Quando se detecta, por exames específicos, insuficiência em parte da safena de cada uma das pernas,

Quando se detecta, por exames específicos, insuficiência em parte da safena de cada uma das pernas, a retirada cirurgica de ambas é inevitável?

3 respostas


Sim, em alguns casos, mas o melhor é procurar um cirurgião vascular e avaliar o seu caso isoladamente, pois cada paciente tem as suas particularidades específicas e devem ser avaliados outros fatores e não só o exame: como sintomas, herança genética, uso ou não de contraceptivos orais ou injetáveis, sedentarismo entre outros

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Exames específicos servem para nortear e complementar um diagnóstico previamente feito pela conversa e pelo exame fisico. O tratamento das veias safenas deve ser individualizado para a realidade do paciente; seus sinais e sintomas. A retirada dessas veias não deve ser realizada unicamente por constatação do exame de imagem.


o achado de refluxo segmentar em exame não indica cirurgia e deve ser avaliado todo o quadro clinico

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.