Quanto tempo o Puran T4 atua no organismo depois de parar de tomá-lo? Quero rebater o exame sem efei

3 respostas
Quanto tempo o Puran T4 atua no organismo depois de parar de tomá-lo? Quero rebater o exame sem efeito do remédio.
Bom dia. Não recomendamos fazer este teste. Procure seu endocrinologista e siga rigorosamente suas orientações. Se você não estiver satisfeita/o, procure uma segunda opinião com um outro especialista endocrinologista. Se de fato você tem hipotireoidismo, parar com a medicação só vai lhe trazer instabilidade e mal estar que podem variar bastante de intensidade. Boa sorte!

Náo é aconselhado que faça isso,principalmente se estiver tomando doses mais altas
Vou explicar porque este teste é desnecessário, desde que o diagnóstico inicial tenha sido acertado:

Se você usa doses altas do Puran (por exemplo, 75 ou mais), e seu TSH está normal, é muito claro que você necessita o medicamento. Se não necessitasse, seu exame apresentaria um nível de TSH suprimido (extremamente baixo, abaixo de 0,05).

Quando uma pessoa com Hipotireoidismo melhora, o que acontece? Digamos que sua tireóide comece a regenerar e voltar, lenta e gradativamente a funcionar. Isso acontece em uma minoria de casos. Mas quando acontece, a nova produção do hormônio da tireóide SE SOMA AQUELA QUE VOCÊ ESTÁ INGERINDO, o que acaba sendo percebido pela sua Hipófise, que nota o excesso de T4 circulante e REDUZ O NÍVEL DE TSH.

Assim, mesmo EM USO do Puran, sabemos quando ele está sendo excessivo e quando é hora de reduzir. Seu corpo é muito sábio e lhe avisa.

Fazer TESTES e suspender o medicamento é fruto de ignorância e de não compreender os mecanismos básicos e fisiológicos do corpo, que possui seus eixos de feedback e retroalimentação (Hipotálamo-Hipófise-Tireóide). Com isso, e para responder à sua pergunta, se ainda assim tiveres interesse em fazer algo não indicado pela muito clara ciência que existe sobre estes eixos de retroalimentação, o efeito do Puran sobre a tireóide pode durar, de forma residual, até 3 meses em pacientes não suprimidos e, em raros casos, até 6 meses quando houve uso de dose excessiva e supressão do TSH para <0,005.

De verdade: bons endocrinologistas não buscam levar seus pacientes a erro nem a sentirem-se mal. Confie no seu corpo e no bom discernimento. Seja saudável e feliz.