Resultado do meu exame Tsh foi 2,77 E do T4 livre foi 1,11 Hipotireoidismo?

2 respostas
Resultado do meu exame Tsh foi 2,77
E do T4 livre foi 1,11
Hipotireoidismo?
Esses níveis estão dentro dos valores de referência da maioria dos laboratórios e portanto seriam normais. O mais importante é entender o porque você achou que poderia ser hipotireioidismo para podermos te acompanhar e solicitar novos exames caso seja necessário. Agende uma consulta com um endocrinologista para maiores detalhes

Os resultados dos exames de TSH e T4 livre que você mencionou, com TSH a 2,77 mUI/L e T4 livre a 1,11 ng/dL, estão dentro dos intervalos considerados normais pela maioria dos laboratórios e diretrizes clínicas. Geralmente, os valores de referência para o TSH situam-se entre aproximadamente 0,4 e 4,0 mUI/L, enquanto que para o T4 livre, os valores de referência podem variar ligeiramente, mas frequentemente estão em torno de 0,9 a 1,7 ng/dL. Esses valores podem variar um pouco dependendo do laboratório e dos métodos de análise utilizados.

A interpretação desses resultados, no contexto da endocrinologia e da medicina integrativa, sugere que você provavelmente não tem hipotireoidismo, considerando que ambos os valores estão dentro dos limites normais. O TSH (Hormônio Estimulante da Tireoide) é produzido pela glândula pituitária e ajuda a regular a produção de hormônios pela tireoide, enquanto o T4 livre é um desses hormônios produzidos pela tireoide. Valores normais de TSH e T4 livre geralmente indicam uma função tireoidiana normal.

No entanto, é importante considerar que o diagnóstico de qualquer condição tireoidiana não depende apenas dos resultados dos exames de sangue, mas também deve levar em conta os sintomas clínicos, histórico médico e, em alguns casos, outros exames. Algumas pessoas podem apresentar sintomas sugestivos de disfunção tireoidiana mesmo com exames laboratoriais dentro dos limites da normalidade, uma condição às vezes referida como disfunção tireoidiana subclínica.

Na medicina integrativa, a abordagem ao cuidado da tireoide envolve uma visão holística, considerando não apenas os exames laboratoriais, mas também o bem-estar geral do paciente, incluindo nutrição, estilo de vida, estresse e outros fatores que podem influenciar a saúde da tireoide. Estratégias para apoiar a saúde da tireoide podem incluir ajustes na dieta, como a inclusão de nutrientes essenciais para a função tireoidiana (como iodo, selênio e zinco), manejo do estresse e atividade física regular.

Se você tem preocupações sobre sua função tireoidiana ou está experimentando sintomas que acredita estarem relacionados à tireoide, é aconselhável discutir esses resultados e suas preocupações com um profissional de saúde qualificado. Eles podem oferecer orientações específicas com base em uma avaliação completa da sua saúde e ajudar a determinar se são necessárias investigações ou intervenções adicionais.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.