Quanto tempo o risperidon fica no organismo?

4 respostas
Quanto tempo o risperidon fica no organismo?
Dr. Guilherme Figueira
Psiquiatra
Niterói
A Risperidona possui uma meia-vida de aproximadamente 3 horas. Isso quer dizer que por volta de 6 horas após sua administração ela ainda poderá ser encontrada em seu sangue em sua forma molecular inicial. Após esse período, parte dessa molécula é transformada em 9-hidróxi-risperidona que produz efeitos por até 24 horas. Lembrando que o tempo de metabolização varia de pessoa para pessoa e diversos outros fatores influenciam no tempo de metabolização do fármaco. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde! Corretíssima resposta de colega. Mais importante é saber que caso esteja tendo algum efeito indesejável incapacitante ou muito difícil de suportar, entre em contato com seu médico pois o mesmo poderá ajudá-lo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O risperidone é um medicamento antipsicótico utilizado no tratamento de transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia e transtorno bipolar. A meia-vida do risperidone, ou seja, o tempo que leva para metade da dose do medicamento ser eliminada do organismo, é de cerca de 20 horas. No entanto, o tempo de eliminação completa do medicamento pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como idade, metabolismo, função hepática e renal, entre outros.

Normalmente, o risperidone pode levar alguns dias ou semanas para ser completamente eliminado do organismo após a interrupção do tratamento. É importante lembrar que a duração do efeito do medicamento pode variar de acordo com a dose, a frequência de administração e a forma farmacêutica (comprimidos, solução oral, injeção), por isso, é importante seguir as orientações médicas quanto à dose e à frequência de administração do medicamento.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
O risperidona costuma ficar no organismo por um tempo relativamente longo, mesmo após a última dose. Em média, a meia-vida da risperidona (tempo que o corpo leva para eliminar metade da substância) é de cerca de 3 a 20 horas, dependendo da pessoa. Mas o corpo também transforma a risperidona em outro composto ativo chamado 9-hidroxirrisperidona, que tem uma meia-vida mais longa, de cerca de 20 a 30 horas.

No total, o risperidona e seus metabólitos podem permanecer no organismo por cerca de 3 a 5 dias após a última dose. Em algumas pessoas, especialmente as que usam há muito tempo ou têm metabolismo mais lento, esse tempo pode ser um pouco maior.

Se a pessoa usa a versão injetável (de depósito), como o Risperidona LAI, o tempo no organismo é muito maior — pode durar semanas, dependendo da dose e da frequência da aplicação.

Essa resposta é apenas informativa. Se você estiver pensando em parar o uso ou teve alguma reação ao medicamento, o ideal é conversar com o médico que acompanha seu tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 143 perguntas sobre Risperidon 2Mg-C/20Cps.
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.