, de preferencia terapia cognitivo-comomportamental. Se indicado para o seu caso, poderá ser realizado um treinamento de habilidades sociais, visando contribuir com a melhora de sua timidez. Além disso, este espaço terapêutico permitirá abordar outras questões que podem estar influenciando na timidez. A consulta psiquiátrica também é de grande importância, somente o psiquiatra irá conseguir determinar se para o seu caso é recomendado a intervenção medicamentosa. Abraço!
Compreender os motivos de não ter dado resultado, é sempre bem vindo. Medicamentos podem ser uma opção a ser discutida com um profissional de saúde mental, como um psiquiatra.

Mas uma outra alternativa são medicamentos utilizados para tratar a ansiedade social e a timidez excessiva podem ajudar a reduzir os sintomas associados à timidez e promover a melhora na qualidade de vida. No entanto, é importante ressaltar que a decisão de utilizar medicamentos deve ser feita em conjunto com um profissional de saúde mental, que irá avaliar cuidadosamente a situação e considerar os possíveis benefícios e efeitos colaterais.
Receio que não exista um remédio para timidez. Lidar com a timidez é um trabalho que somente você pode fazer. Penso que vai ser necessário investigar porque os tratamentos não fizeram efeito e com base nisso traçar uma nova rota. Abraço