Respiridona pode aumentar o nível de glicemia no sangue ? Deixando um diabético descompensado?

2 respostas
Respiridona pode aumentar o nível de glicemia no sangue ? Deixando um diabético descompensado?
Dr. Pedro Franco
Endocrinologista, Médico clínico geral
São Paulo
Sim, a risperidona pode aumentar os níveis de glicose no sangue, especialmente em pacientes com diabetes ou resistência insulínica. Esse efeito ocorre porque os antipsicóticos atípicos, como a risperidona, podem alterar o metabolismo da glicose e da insulina, aumentando o risco de hiperglicemia e até mesmo favorecendo a resistência insulínica ao longo do tempo.

O que isso significa para quem tem diabetes?
• Pode ser necessário um monitoramento mais frequente da glicemia, principalmente nos primeiros meses de uso da medicação.
• Em alguns casos, pode haver necessidade de ajuste na medicação para diabetes para manter o controle glicêmico adequado.
• A combinação de atividade física e alimentação equilibrada pode ajudar a minimizar esse impacto.

Se você tem diabetes e percebeu elevação nos níveis de glicose após iniciar a risperidona, o ideal é conversar com um endocrinologista especialista, que poderá avaliar sua resposta metabólica e, se necessário, propor ajustes no tratamento para evitar descompensações.

Att., Dr. Pedro Franco

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lúcio Henrique Vieira
Endocrinologista, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
Pode sim. Alguns medicamentos prescritos pelo psiquiatra podem dar ganho de peso, piora da diabetes e piora do metabolismo em geral. Contudo, é muito mais importante que o seu psiquiatra e seu endocrinologista trabalhem juntos. Você tem o direito de solicitar para que o psiquiatra mande uma cartinha (um relatório - é seu direito) para seu endócrino e o endocrino também dê o parecer dele. Juntos, eles irão individualizar seu caso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.