Quando tenho qualquer emoção forte minha pele reage, criando placas vermelhas que desaparecem em no

14 respostas
Quando tenho qualquer emoção forte minha pele reage, criando placas vermelhas que desaparecem em no máximo 20 min... do colo, pescoço até o rosto, . Quando criança ficavam vermelhas as bochechas quando ficava constrangida, agora é qqr emoção mais forte e afeta mais partes do corpo. Existe alguma explicação?
Olá. Temos sempre que lembrar que somos um só: corpo e mente! Quando a mente cala, o corpo responde. E quando o corpo cala, a mente responde. Sintomas físicos que aparecem no corpo, causados por sintomas emocionais são chamados de psicossomatização. É um processo comum, mas que não precisa acontecer com frequência. A psicoterapia consegue justamente entender o porque desses sintomas, quais são os significados deles, como entender as suas causas e ressignificar os motivos que os levam aparecer.

Oi, como vai? Ruborização de pele é um sintoma de ansiedade, você poderia descrever melhor estas emoções fortes! São relacionadas a quais sentimentos? É importante conversar sobre estas emoções e começar a perceber quais são os gatilhos que acionam elas... você pode investir em uma psicoterapia e isto irá lhe ajudar neste processo. Investigar as causas e compreender as consequências são peças fundamentais para sua saúde mental e bem estar geral. Se quiser pode entrar em contato! Bom caminho...
Olá, existe explicação sim! Nosso corpo e mente estão diretamente ligados, assim um sempre irá afetar o outro. Muitas vezes os sintomas físicos funcionam como uma descarga para o acumulo de emoções, que são abafadas ou evitadas. É sempre bom ter um equilíbrio para não sobrecarregar a mente ou o corpo. A busca pelo autoconhecimento pode lhe ajudar a entender melhor como lidar com as emoções de uma forma mais saudável.
Olá! Existe sim uma explicação. Nosso corpo e nossa mente estão interligados e quase sempre funcionam como um só: onde o que acontece em um afeta o outro. Sugiro que busque a ajuda de um profissional da área da Psicologia para que possa falar melhor sobre as suas emoções e, assim, tentar compreender de onde vem essa ruborização para que assim, possa lidar melhor elas. Coloco-me à disposição para quaisquer dúvidas. Abçs!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
A pele é o maior órgão do nosso corpo e que tem muita relação com questões de ordem emocional. Como você mesmo descreve, desde criança percebia que a sua pele dava sinais de seu estado emocional. Fique atento aos sinais para poder evitar apenas aceitar que "é assim mesmo". Sugiro que procure ajuda de um psicólogo para que consiga lidar melhor no trato com as emoções.
Olá! Existem várias explicações e o mais importante é voce buscar um profissional que irá te ajudar a encontrar os trilhos desse conflito que voce esta vivendo. Nao se esqueca: Se tem sintoma, tem uma causa... se voce sente, é pq algo no seu cerebro aprendeu a lidar assim diante de alguma questao, para lhe proteger... Busque um atendimento voltado para medicina germanica que ira lhe ajudar a passar por isso. Espero ter ajudado
Importante poder se auto-conhecer para entender o porque das manchas e pele avermelhada. Faz parte do stress, relacionado a situações que tem dificuldade de enfrentar. Sugiro que procure um psicólogo cognitivo-comportamental para lhe ajudar a se compreender mais e modificar sua forma de ver o mundo e a si próprio
Olá, a nossa mente e corpo estão conectados e
quando o nosso emocional não está bem, o nosso corpo pode manifestar vários sintomas.
É sempre bom estar atento a eles, para buscar por ajuda e evitar danos físicos e psicológicos. Fique atenta aos sinais que o seu corpo está manifestando.
Sim, existe. Possivelmente, as placas vermelhas são um sintoma psicossomático, ou seja, uma forma de descarregar o excesso de emoções na pele.
Manchas vermelhas por toda a pele: problema pode indicar estresse e ansiedade. Coceira, ressecamento e manchas brancas, vermelhas e roxas na pele. Esses podem ser sintomas causados pelo estresse. Isso ocorre devido à liberação de hormônios que provocam alteração no sistema imunológico de cada indivíduo. Sugiro procurar um médico e acompanhamento psicológico.
Olá! Provavelmente essas manchas são um sintoma psicossomático, é seu organismo te mostrando que algo não está certo. As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Podem ser causadas por stress, ansiedade, depressão. É importante que você procure um Psicólogo para fazer uma avaliação, ter acompanhamento psicológico adequado e caso precise será encaminhado para atendimento multiprofissional.
Olá! Obrigado por compartilhar sua preocupação conosco. Parece que você tem notado que sua pele reage a emoções fortes, criando placas vermelhas que desaparecem em um curto período de tempo. Isso pode ser um sintoma de uma condição médica conhecida como urticária emocional.

A urticária emocional é uma condição dermatológica que pode ser desencadeada por emoções fortes, como estresse, ansiedade ou excitação. Embora as causas exatas da urticária emocional não sejam totalmente compreendidas, sabe-se que o sistema nervoso e o sistema imunológico estão envolvidos.

Um psicólogo pode ajudá-lo a lidar com a urticária emocional por meio da terapia cognitivo-comportamental (TCC) e outras técnicas psicoterapêuticas. A TCC pode ajudá-lo a identificar as emoções que desencadeiam sua urticária, aprender a controlar suas respostas emocionais e desenvolver estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade.

Além disso, um psicólogo também pode ajudá-lo a lidar com quaisquer problemas emocionais ou psicológicos subjacentes que possam estar contribuindo para sua condição. Eles podem ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com o estresse, aumentar sua resiliência emocional e melhorar sua qualidade de vida.

Lembre-se de que a urticária emocional é uma condição tratável e que há muitas opções de tratamento disponíveis. Falar com um psicólogo pode ser um passo importante para lidar com sua condição e melhorar sua qualidade de vida.
Essa reação da sua pele a emoções fortes, conhecida como urticária emocional ou urticária psicogênica, é um fenômeno interessante e relativamente comum. Embora a causa exata não seja completamente compreendida, algumas teorias sugerem que as emoções fortes podem desencadear a liberação de substâncias químicas no corpo, como histamina, que causam a dilatação dos vasos sanguíneos e a inflamação da pele.

Essa resposta física à emoção pode variar de pessoa para pessoa e pode estar relacionada à sensibilidade individual do sistema nervoso autônomo, que controla funções involuntárias do corpo, como a resposta da pele a estímulos externos. Acredita-se que essa sensibilidade pode ser influenciada por uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais.

Embora a urticária emocional seja geralmente inofensiva e desapareça por si só em um curto período de tempo, é importante observar se há outros sintomas associados ou se a condição está causando desconforto significativo. Se você estiver preocupado ou se os sintomas persistirem ou se agravarem, é recomendável que você consulte um médico ou dermatologista para uma avaliação adequada e orientação sobre o tratamento, se necessário. Eles podem ajudar a determinar se há alguma causa subjacente que precisa ser abordada.

Procure ajuda profissional, vai te ajudar a entender e lidar com essa questão.

Estou a disposição,
Christine
Como vai?
O que você está descrevendo parece ser uma resposta física conhecida como "rubor emocional" ou "flushing". O rubor emocional é uma reação comum do corpo a emoções intensas, como vergonha, constrangimento, raiva, excitação ou ansiedade. Isso ocorre devido à ativação do sistema nervoso autônomo, que controla funções corporais automáticas, como a circulação sanguínea e a dilatação dos vasos sanguíneos.

Quando você experimenta uma emoção forte, como constrangimento ou ansiedade, o sistema nervoso autônomo libera hormônios, como a adrenalina, que podem aumentar o fluxo sanguíneo para a pele. Isso faz com que os vasos sanguíneos na pele se dilatem, resultando em um aumento temporário do fluxo sanguíneo e o aparecimento de placas vermelhas na pele, especialmente nas áreas do rosto, pescoço e colo.

Essa resposta física é uma reação normal do corpo ao estresse emocional e geralmente não é motivo de preocupação. No entanto, se você estiver preocupado com a frequência ou intensidade do rubor emocional, ou se ele estiver afetando sua qualidade de vida, é sempre uma boa ideia conversar com um médico dermatologista e também um psicólogo para trabalhar e saber lidar com os gatilhos que deixam seu corpo assim .Eles podem ajudar a avaliar a situação e oferecer sugestões para lidar com essa reação física e psicológica se necessário. Te desejo um feliz dia!!
@psicologia.veredas

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!