Quem é diagnosticado com esquizofrenia, pode fazer bariatrica?

3 respostas
Quem é diagnosticado com esquizofrenia, pode fazer bariatrica?
Esquizofrenia é uma patologia que deixa o paciente totalmente dependente de familiares ou de outros. O problema de qualquer cirurgia é o pós-operatório onde o paciente tem que cooperar com todas as recomendações do cirurgião. Na cirurgia bariátrica muito mais e mesmo depois de passar o período do pós-operatório onde o mesmo vai ter que seguir as recomendações da dieta alimentar, caso contrário terá sérios problemas. Eu não recomendaria, salvo em casos extremos, onde a vida do paciente está em risco. Um abraço.

Depende do caso em específico, incluindo questões como se a pessoa acometida:
É capaz de compreender os riscos inerentes à cirurgia e anestesia?
É capaz de realizar as mudanças alimentares no período pós cirúrgico?
Apresenta higiene e auto cuidado para evitar infecção na ferida cirúrgica?
Apresenta juízo crítico da realidade preservado para dar consentimento ao procedimento?
Apresenta longo período de estabilidade clínica com boa adesão ao tratamento?
Apresenta remissão dos sintomas psicóticos?
Dentre outras
A maioria dos casos de esquizofrenia não poderá realizar o procedimento por alguma das razões acima, mas podem haver excessões.
Essa pergunta é complexa e a resposta depende de muitas coisas. depende do tipo, grau, tempo, resposta ao tratmento, fármacos utilizados, estado atual do paciente. O pós da cirurgia bariátrica é complicado e precisa de ajuda total do paciente. Então aconselho uma consulta psiquiatra para avaliar a possibilidade. eu particularmente não gosto dessa idéia, pois cirurgias aumentam a chance de descompensar um quadro estável.