Recentemente fui diagnosticada com fibromialgia, como ainda não concordei com o diagnóstico, estou i

2 respostas
Recentemente fui diagnosticada com fibromialgia, como ainda não concordei com o diagnóstico, estou investigando com outros médicos. Mas nenhum medicamento alivia minha dor. Eu já tomava lamotrigina, por tratamento psiquiátrico, e a reumatologista incluiu pregabalina, mas como o efeito demora, acho que ainda não tive resultados e a dor persiste. Acontece que tive uma crise de de ansiedade ou crise sensorial, não sei explicar agora, e nisso tomei o alprazolam junto com as outras duas medicações e parece que ai eu parei de sentir um pouco da dor. Foi o dia que consegui dormir sem interrupção. Será que passou a dor mesmo ou foi efeito sedativo? Como a fibromialgia é uma coisa nova para mim, eu entendi que é uma dor criada no cérebro, não pesquisei afundo sobre o assunto. Se eu relaxar minha mente, posso parar de sentir dor?
Fibromialgia ainda hoje é um diagnóstico pouco entendido e desafiador. Ao que entendemos hoje, sim, a dor da fibromialgia aparentemente está no "mau funcionamento" dos sistemas de recepção e interpretação da dor no cérebro. Em se tratando do que chamamos de uma "dor neuropática", portanto, os remédios mais indicados para auxiliar no alívio da dor são os antidepressivos e fármacos anticrise epiléptica (como é o caso da pregabalina), e esses remédios demoram em torno de duas semanas para fazer efeito pleno. Estudos recentes falam que, além dessas medicações, atividades que trabalham a mente (e consequentemente a modulação da dor) podem ter um papel muitíssimo importante no tratamento, sendo eles predominantemente a atividade física (com componente aeróbico e de força), atividades de alongamento e consciência corporal (como pilates e Tai Chi), psicoterapia, reeducação alimentar e, principalmente, meditação / mindfulness. Todas essas medidas, de forma indireta como meios de "relaxar a mente", são meios de modular a dor do fibromiálgico. Lembrando, um dia de cada vez!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O fato de dormir melhor irá ajudar com suas dores. Importante tratar a sua insônia conjuntamente. Se precisas posso te ajudar.

Especialistas

Camila Rodrigues Bressane Cruz

Camila Rodrigues Bressane Cruz

Médico acupunturista, Especialista em dor

São Paulo

Thiago Vital Martins de Matos

Thiago Vital Martins de Matos

Fisioterapeuta

Olinda

Glênio Marchezan Gutjahr

Glênio Marchezan Gutjahr

Reumatologista

Chapecó

Caren Pilatti

Caren Pilatti

Fisioterapeuta

Curitiba

Juliana Paiva

Juliana Paiva

Médico clínico geral, Psicanalista

Campinas

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 264 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.