Quando toma antidepressivo pela primeira vez tem efeitos colaterais de 1-2 semanas, né? Tem como red
4
respostas
Quando toma antidepressivo pela primeira vez tem efeitos colaterais de 1-2 semanas, né? Tem como reduzir esses efeitos colaterais com alguma prática ou outro medicamento pra ajudar? O início é muito ruim
Olá! Sim, o início do tratamento com antidepressivos pode ser um período mais angustiante, pois é comum haver uma intensificação temporária dos sintomas nas primeiras semanas.
O que fazemos, como psiquiatras, é prescrever por um período curto uma dose baixa de clonazepam, com o objetivo de aliviar esse desconforto inicial até que o antidepressivo comece a agir.
Com a melhora dos sintomas e o início do efeito terapêutico do antidepressivo, o clonazepam é então suspenso, conforme orientação médica.
O que fazemos, como psiquiatras, é prescrever por um período curto uma dose baixa de clonazepam, com o objetivo de aliviar esse desconforto inicial até que o antidepressivo comece a agir.
Com a melhora dos sintomas e o início do efeito terapêutico do antidepressivo, o clonazepam é então suspenso, conforme orientação médica.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Sim, os efeitos colaterais são bem comuns nas primeiras semanas de tratamento, período necessário para adaptação do nosso corpo à nova substância. Há várias estratégias para minimizar e fazer com que esse processo seja menos sofrido. A principal delas é reduzir a dosagem do medicamento e aumentar aos poucos à medida em que o paciente vá se adaptando. Para o aumento de ansiedade, agitação e insônia, associar o antidepressivo com doses baixas de benzodiazepínicos (Rivotril, por exemplo) durante um curto período é uma outra estratégia bastante eficaz. Além desses manejos com medicamentos, a prática de atividades físicas e meditação podem auxiliar bastante. Converse com seu psiquiatra sobre o que você está sentindo para que ele possa lhe explicar sobre essas e outras estratégias e lhe auxiliar a tomar a melhor decisão. Espero que esse processo de cuidado seja o mais leve possível!!
Si, introdução mais lenta pode melhorar esses efeitos adversos. Outra possibilidade é a prescrição de benzodiazepinicos, porém, não há praticamente frequente pois são medicações como muitos riscos como perda de memória, dependência e abstinência. Oriento conversar com antecipação com o seu médico para avaliar essa possibilidade de redução da dose introdução mais gradual ou prescrição de um benzodiazepinico até melhora dos efeitos de introdução (geralmente até, no máximo, fim da segunda semana)
Sim. Há algumas formas de reduzir tais efeitos colaterais, cita-se: 1) Iniciar a medicação com doses bem baixas e ir aumentando a dosagem gradualmente conforme sua tolerância; 2) Alguns medicamentos reduzem os sintomas de desconforto inicial, tais como: beta-bloqueadores, benzodiazepínicos; antieméticos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tomar escitalopram 10mg e rivotril sublingual por exemplo pode aumentar as chances de eu ter síndrome serotoninérgica?
- O antidepressivo vai diminuir meus medos e não vou ter mais pensamentos intrusivos? Em quanto tempo eu consigo perceber isso?
- Preciso tomar antidepressivo pq estou com medo de sair na rua sozinha e passar mal. Faço terapia e me ajudou com ataque de pânico, não tenho mais. O antidepressivo pode fazer o ataque de pânico voltar? Pq vi q nos primeiros dias ele aumenta a ansiedade e pode dar pânico
- Fui diagnosticada com crises de pânico e o medico receitou escitalopram 10mg e a noite clonazepam 0,25 sublingual. Já faz um mês que estou tomando, as crises passaram, mas agora estou sentindo tontura e sensação de cabeça pesada e dor na face. Será que pode ser o rivotril ou devo parar de tomar os dois?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Crises de pânico
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.