Quanto tempo demora pro HPV na boca virar câncer ?

4 respostas
Quanto tempo demora pro HPV na boca virar câncer ?
Nem todos os pacientes expostos ao HPV desenvolverão câncer de boca. Apenas alguns tipos podem evoluir dessa forma. Mesmo assim é impossível precisar com certeza o tempo para que ocorra essa alteração. É importante ficar acompanhando com um cirurgião de Cabeça e pescoco

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essa pergunta sugere que todo HPV na boca vai virar câncer, o que não é verdade. De qualquer forma, mesmo que o câncer seja HPV-positivo, o tempo entre a exposição ao virus e o desenvolvimento do tumor é longo mas, em geral, impossível de ser determinado com exatidão.
Quando falamos em fator de risco significa que o indivíduo que está exposto a esse fator apresenta uma maior chance de desenvolver uma doença comparado com o restante da população!
Os principais fatores de risco para câncer de boca e orofaringe são o tabagismo e o alcolismo! O papiloma vírus humano (HPV) esta mais relacionado aos cânceres de orofaringe (amígdala e o terço mais posterior da lingua) do que aos de boca propriamente dito!
A família do vírus HPV compreende mais de 200 tipos diferentes e o subtipo HPV16 está mais relacionado ao desenvolvimento de câncer nessa região! Portanto a afirmação que todo paciente com HPV irá desenvolver câncer não é verdadeira, muito menos poder predizer quanto tempo levará para isso ocorrer!
Espero ter ajudado!
Acrescentando, o HPV é a doença mais temida nesse século, pelas suas caracterísitcas e vinculada aos hábitos de vida e sexual, pois a mudança de comportamento sexual prepondera nessa época. O HPV de boca não é tão comum quanto o HPV da garganta, e ambos relacionados ao hábito do sexo oral. O tipo de HPV já citado pode comprometer a mucosa sempre lembrando que o vírus é promotor do câncer nessa região e para se desenvolver deverá estar também associado a outras variáveis, como o etilismo, o tabagismo, o uso de drogas, alimentação, e promiscuidade sexual. Hoje temos como prever o câncer de boca, com a avaliação periódica em cabeça e pescoço, exames e reflexão sobre o que referido por todos.

Especialistas

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Juliana Haruho Hatano Morinaka

Oncologista

Uberaba

Francine Luiz

Francine Luiz

Oncologista

São Paulo

Luciano Luz

Luciano Luz

Cirurgião de cabeça e pescoço

Picos

Fabio Mitsuhiro Satake

Fabio Mitsuhiro Satake

Cirurgião de cabeça e pescoço

Nova Lima

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Elisa Watanabe Camargo

Elisa Watanabe Camargo

Oncologista

Itu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Câncer de boca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.