Quando pequena sofri muito com a separação de meus pais. Vi muitas cenas de agressão e ódio. Tinha

32 respostas
Quando pequena sofri muito com a separação de meus pais. Vi muitas cenas de agressão e ódio. Tinha 5 anos, e apesar de todo amor que minha mãe me deu. Até hoje em relacionamentos nao sei lidar bem com a felicidade. Me saboto e depois me arrependo. Será que tem solução?
Pelo que entendi de sua descrição, há várias posturas e comportamentos que você adota no dia-a-dia que ou são pouco funcionais ou geram grande desconforto e frustração, o que não garante a manutenção de seu bem estar. Uma das possibilidades para melhor entender seu funcionamento e lidar com os diferentes sentimentos e pensamentos relacionados a sua história, seria ingressar em um acompanhamento psicoterápico.

Primeiro existe uma pergunta que você deve se fazer: O que você entende por família?
Hoje existem várias configurações de família, e talvez a resposta que você procure a suas perguntas seja exatamente como ter uma família, que seja aprovada pela sociedade será que você necessita realmente disto?

Pense nessas perguntas. Afinal o que eu quero e muito diferente do que a sociedade espera que eu queira.

Abraços
Tantas respostas sabias. Imagino você dizer que é fácil falar, mas se não fosse difícil para você, nem teria perguntado.

Quero só acrescentar que a su atitude ("me sabota e depois me arrependo") tem sido a atitude feminina clássica. Isto se encaixava numa atitude ativa do homem, enquanto a mulher ficava bastante passiva.

Nos tempos presentes, você pode ser mais ativa, e isto parece lhe dar problema. Não só por causa da falta de exemplo na infância.

Pense bem, quanta coragem você pode se permitir, conforme à classe social à qual você pertence, ao medo de ser mau vista.

Procure um homem que ao seu ver merece a sua confiança. Para diminuir o risco.

Importante é conversar sobre este assunto com ele abertamente. Se ele não aguentar, dê um tempo para ele apreender. Se não apreender, você precisa de um outro. Sem se arrepender. A felicidade cai do ceu só no cinema. Na realidade, ela precisa ser construida, implicando riscos.

Lhe desejo boa sorte.
As memórias traumáticas não processadas trazem perturbação impedindo progresso diante do que almejamos. Recomendo terapia EMDR. Procure psicologo da sua região credenciado ao EMDR Brasil. Tenho atuado em Recife na Terapia Cognitivo Comportamental e EMDR. Sucesso! Melhoras!!
Você já está com "meio caminho andado", por reconhecer que se sabota. E não suporta ser feliz. Procure psicoterapia, confie e poderá sim, sair desse círculo de repetição em que se encontra. Sucesso!
Nosso jeito vai sendo construído de acordo com diversos fatores, inclusive as vivências durante nossa infância. Reconhecer que perpetua esse ciclo já é um passo para a busca por mais qualidade de vida e relacionamentos mais estáveis se permitindo ser feliz.

Sugiro buscar Terapia Cognitivo Comportamental para entender como a forma que você pensa influencia suas emoções e comportamentos para que possa buscar novas estratégias.

Querer mudar é o primeiro passo para a mudança, que bom que você está disposta a receber ajuda.

Boa sorte!
Minha cara

Todos nós carregamos pequenos ou grandes traumas, não existe vida perfeita, o nosso problema é nosso.

Podemos conviver melhor ou pior com a sua lembrança, mas o autoconhecimento através da Psicoterapia nos ajuda a ressignificar e conviver melhor e até superar.

Descubrasse e viva melhor e mais feliz.

Abraços.
Há fomas de se lidar com isso, sim. E a conexão que você mesma fez sobre sua vivência na infância e seus dilemas atuais já são um passo. Geralmente a separação dos pais para a criança é bastante difícil, pois os responsáveis costumam deixar a criança no silêncio, vivenciando um fato. Além do que geralmente se confunde parentalidade com conjugalidade. Aquele famoso "quem é ex é marido e mulher, não existe ex filho".
Esta é uma solução bastante complexa, porém não se pode dizer que será pra sempre! Dê um tempo a si mesma, procure se encontrar. A forma mais eficaz seria uma terapia. Este recurso anda ajudando muitos conflitos de casais, famílias, relacionamentos de uma forma geral. Se assim preferir, vera que devagar tudo ficará mais as claras.
Boa Sorte!
Vá ser Feliz!
Tendemos a repetir certos padrões disfuncionais ao longo da vida e vários destes ligados a histórias da infância. A historia que você nos apresentou da infância é uma história forte, com grande peso para você, o que é natural.
Não se culpe pela forma como vem lidando com seus relacionamentos, até esse momento foi o possível para você, como forma de proteção. Se neste momento você busca ajuda para sair desse padrão de comportamento cristalizado, tenho certeza do seu potencial para mudar a sua história e ter uma vida amorosa feliz.
Esse movimento é difícil de ser feito sozinho, é importante contar com a ajuda de um terapeuta capacitado para fazer esse percurso com você.
Olá, o contexto familiar conflituoso, pode sim, ter contribuído para que você absolvesse pressões psicológicas. Como a sua idade não dava poder de reação ...essa pressão com o tempo começa a trazer conflitos internos. Mas só o fato de você ter essa percepção já é um fator positivo. O ideal é você iniciar uma terapia individual pra trabalhar esses conflitos e a seguir a de casal/familiar.
Olá! Reconhecer que a história do seu passado ainda determina e conduz suas escolhas do presente já um grande passo para solução. Com a ajuda de um terapeuta você pode ressignificar essas situações e aprender a fazer escolhas a partir das suas circunstâncias atuais e não de situações do passado. Buscar reconciliação com a sua história vai mudar esse padrão emocional que você está estacionada e vem lhe impedindo de receber as boas coisas que os relacionamentos trazem.
A solução que você procura é procurar tratamento com um (a) psicólogo (a), pra trabalhar as questões que colocou em seu relato.
Abraços,
Rosa - psicologa
Você precisa trabalhar este fato, através de psicoterapia com sessões estruturadas com relação a crença que você estabeleceu na sua primeira infância. Quando há ruptura de relacionamento entre os pais é certo que a parte mais frágil da relação são os filhos.
Portanto busque ajuda o quanto antes, pois essa sua vivência do passado está refletindo na sua vida principalmente na qualidade e instabilidade de relacionamentos.
Abraço.
Que tal libertar-se da menina que habita em você e tem medo de ser feliz? Tem medo de entregar-se para a felicidade? Esta menina pequena de 5 anos ficou tão impressionada com as situações que presenciou que perdeu a fé na possibilidade de ser feliz.
Saiba que apesar das cenas tristes que você presenciou, é possivel relacionamentos saudaveis e felizes, permita-se!
Olá, pelo seu discurso compreendi vários conflitos que precisam ser resignificados. Em vez de falarmos sobre solução, é mais adequado trabalharmos no ambito da superação dos limites, restruturação de pensamentos para que possa viver de maneira mais saudável, lidando assim de maneira mais assertiva com as diversas experiências negativas que vivenciou. Procurar uma terapia cognitiva comportamental seria de grande vália.
Fico a disposição! Boa sorte
Muito bom você reconhecer que o seu passado influencia na sua vida hoje. Parece que você carrega essa ideia de relacionamento e precisa descobrir outras formas de se relacionar, desconstruir esse padrão e talvez ultrapassar o medo de se entregar e repetir a histõria de sua mãe.
O importante você percebeu: a sabotagem. Sugiro que converse com um(a) psicólogo(a) para te ajudar a entender melhor os desconfortos que estão, talvez, sendo projetados para o seu relacionamento. Cada um tem uma história, uma bagagem de vida. Espero ter ajudado!!!

Forte abraço!!!
Olá, é importante você iniciar uma psicoterapia, ela pode te ajudar a se autoconhecer, conhecer seus sentimentos e suas emoções e como lidar com eles, compreender seu passado e tudo que ele te trouxe carregado de medos e angustias, é necessário mexer nisso e te conscientizar que hoje quem comanda a sua vida é você.
Trabalho com EMDR, uma terapia eficaz e recomendada pelos órgãos de saúde mental americanos, e essas memórias são fáceis de reprocessar. Compreendo que memórias não processadas pelo cérebro se tornam arraigadas e contaminam todos os comportamentos, emoções e pensamentos. É o que está chamando de sabotagem. Essas memórias, mesmo não percebendo, estão inseridas no que disse antes em pensamentos, emoções e comportamento. A terapia EMDR é breve e resolve casos muito complicados. Procure um psicólogo que tem certificado em EMDR e se beneficie dessa abordagem nova. Abraço...
A constatação do seu comportamento através da sua auto reflexão é muito importante, mas requer mudança. Para isso é preciso coragem e talvez a ajuda de um profissional psicólogo. Não desista!
Nietsche ja disse que só podemos ser felizes quando temos o controle total de nosso cérebro e no entanto somos atacados por uma carga de informações positivas e negativas que vão moldando nossa percepção do que é certo e errado do que pode ou não do que nos faz feliz ou tristes, para resolver esta questão é preciso limpar o Complexo R pois é ele o responsavel pela auto sabotagem de nossas mentes, fazendo se uma limpeza e pássando pela catarse é possivel de livar disso.
O fato de você se recordar de acontecimentos dos 5 anos de idade é inabitual. Você já fez terapia de regressão? De todo modo ficou um trauma acumulado que a psicoterapia poderá auxilia-la a elaborar para que tanto sua autoimagem inconsciente e conceito de si mesma alterem. Uma coisa foi a história matrimonial dos seus país outra será a sua, mas a terapia te ajudará a separar ambas histórias.
Sim, existe solução. Uma delas você mesma já encontrou, que é reconhecer que está se autossabotando. O próximo passo é procurar a psicoterapia para buscar ressignificar as cenas que você (infelizmente) presenciou na sua infância e poder assim viver seus relacionamentos de maneira integral.
Olá, para tudo tem solução, mas é preciso buscar um caminho, desta forma você necessita agora como adulta resgatar fatos que ficaram lá na infância, assim procure fazer um processo de psicoterapia, para que juntos possam chegar a uma compreensão de todas essas dificuldades e angustias do passado e agora do presente para que você tenha uma conduta e um prognóstico adequado.
Sim! Tem solução, procure um bom terapeuta, psicologa(o) ou psiquiatra. Abraço!
Olá,

O processo psicoterapêutico visa a intervenção em padecimentos como este: em que atuam no presente funções do passado que potencializam o sofrimento da pessoa. Há vários estudos e pesquisas da medicina legal, da pediatria, da psiquiatria que mostram como acontecimentos sofridos na infância, período em que está ocorrendo a formação da personalidade, podem se asseverar na vida adulta.
O primeiro passo para intervir nestes padecimentos é verificar em episódios concretos e presentes como as funções do passado se presentificam, para trabalhar com localizações para que o mesmo pare de ter esta função, e o paciente consiga psicologicamente se mover para o seu futuro.
É importante você buscar ajuda, pois tem solução sim!

Abs
Psic. Lara Beatriz Fuck
Querida,

Sentir desejo de falar a seu respeito e compreender se é uma forma bastante saudável de lidar com esta situação.
Vá em frente!!
O que vivemos na infância nos influência muito ao longo da vida. E apesar de termos um pensamento racional crítico sobre isso nem sempre nossos sentimentos e ações estarão alinhados.
Você pode procurar por ajuda psicológica para compreender como estes sabotamentos acontecem e aprender a lidar melhor com momentos felizes, com mais harmonia.
Bom dia! Sim em tudo podemos obter a mudança necessária, você já consegue perceber que está se sabotando, isso já é um grande passo. Inicie sua terapia e você poderá perceber grandes mudanças.
Penso que necessitas de uma psicoterapia que possa trazer teus sentimentos, trabalhar esse luto não elaborado e te liberar para ter uma vida mais satisfatória e feliz.
Infelizmente o seu caso é mais comum do que se imagina. A projeção de uma infância difícil na vida adulta, com a eleição de parceiros de comportamento semelhantes aos que presenciou na infância são recorrentes.
Autoconhecimento e entendimento para sua vida adulta, desligando do passado e elevação da autoestima.