Quem já faz uso do dolotrat é necessário tbm o nesh cálcio?

5 respostas
Quem já faz uso do dolotrat é necessário tbm o nesh
cálcio?
Dra. Leane Dhara Dalle Laste
Médico clínico geral, Generalista, Médico de família
Curitiba
Olá! Espero que esteja bem. O Dolotrat tem vários tipos, mas se estiver falando do Dolotrat C2, ele possui 500 mg de cálcio por comprimido, assim como o Nesh cálcio! Ou seja, ambos são muito similares, com a diferença de que o Dolotrat C2 tem alguns componentes a mais, como a vitamina D e o magnésio. A única razão para utilizar os dois seria aumentar a quantidade de cálcio ingerida. Para saber quanto cálcio você precisa, é indispensável que passe por uma consulta médica. Se precisar de uma avaliação personalizada, estou à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Se você já utiliza o Dolotrat, que é um suplemento de cálcio e vitamina D, não é necessário tomar o Nesh Cálcio adicionalmente, pois ambos têm composições semelhantes. O uso concomitante pode levar a uma ingestão excessiva de cálcio, aumentando o risco de efeitos adversos, como constipação ou formação de cálculos renais.
Dra. Laís Marques Quintela
Generalista
Salvador
Olá! O Dolotrat é composto por vitamina D e Cálcio, enquanto que o Nesh cálcio é um suplemento de cálcio. Ou seja, não há necessidade do uso associado pelo risco de superdosagem de cálcio. Os níveis elevados de cálcio aumentam a prediposição a efeitos adversos, como a formação de cálculos renais, por exemplo. De todo modo, vale lembrar que a suplementação por conta própria deve ser evitada. Muitas vezes, a alimentação equilibrada já nos fornece o que precisamos. Antes de suplementar ou alterar a suplementação busque passar por uma avaliação clínica completa para que isso seja feito de forma segura. Se já faz uso mediante prescrição, mantenha o uso conforme foi orientado e faça acompanhamento regular.
Essa é uma ótima pergunta e mostra sua preocupação em fazer um tratamento completo e seguro.

O **Dolotrat** é um medicamento que contém **alendronato de sódio**, utilizado principalmente para o tratamento da **osteoporose** e de outras condições que envolvem perda de massa óssea. Ele atua inibindo a reabsorção óssea, ou seja, ajuda a manter os ossos mais fortes e menos sujeitos a fraturas.

Já o **Nesh Cálcio** é um **suplemento de cálcio com vitamina D3**, que tem como principal função fornecer os “blocos de construção” que o osso precisa para se manter saudável.

**E aqui está o ponto essencial:**

Para que o **alendronato (Dolotrat)** funcione adequadamente, **é fundamental que o paciente tenha níveis adequados de cálcio e vitamina D no organismo**. Caso contrário, o medicamento pode não apenas ser menos eficaz, como também aumentar o risco de efeitos adversos como hipocalcemia (baixo cálcio no sangue), que pode causar câimbras, dormências ou até arritmias em casos graves.

**Conclusão:**

* **Sim, na maioria dos casos é necessário associar o uso de cálcio e vitamina D** junto com o Dolotrat.
* Essa suplementação pode ser feita com produtos como o **Nesh Cálcio** ou similares, geralmente uma vez ao dia.
* Antes de iniciar, é recomendável dosar os níveis de **vitamina D, cálcio sérico e função renal**, para ajustar as doses conforme necessário.

Se você quiser uma orientação segura, avaliar se precisa mesmo do suplemento ou ajustar seu esquema de tratamento para proteger sua saúde óssea da melhor forma, estou à disposição para te atender com atenção e cuidado. Agende sua consulta comigo. Será um prazer cuidar de você.
Dr. Raul Cordeiro Pessanha
Generalista
Osasco
Olá!

O Dolotrat (combinação com pregabalina + duloxetina + anti-inflamatório, dependendo da formulação) costuma ser usado para dores neuropáticas e musculoesqueléticas. Já o Nesh Cálcio é um suplemento de cálcio associado a vitamina D.

Em geral:

O Dolotrat não substitui a necessidade de cálcio e vitamina D.

A indicação de cálcio/vitamina D depende do seu perfil: idade, densidade óssea, risco de osteoporose, dieta e exames laboratoriais.

Muitos pacientes fazem uso conjunto (Dolotrat para dor / Nesh Cálcio para saúde óssea), mas não é obrigatório para todos.

Minha recomendação é conversar com o médico que prescreveu o Dolotrat ou com um endocrinologista/reumatologista para definir se você realmente precisa da suplementação de cálcio e vitamina D, baseada em exames de sangue ou densitometria óssea.

Dr. Raul Pessanha
Médico Cardiologista – Alphaville / Barueri

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Alendronato Sódio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.