Queria poder ter ao menos a noção de como ter algo que todo mundo parece ter, menos eu; persistência

3 respostas
Queria poder ter ao menos a noção de como ter algo que todo mundo parece ter, menos eu; persistência! Eu estou prestes a fazer 18 anos, mas não me pareço encaixar em lugar algum, sofria constantes ameaças e dificuldades numa escola, eu mesma solicitei ser transferida, fui, não me adequei e larguei os estudos. Continuei sendo ameaçada, fui à vários psicólogos, uma zombou do fato que fui estuprada, falando que sou lésbica por isso. Não faço praticamente nada o dia todo, pois me culpo por isso e minha mãe não pode saber disso, eu larguei todas minhas amizades e vivo assim, preocupada se vou conseguir acertar meus estudos e entrar numa faculdade, ter um emprego e uma boa vida, ao mesmo tempo que fico dias sem tomar um banho por me sentir suja e nojenta por aquelas coisas… Eu percebi que meu cabelo está bem mais ralo que antes, minha família não parece ligar, ando 4 meses sem desabafar com ninguém, mas é notória a falta de alegria em mim. Queria me sentir merecedora de algo, como minha família faz meus irmãos héteros parecerem. Meu irmão vai pra uma escola maravilhosa pelo talento dele, o meu só é elogiado quando peço e ainda assim, tive que implorar pra ser transferida. Não sei mais como viver, de verdade. Minha bulimia também andou atacada na virada do ano passado pra este, meus pensamentos me querem deixar ir, sumir do mundo, mas eu tenho medo de que seja isso que todo mundo quer, e não agradaria eles de tal maneira dolorosa… Eu preciso muito de ajuda, só não sei como
Muita gente acha que “falta de persistência” é o problema — mas, quando leio algo como o que você descreveu, a primeira coisa que penso não é em falta de força.
É em sobrecarga.

Ninguém consegue “ser persistente” quando carrega, sozinho, anos de violência, ameaça, abandono emocional, vergonha, sintomas depressivos, trauma e um ambiente familiar onde você não se sente vista. Isso não é falha de caráter. Isso é sofrimento psíquico real. O que você viveu não é pouca coisa. Violência, bullying, rejeição na família, um atendimento psicológico inadequado e até ofensivo… Qualquer pessoa exposta a isso teria sintomas de sofrimento psíquico. Você não está quebrada. Você está machucada. E machucados saram ... com tratamento adequado, acolhimento e tempo. A vida que você deseja : estudo, trabalho, laços, não está perdida. Ela só está obstruída pela dor atual. E dor, diferente de destino, é tratável.
Melhoras para você. Um grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, eu entendo seu desabafo. São tantos sentimentos para administrar sozinha, não é? Minha sugestão é que você procure um psiquiatra para avaliar seus sintomas de tristeza, desamparo e desvalor. Pode ser um quadro depressivo. E peça na consulta para ele ou ela, te indicar um bom psicólogo para você fazer terapia. Um bom profissional fará toda diferença na sua recuperação. Acredite. Espero ter ajudado, abraço!
Dr. Estevão Nogueira
Psiquiatra
São Luis de Montes Belos
bom dia minha querida, só lhe digo uma coisa: Tem jeito! Pelo seu relato pode-se perceber a presença de adoecimento psíquico e histórico de trauma importante. Comece passando por uma boa consulta para estabelecer um diagnóstico preciso, medicação adequada e um bom seguimento psicoterápico. Na sua idade o momento é agora, não deixe pra fazer depois.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.