radioterapia de resgate tem intenção curativa depois da prostatectomia??
radioterapia de resgate tem intenção curativa depois da prostatectomia??
4 respostas
Com certeza. Esse é o tratamento padrão para grande parte dos pacientes que são submetidos a cirurgia radical e que evoluem com persistência ou nova elevação do PSA. Converse com seu oncologista. Dr. Tiago Biachi
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Sim! A intenção é curativa! Lembrando que casos como esses que precisam de uma segunda opção de tratamento são teoricamente mais agressivos! Att
Quando houver elevacao psa pos prostatectomia radical ( recidiva bioquimica) o tratamento padrao e radioterapia . Ha necessidade de outros exames cintilografia, petct etc para ver se existe doenca a distancia ( em outros locais)
Radioterapia pós prostatectomia de resgate (quando o PSA começa a subir) tem intenção curativa. Lembrando que quanto mais cedo (menor o PSA) for realizado maior a chance de cura. Atualmente há 2 estudos que corroboram o uso de terapia hormonal concomitante a Radioterapia (RTOG 9601 e GETUG AFU 16). A utilização de métodos de imagem é controversa, mas essa talvez seja a melhor indicação do PET-PSMA.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.




