Quanto tempo demora para a dêsvelafaxina voltar a fazer efeito depois de ter ingerido bebida alcoóli

3 respostas
Quanto tempo demora para a dêsvelafaxina voltar a fazer efeito depois de ter ingerido bebida alcoólica?
A associação de álcool com antidepressivos, como a desvenlafaxina, pode aumentar as reações adversas e o efeito sedativo, além de diminuir a eficácia dos antidepressivos, por isso é recomendado não ingerir álcool durante o período de uso de antidepressivos. A eliminação do álcool pelo organismo dura algumas horas, dependendo de fatores como quantidade de álcool ingerida, metabolismo do indivíduo, se foi feito ingestão com ou sem alimento, etc, logo, se foi feito uma ingestão pontual de álcool é esperado que a medicação volte a fazer efeito na sequência, portanto, não deixe de usar a medicação para não interferir no curso do seu tratamento,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O alcool não tira o efeito da Desvenlafaxina, mas interfere nos sintomas de depressão e ansiedade os quais estão sendo tratados.
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
A desvenlafaxina não perde o efeito apenas por ter sido associada a bebida alcoólica pontualmente, mas o álcool pode potencializar alguns efeitos colaterais, como sedação, tontura e prejuízo na atenção, e pode, em excesso e uso frequente, atrapalhar a resposta geral ao antidepressivo ao longo do tempo.

Se você ingeriu bebida alcoólica em um único episódio, a desvenlafaxina continuará atuando normalmente — ela não sai do corpo nem anula o efeito de forma imediata. Ou seja, não é necessário esperar um prazo específico para ela voltar a fazer efeito depois de beber uma vez.

Mas, se o consumo de álcool for repetido ou em grande quantidade, pode prejudicar a resposta terapêutica e dificultar a melhora dos sintomas depressivos ou ansiosos.

Se foi um episódio isolado, siga o tratamento normalmente. Se houver consumo frequente de álcool, vale conversar com o médico porque o álcool e a desvenlafaxina realmente não combinam bem no longo prazo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1234 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.