Quanto tempo demora o Haldol a fazer efeito em um esquizofrenico?
O haldol é um antipsicótico típico. O início de seu efeito como sedativo inespecífico para agitação e agressividade é imediato. Para melhora de sintomas psicóticos, quando em monoterapia, inicia em torno de 2 a 3 semanas. Mas cada paciente é único e sua resposta é individual. Somente após a avaliação psiquiátrica criteriosa, pode-se tentar inferir este início de resposta. Volte com seu psiquiatra.

 Lucas Vivian Gai
Lucas Vivian Gai
Psiquiatra
Santa Maria
Depende do efeito que está buscando. Para sintomas mais agudos e dramáticos, como agressividade e agitação, se a pessoa estava sem tratamento, o Haldol tende a amenizar esses sintomas já no primeiro dia de tratamento, ou nos primeiros poucos dias. Em alucinações (p. Ex. Auditivas, "ouve vozes"), em 1-2 semanas percebe-se alguma melhora. Para melhora mais ampla nesses sintomas e efeito em sintomas crônicos, como crenças delirantes e alterações mais sutis da percepção da realidade, pode demorar 3-4 semanas. O Haldol não costuma amenizar sintomas de isolamento social e embotamento afetivo (pessoa parece não expressar sentimentos), estes chamamos de "sintomas negativos" e são melhor tratados com antipsicóticos de segunda geração ou atípicos.

Estou de acordo com a resposta dos colegas.

Especialistas em Haldol

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Marcelo Gomes Telles

Marcelo Gomes Telles

Psiquiatra

Belo Horizonte

Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista

Santo Ângelo

José Maria Lara

José Maria Lara

Psiquiatra

Guarulhos

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 252 perguntas sobre Haldol

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.