Quem fez a cirurgia a traquelectomia para nic 3 fez a biópsia e não deu nada. ... essa doença pode v
Quem fez a cirurgia a traquelectomia para nic 3 fez a biópsia e não deu nada. ... essa doença pode voltar novamente? E pode ter relação cm o esposo sem camisinha ? Não vai volta?
2 respostas
O NIC III é o câncer in situ (muito inicial). Ele pode sim voltar após o tratamento. Por isso vc deve fazer o preventivo corretamente. Ter relação sexual sem camisinha te expõe a contrair várias DSTs, inclusive algum outro subtipo de HPV que vc talvez ainda não tenha! Use sempre camisinha!
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá! NIC(Neoplasia Intraepitelial Cervical) é uma condição que afeta o colo do útero e se apresenta em 3 tipos, NIC I,NIC II E NIC III. NIC II E NIC III são consideradas lesões de alto grau, precursoras do câncer do colo do útero e são provocadas pelo vírus HPV. O NIC III não é considerado um câncer ,mas tem alto potencial de virar um câncer se não for tratado. A maioria das mulheres com NIC 3 não apresenta sintomas. Sendo assim é muito importante fazer exames de rastreamento regulares, como o Papanicolau, que é capaz de detectar a presença de células anormais no colo do útero antes mesmo de se desenvolverem em NIC 3. A melhor maneira de prevenir o NIC 3 é fazer exames preventivos regulares e adotar um estilo de vida saudável. O exame de Papanicolau é o teste mais comum para detectar células anormais no colo do útero e é recomendado para mulheres com idade entre 21 e 65 anos. Outras medidas preventivas incluem evitar o tabagismo, diminuir o número de parceiros sexuais, usar preservativos e melhorar a imunidade. A vacinação contra o HPV também é uma grande aliada para prevenir o NIC 3, principalmente em mulheres jovens. A traquelectomia é uma cirurgia que retira todo o colo uterino e ´desse material é feito uma biópsia para conferir se a área comprometida com o NICIII foi retirada com margem de segurança. Se houve margem de segurança, a paciente está curada desta lesão. Mantenha seu preventivo em dia. Converse com seu ginecologista,
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


