Quem não toma nenhum medicamento, futuramente pode-se agravar o problema?

3 respostas
Quem não toma nenhum medicamento, futuramente pode-se agravar o problema?
Sem grandes detalhes fica complicado ter uma visão do que está ocorrendo. Geralmente, quanto maior o tempo de sofrimento por conta de algum problema, mais prejuízos e disfunções vão sendo gerados, levando à piora dos sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Andrezza S Garofalo
Psiquiatra
Guarulhos
De forma geral, os quadros crônicos (sintomas persistentes que não têm tratamento adequado) são mais difíceis de controlar, exigem o uso de maior dosagem de medicação, podem necessitar de associações (mais de uma classe de medicação) e não remitem completamente, ou seja, dificilmente os sintomas desaparecem totalmente. A regra é que quanto antes tratar o transtorno, melhor.
Em geral, sim: quando um transtorno mental não é tratado, a tendência é piorar ao longo do tempo — crises mais frequentes/intensas, maior prejuízo no trabalho/estudo/relacionamentos, risco de ansiedade crônica, depressão mais grave, abuso de álcool/drogas e, em alguns quadros (ex.: bipolaridade), até quedas cognitivas (“neuroprogressão”).
Há casos leves que melhoram sozinhos, mas apostar nisso é arriscado. Tratamento não é só remédio: psicoterapia, rotina de sono, atividade física e manejo de estresse também contam muito. Quanto mais cedo o cuidado, melhor o prognóstico.

Se quiser, avalio seu caso e montamos um plano prático (com ou sem medicação) para reduzir riscos e estabilizar. Posso te atender em consulta para ajustar isso com segurança.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.