Quanto tempo costuma o paladar e o olfato voltar ao normal depois de uma gripe?
2
respostas
Quanto tempo costuma o paladar e o olfato voltar ao normal depois de uma gripe?
Anosmia e ageusia são sintomas pertencentes a diversas condiçōes clínicas, podendo ocorrer durante infecções de vias aéreas superiores, como resfriado comum, gripe, sinusite. Normalmente tendem a se resolucionar após desaparecimento dos demais sintomas nasais e costumam ser sintomas temporários, em um número inferior de caso , podem ser permanentes. Para acelerar a recuperação do olfato sugerimos treinamento olfatório ( consiste em cheirar algumas vezes ao dia algumas substâncias como pó de café, essência de baunilha, cravo, pasta de dente etc), além do tratamento do quadro infeccioso. No momento vivemos a pandemia por Covid 19, que tem com sintomas frequentes anosmia e augesia sem associação a congestão nasal, ainda não se sabe a fisiopatologia desses sintomas causados pelo Sars Cov 2, algumas hipóteses estão sendo estudadas. A anosmia/augesia por Sars Cov 2 tem se manisfestado na grande maioria, de forma temporária em média 2 a 3 semanas. Portanto a recuperação desses sintomas pós virais podem variar de pessoa a pessoa e de acordo com o causador. Pós gripe(que é uma doença causada pelo vírus Influenza) pode demorar alguns dias, semanas e as vezes se tornarem permanentes. O que acontece normalmente é o retorno gradual do cheiro e paladar ao longo de dias a semanas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O olfato e o paladar costumam retornar após 15 dias do quadro viral
É necessário ficar atento pois são sintomas iniciais do Covid 19
É necessário ficar atento pois são sintomas iniciais do Covid 19
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu marido também perdeu o olfato no terceiro dia pós vacina Astrazeneca.
- Não sinto cheiro e nem gosto, antes tive crise de estômago por uns 5 dias, e estou muito gripada, não tive febre mas o corpo tá muito cansado e eu não sinto vontade de comer nada. Devo procurar um médico?
- Bom dia, recentemente tive uma inflamação na gengiva e a dentista receitou o enxaguante bucal periogard durante 15 dias sendo usado 3x ao dia , porém após o uso estou sentindo uma sensibilidade nos dentes sempre que vou exaguar a boca após a escovação, é normal ?
- Boa tarde! Meu nome é Andrea. Passei por uma cirurgia cardíaca a 20 dias (ponte safena e uma mamária) após a cirurgia percebi que perdi uns 80% do paladar e quando mastigo tudo fica muito amargo na boca. Acredito não ser normal e gostaria de saber o que fazer e em quanto tempo deve passar. Obrigada
- Citoneurim serve para regenerar células? Sinto muito cansaço. Ela serve para revigorar? É a mesma coisa que Cronobê?
- Retração gengival grave e periodontite, tem jeito?
- Eu perdi o olfato há mais de 10 anos tem como recuperar??
- Comecei a usar o Periogard na quarta feira e comecei a perceber minha boca estranha. Está como se eu tivesse ido na praia e ter queimado os meus lábios, olhei na câmera escureceu os lábios onde não era escuro e a textura está diferente. Não sei se é efeito do remédio ou se estou fazendo algum procedimento…
- Quantô tempo dura em media a perda de paladar e olfato? (Gripe)
- Estive gripada e hoje fazem 10 dias que eu estou 100% sem paladar e olfato, isso é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 73 perguntas sobre Distúrbios do paladar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.