Quão eficiente é a metformina para baixar a glicemia em jejum e quanto tempo demora para aparecerem

3 respostas
Quão eficiente é a metformina para baixar a glicemia em jejum e quanto tempo demora para aparecerem os primeiros resultados? Pelo o que li em alguns estudos na internet, parece ser pouco eficiente.
Olá, a metformina é um medicamento antigo para tratamento de diabetes e com eficiencia comprovada. O tratamento de diabetes pode ser feito em monoterapia ou em terapia combinada, a depender do quadro apresentado, da hba1c e da evolucao deste. Em 3 meses de uso ja e possivel ver reducao da hba1c, sendo importante tambem as mudancas de estilo de vida - com alimentacao balanceada e atividade fisica orientadas por profissionais. Sugiro que converse com seu endocrinologista; à disposicao.

Olá! A metformina é uma excelente medicação, sendo a primeira indicação no diabetes tipo 2. É um remédio antigo, porém sua eficácia é muito grande e seus benefícios metabólicos vão muito além da correção da glicemia. A partir dos estudos científicos clássicos de tratamento do diabetes tipo 2, sabe-se que o uso isolado da metformina diminui a glicemia cerca de 25%, ou 60 a 70 mg/dl e a hemoglobina glicada em 1,5 a 2%. Mas foi demonstrado, também, que a eficácia do controle glicêmico pela metformina está também associada a perda de peso, o que é muito importante no diabetes tipo 2, situação em que mais de 90% dos pacientes são obesos, e o próprio excesso de peso prejudica muito o diabetes a curto, médio e longo prazo. Um estudo muito famoso, marcante para a Diabetologia é o UKPDS, estudo multicêntrico europeu onde diabéticos tipo 2 foram acompanhados por cerca de 11 anos Esse estudo mostrou que o controle intensivo da glicemia pelo uso de metformina diminuiu significativamente os riscos de doença cardiovascular e a mortalidade relacionada ao DM, associado com menor ganho de peso e sem o perigo de hipoglicemia, risco que está presente no tratamento com algumas outras medicações, como insulina ou gliclazida. Para entender melhor, primeiro é preciso explicar o mecanismo do diabetes tipo 2. Para que o diabetes tipo 2 surja, são necessários 2 "defeitos" associados: a resistência a ação da insulina (uma incapacidade de alguns órgãos de "enxergar" a insulina e responder à ela) e uma deficiência relativa na produção de insulina (o pâncreas produz insulina, mas numa quantidade menor do que seria necessário para "vencer" a resistência à insulina). O primeiro defeito a surgir é a resistência à insulina. Ao corrigir esse problema, a quantidade de insulina produzida pelo organismo é, muitas vezes, capaz de funcionar bem o suficiente para manter a glicemia dentro dos limites normais.
A metformina age corrigindo a resistência à insulina. Sendo assim, ela não leva a quedas muito grandes na glicemia, não dá hipoglicemia. Não leva a ganho de peso. É muito segura, seus efeitos colaterais são na maioria das vezes gastrointestinais, muitas vezes passageiros. Pode ser associada com qualquer outra medicação, tanto que atue na resistência à insulina também, ou que aumente a produção de insulina, ou até mesmo com a própria injeção de insulina.
Mas é importante deixar muito claro: não existe medicação perfeita, não existe um único caminho para o bom controle do diabetes. O tratamento tem que ser individualizado, levando-se em consideração idade, gênero, outros problemas de saúde associados, outros objetivos e metas a serem alcançados. A associação de remédios precoce tem sido cada vez mais comum, porque se sabe que quanto mais rápido atingirmos as metas do tratamento melhor será a prevenção de complicações crônicas, devido a uma situação conhecida como "efeito legado": o tempo de glicemia alterada deixa uma "memória" metabólica que pode favorecer o aparecimento de complicações mesmo que se chegue a atingir as metas de glicemia.
E sempre, SEMPRE, são fundamentais as mudanças de estilo de vida: um plano alimentar saudável e equilibrado, perda de peso, atividade física, gerenciamento do estresse emocional, sono de boa qualidade, aumentar a ingestão de água, parar de fumar se isso for o caso... Sem esses fatores nenhuma medicação consegue ser realmente eficaz.
A metformina é uma droga bastante segura e com ótimo potencial de redução dos níveis glicêmicos, sobretudo em pessoas com sobrepeso e obesidade. Mas tudo depende da gravidade e do tipo do seu diabetes.

Bj!