Quem apresentou glicemia glicada 5,7 é necessário já tomar remédio??

2 respostas
Quem apresentou glicemia glicada 5,7 é necessário já tomar remédio??
Olá! Glicose dosada em jejum (8hs de jejum) maior ou igual a 100 e/ou hemoglobina glicada maior ou igual a 5,7 já estão acima do desejável. É essencial procurar um endocrinologista de sua confiança para confirmar o diagnóstico e também para melhor avaliação dos outros fatores de risco, comorbidades associadas e orientações adequadas quanto ao tratamento. Mudanças no estilo de vida - dieta e exercício são a base do tratamento no primeiro momento. Espero ter ajudado! Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta endocrinologia e metabologia - R$ 400

A glicemia de jejum e a hemoglobina glicada (HbA1c) são testes importantes para avaliar o controle da glicose no sangue e o risco de diabetes. A hemoglobina glicada reflete a média dos níveis de glicose no sangue ao longo dos últimos dois a três meses. Um valor de HbA1c de 5,7% é considerado no limite superior do intervalo considerado normal e pode indicar um estado de pré-diabetes, que é quando os níveis de glicose no sangue são mais altos do que o normal, mas ainda não altos o suficiente para serem classificados como diabetes.

No estágio de pré-diabetes, não é necessariamente obrigatório o início imediato de medicação. Em muitos casos, mudanças no estilo de vida, como dieta saudável, aumento da atividade física e perda de peso (se necessário), podem ser eficazes para reduzir os níveis de glicose no sangue e retardar ou prevenir a progressão para o diabetes tipo 2. Essas mudanças no estilo de vida podem ter um impacto significativo na regulação da glicose no sangue e na melhoria da saúde geral.

A decisão de iniciar o tratamento medicamentoso depende de vários fatores, incluindo a presença de outros fatores de risco para diabetes ou doenças cardiovasculares, como hipertensão, colesterol alto, histórico familiar de diabetes, obesidade e idade. O médico pode considerar esses fatores juntamente com os resultados dos testes para determinar a melhor abordagem de tratamento.

É importante ter uma conversa detalhada com um profissional de saúde sobre os resultados dos seus exames. Eles podem oferecer orientações personalizadas com base no seu risco individual e ajudá-lo a desenvolver um plano de ação que pode incluir monitoramento regular da glicose no sangue, orientações nutricionais, recomendações de exercícios e, se necessário, medicação.

A medicina integrativa pode oferecer uma abordagem holística e personalizada, considerando não apenas o tratamento da pré-diabetes, mas também a promoção de um estilo de vida saudável e o bem-estar geral. Isso pode incluir estratégias de nutrição, atividade física, manejo do estresse e suporte emocional, todas voltadas para otimizar a saúde e prevenir a progressão da doença.

Lembrando sempre que a prevenção e o manejo precoce são chaves para um resultado de saúde positivo na pré-diabetes e no diabetes.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.