Quanto tempo posso esperar para fazer a cirurgia de dedo de gatilho depois do diagnóstico ?

4 respostas
Quanto tempo posso esperar para fazer a cirurgia de dedo de gatilho depois do diagnóstico ?
Quanto mais rápido operar, melhor o resultado.

Concordo com o primeiro colega, depende do grau e do numero de gatilhos que o paciete apresenta ( em casos múltiplos o ideal é cirurgia) Então se seu gatilho é grave, melhor operar de cara, em casos leves a patologia responde muito bem a infiltração com corticóide no local do gatilho, associado a fisioterapia.. No consultório, indico cirurgia para os pacientes que não melhoram com fisioterapia associada à infiltração( lembrando que o paciente deve fazer menos esforço com o dedo, sob pena de retorno do gatilho, talvez pela atividade trabalhista, esse último item não seja possível para alguns o que termina em tratamento cirúrgico)
Ao meu ver a maior indicação cirúrgica é a sua queixa. Quanto maior a queixa/incômodo maior a necessidade de tratamento cirúrgico.

Quando descoberto nos estágios iniciais ( travamento esporádico, dor leve, sem restrição na amplitude de movimento ) o tratamento conservador pode apresentar uma ótima resposta.

Nas fases mais avançadas , a resposta ao tratamento conservador cai e as vezes vale a pena operar “de cara”.

Outro ponto importante é o perfil do paciente. Tem gente que não tem tempo ou “disposição” para fazer a fisioterapia de forma adequada.

Ou seja, não existe uma definição quanto a sua pergunta. Cada caso deve ser avaliado isoladamente pelo cirurgião de mão para em conjunto com o paciente decidir o melhor tratamento.
Depende do grau (gravidade) do dedo em gatilho. Nos casos mais graves pode-se indicar a cirurgia no momento do diagnóstico, porém nos casos menos graves deve-se tentar tratamento conservador com medicação e fisioterapia esperando-se uma resposta satisfatória com pelo menos 6 semanas de tratamento bem feito. Depois desse período, na falha do tratamento conservador pode-se avaliar a necessidade de cirurgia.