Quem tem TDAH adulto e depressão, como saber se a depressão é do TDAH, ou a depressão é separada?

11 respostas

Quem tem TDAH adulto e depressão, como saber se a depressão é do TDAH, ou a depressão é separada? para saber se apenas com remédio para TDAH tudo fica bem..... ou teria que também ter o medicamento para depressão, ou seja, uma comorbidade no caso.
O ideal é a buscar um psicólogo ou psiquiatra para um correto diagnóstico e verificação das causas dessas comorbidades.
Para só assim, ter um correto tratamento.

Seria bom você fazer o diagnóstico através de uma Bateria Neuropsicologica com pedido de Neurologista ou Psiquiatra para investigar as forças funções cognitivas e verificar seu grau de ansiedade e depressao, para que juntos lhe dariam um diagnóstico consistente até para verificar quanto á comorbidade.
Abraços
Os medicamentos tratam os sintomas, não a causa. Não existe causa orgânica para TDAH tampouco para depressão. Uma única causa orgânica para depressão é conhecida: o hipotireoidismo. Já TDAH raramente pode advir de lesões cerebrais. A questão que se impõe é como foi feito o seu diagnóstico? Foram solicitados os exames da tiróide? Foi feito um scan do cérebro? Se as causas orgânicas estão afastadas, então é preciso tratar as causas psíquicas, cujo tratamento baseia-se numa investigação da história do sujeito, a partir de seu próprio relato. Assim, será possível analisar as formações do inconsciente, sintomas, sonhos e lapsos, permitindo ao sujeito ter acesso a esse saber e a partir daí, implicar-se com o seu tratamento de forma responsável, levando a cabo as mudanças que deseja.
O diagnóstico psiquiátrico é muito diferente do diagnóstico psicanalítico. Por exemplo, a depressão dentro a psicanálise é vista caso a caso, com o paciente em consulta.
Os sintomas são diferenciados na depressão e no TDAH, recomendo você procurar um profissional para avaliar a depressão e o TDAH, ambos tem tratamento, o correto é realizar um acompanhamento com psicólogo e psiquiatra pois terá que tratar em psicoterapia e com a ajuda de medicamento se necessário. Estou á disposição.
A depressão costuma ser uma das comorbidades do TDAH. Quando o rebaixamento de humor é acentuado, há casos em que é feita associação, para compensar tanto o TDAH quanto medicamento para depressão.
O profissional que o acompanha, avalia a sintomatologia e seu ciclo de duração e intensidade, para optar pelo tratamento de ambos os quadros com medicações específicas.
Grande abraço
É preciso realizar uma avaliação para identificar o início dos sintomas. O TDAH é um transtorno com vários sintomas dentre eles a dificuldade para manter o foco, atenção, concentração, planejamento, organização, resolução de problemas, controle dos impulsos e das emoções. Esses sintomas prejudicam várias áreas importantes da vida do indivíduo como estudos, trabalho, relacionamentos, vida social. Diante de tantos fracassos em áreas importantes pode ocorrer que o indivíduo desenvolva uma visão negativa sobre si e sobre o seu futuro, ter baixa auto-estima, pessimismo e desesperança, fatores que estão entre as causas do desenvolvimento da depressão. É importante que os dois problemas sejam tratados, com medicamentos e psicoterapia. Os medicamentos poderão aliviar os sintomas, porém, os pensamentos negativos e a visão negativa sobre si e o futuro que o individuo desenvolveu em decorrência dos prejuízos que podem ter sido causados pelo TDAH precisam ser tratadas com a psicoterapia.
Mais importante do que a medicação em ambos os casos; TDAH e depressão. É desenvolver a capacidade em focar; ou seja: tenha sempre papel ou agenda em mãos. Quando estiver lendo, estudando ou realizando qualquer atividade que demande foco e atenção. Procure manter o foco, e sempre que tiver algum pensamento, que disperse, anote-o para depois. Assim, a mente saberá que você irá se ocupar desse pensamento num momento possível e você se liberta desse pensamento. No início é difícil, mas, com o tempo e o treino, você amplia bastante sua capacidade de concentração.
A depressão surge por conta da qualidade de seus pensamentos que são desanimadores e retiram o sentido das coisas. Para sair da depressão, será necessário observar seus pensamentos e discernir os construtivos dos destrutivos. Descarte os pensamentos disfuncionais.
Um grande abraço,
Lea
O tratamento farmacológico deve ser prescrito por um psiquiatra que fará a avaliação baseado nos sintomas orgânicos, preferencialmente com o suporte em exames. A conjunção de depressão e TDAH nos aspectos psicológicos não deve ser vista como um dividir para conquistar e resolver o problema. A frustração de situações advindas do TDAH pode com a reincidência causar depressão, mas não deve ser a única causa e sim sobreposição de efeitos. As contingências locais podem estar contribuindo para a conjunção e análise psicológica deverá considerar cada uma individualmente e a conjunção de ambas para um tratamento adequado.
Olá. Você necessita sim de acompanhamento “médico e psicoterápico”. O TDAH é um transtorno que dificulta demasiado a concentração, interfere na manutenção do foco/atenção, no controle da impulsividade, apresentando dificuldade na organização, no planejamento e emoções. A somatória desses sintomas irão afetar a sua rotina de vida, impossibilitando-o de levar o seu dia a dia de forma mais saudável, leve, sem sofrimento.
Essa depressão pode ser em decorrência do TDAH ( comorbidade) e precisa ser também tratada. Procure ajuda profissional e certamente se sentirá não só assistido como acolhido!
Um grande abraço!
A medicação só deve ser usada se essas questões incapacitarem você a exercer as suas atividades diárias ou se houver muito sofrimento. A medicação deve ser emergencial e apenas com o acompanhamento de um psiquiatra. A medicação não resolve as causas, mas apenas atua nos sintomas (com exceção a casos em que há um problema orgânico, ou genético). Para tratar as causas é necessária uma análise com psicanalista ou terapia com psicólogo. Através da psicanálise, é possível conhecer as situações que ficaram marcadas no seu inconsciente e que fazem com que você reaja dessa forma hoje em dia. E com esse conhecimento, é possível que o analista e analisando trabalhem juntos para modificar esses padrões mentais.