Quebrei a clavícula no terço medial, fratura cominutiva, com desvio de pouco mais de 2 cm. Também qu

1 respostas
Quebrei a clavícula no terço medial, fratura cominutiva, com desvio de pouco mais de 2 cm. Também quebrei 6 costelas e tive derrame pleural e espessamento.
Por esses motivos não pude fazer cirurgia na época.
Já faz quase 2 meses e ainda sinto muita dor no ombro e braço, e notei que o ombro do lado quebrado está deslocado mais pra frente do que o outro e esse lado está pouco mais de 2 cm mais curto também.
O médico insiste em não operar e manter o método conservador. Isso não vai me deixar com sequelas? Esse ombro mais curto não vai atrofiar músculos, tendões, etc e limitar os movimentos? E a dor pode ficar crônica? A clavícula se regenera de formato e tamanho com o tempo como em alguns outros ossos?
Desculpe tantas dúvidas, sou ciclista e motociclista e tenho 46 anos e meu ortopedista não dá atenção a questionamentos e fico sem saber se está sendo feita a coisa certa
Dra. Gabriela Sanchez Del Favero
Ortopedista - traumatologista, Generalista
São José do Rio Preto
Olá, toda avaliação médica deve ser individualizada, aqui estamos comentando com base nas informações fornecidas, fazendo seu tratamento de forma teórica pensando na gravidade do acidente para causar essas lesões associadas e o risco de realizar uma intubação com esses problemas relacionados e ao redor dos pulmões as respostas seriam - colocarei entre parênteses na sua própria pergunta.
"Quebrei a clavícula no terço medial, fratura cominutiva, com desvio de pouco mais de 2 cm. (pela descrição é uma fratura de fácil consolidação "cola facil" sem cirurgia) Também quebrei 6 costelas e tive derrame pleural e espessamento.Por esses motivos não pude fazer cirurgia na época. (risco alto de ir pra cirurgia e não sobreviver)
Já faz quase 2 meses e ainda sinto muita dor no ombro e braço (é necessário avaliarmos se desde o acidente as radiografias estão progredindo com a consolidação, devido a grande energia do trauma pra você se machucar é muito provável que os tendões e as musculaturas tambem tenham sido afetadas então a dor persiste por um tempo maior e nem sempre é de fácil resolução ), e notei que o ombro do lado quebrado está deslocado mais pra frente do que o outro e esse lado está pouco mais de 2 cm mais curto também. (essas informações são compatíveis e esperadas com base na sua descrição da fratura, mas só mudaria minha opinião de tratamento conservador avaliando a radiografia e vendo que não está "colando")
O médico insiste em não operar e manter o método conservador. Isso não vai me deixar com sequelas? (as sequelas, se existirem, estarão relacionadas ao seu trauma como um todo e não ao tratamento conservador da clavícula) Esse ombro mais curto não vai atrofiar músculos, tendões, etc e limitar os movimentos? (novamente caso você fique com alguma sequela será pelo próprio trauma e pela não reabilitação de forma correta após a total consolidação da fratura) E a dor pode ficar crônica? (sim, mas é um assunto bastante complexo, dor crônica é multifatorial) A clavícula se regenera de formato e tamanho com o tempo como em alguns outros ossos? (depois de adulto nenhum osso "ganha" tamanho se não fizermos cirurgia pra isso e em nenhum caso de fratura complexa o osso volta ao formato de antes de quebrar, na ortopedia trabalhamos com eixos de funcionamento do membro, se este eixo for respeitado não teremos problemas para nossas atividades. Ossos que se movimentam (articulares) como a clavícula podem demorar um pouco mais de tempo do que o geral para total consolidação GERAL 8 SEMANAS OSSOS ARTICULARES 12 SEMANAS)
Desculpe tantas dúvidas, sou ciclista e motociclista e tenho 46 anos e meu ortopedista não dá atenção a questionamentos e fico sem saber se está sendo feita a coisa certa. "Se você está inseguro e com dúvidas não tem mal nenhum em passar por uma segunda opinião. Espero ter ajudado e fico a disposição para resolver alguma outra duvida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Rodrigo Caetano

Rodrigo Caetano

Ortopedista - traumatologista

São Luís

Agendar uma visita
Marcello Castiglia

Marcello Castiglia

Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
Frederico Machado de Alencar

Frederico Machado de Alencar

Ortopedista - traumatologista

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita
Herbert Nascimento dos santos

Herbert Nascimento dos santos

Ortopedista - traumatologista

Senhor Do Bonfim

Renato Lima

Renato Lima

Ortopedista - traumatologista

Gama

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 225 perguntas sobre Tratamento Cirurgico De Fratura Da Clavicula
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.