Realmente existe diferença entre remédios originais e genérico? E entre genéricos tem piores. Pois m
3
respostas
Realmente existe diferença entre remédios originais e genérico? E entre genéricos tem piores. Pois minha irmã iniciou tratamento com. De marca quetiapina XR amostra do médico depois comprei um genérico sem ser xr, no próximo mês outra marca e agora estou achando que não esta fazendo o mesmo efeito rápido de melhora do primeiro mês.
Em princípio, devem ter o mesmo efeito. Mas, quem controla a qualidade dos medicamentos é a ANVISA e existem vários critérios para serem classificados como genéricos ou similares. Portanto, dentro de determinados intervalos, pode haver algumas diferenças em relação aos medicamentos de referência, mesmo que o controle de qualidade tiver sido feito. Além disto, alguns laboratórios fazem controle de bioequivalência apenas quando registram a medicação, o que pode, eventualmente, levar a diferenças na qualidade, em lotes posteriores. De modo geral, na minha experiência, não tenho visto muitos casos de pacientes que percebem muitas diferenças entre usar os de referência ou similares ou genéricos. "Quetiapina XR" não é uma marca, significa apenas que é uma quetiapina de liberação prolongada. Se a que usou, em seguida, não for XR (liberação prolongada), pode ter alguma diferença na ação, sobretudo na ação sedativa. No entanto, a ação antipsicótica e/ou estabilizadora do humor deveria ser a mesma. Infelizmente, sem conhecer os detalhes e avaliar a sua irmã, não há como saber o que ocorre. Fale com o psiquiatra dela.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Existe sim diferença entre medicamentos originais X genéricos e similares. A regulamentação permite muitas alterações na fabricação dos fármacos, que podem levar a perda de qualidade. É fundamental escolher medicamentos produzidos por laboratórios confiáveis.
Outro ponto levantado na sua pergunta é quanto a formulação ser ou não XR. Isso também faz muita diferença no efeito do fármaco. As formulações XR são de liberação mais lenta e isso tem impacto no efeito terapêutico e nos efeitos adversos.
Outro ponto levantado na sua pergunta é quanto a formulação ser ou não XR. Isso também faz muita diferença no efeito do fármaco. As formulações XR são de liberação mais lenta e isso tem impacto no efeito terapêutico e nos efeitos adversos.
Existe uma diferença permitida por lei, mas que não costuma ser uma grande questão. Agora, quanto a ser XR ou não, aí sim existe uma grande diferença. O termo XR significa de liberação prolongada. Em resumo, causa menos efeitos colaterais, libera o fármaco de forma gradual e acaba sendo mais tolerável. Quando possível financeiramente, é melhor utilizar a versão XR.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.