Quero saber se antidepressivos e ansioliticos danificam o cérebro ou algum órgão do corpo? E se excesso

3 respostas
Quero saber se antidepressivos e ansioliticos danificam o cérebro ou algum órgão do corpo? E se excesso de serotonina faz mal?
Dr. Henrique do Prado Cabral
Psiquiatra
Goiânia
Olá!

Como diria um antigo médico (Paracelso): "Não existe remédio e nem veneno! Tudo depende da dose.

Na psiquiatria não é diferente. Medicamentos são bons se bem indicados, na dose correta, e pelo tempo correto...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Luciana Furini
Psiquiatra
São José dos Campos
Se forem usados com indicação médica,na dose e tempo corretos irão melhorar a qualidade de vida da pessoa ao tratar a doença de base(depressão, ansiedade,etc).
Estudos mostram que o tratamento psiquiátrico adequado tem efeito neuroprotetor, isto é,contribui para manutenção de sua atividade cognitiva, raciocínio, atenção.
Em doses altas podem causar síndrome serotoninergica, quadro que merece tratamento imediato.

Atenciosamente,
Dr. Walker Leonardo Martins Caixeta
Psiquiatra, Médico perito, Especialista em diagnóstico por imagem
Montes Claros
Os antidepressivos e os ansiolíticos quando devidamente indicados e com a dosagem e duração adequados, certamente serão bastante úteis para melhora da qualidade de vida.
Mas, de forma contrária, quando o excesso de medicamentos associados a algum fator pessoal, podem levar a quadros mais sérios que demandam maior atenção, como a síndrome serotoninérgica e o uso prolongado de ansiolíticos, que podem levar ao comprometimento cognitivo e dependência.

Especialistas

Dayanne Heberle

Dayanne Heberle

Psiquiatra

Maringá

Vicente Gomes

Vicente Gomes

Psiquiatra

Teresina

Marisol Teresa Campos Lijeron

Marisol Teresa Campos Lijeron

Neurologista, Neurologista pediátrico

Itapevi

Renata Bechara

Renata Bechara

Psiquiatra

Recife

Yanina Junqueira Sulzer

Yanina Junqueira Sulzer

Psiquiatra

Campo Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Síndrome Da Serotonina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.