Retirei a prostata e minha ereção e de 50 a 60%. Tomo rivotril pra dormir, sera que esse remedio pod

4 respostas
Retirei a prostata e minha ereção e de 50 a 60%. Tomo rivotril pra dormir, sera que esse remedio pode estar afetando a minha falta de libido e conseguentemente a minha ereção? Minha mulher tambem nao ajuda, quero me separar dela. Sinto que a ereçao pode voltar mesmo de pois de 4 anos de cirurgia. Isso pode acontecer?
Sim, o Rivotril e outras medicações da classe, apesar de serem úteis por poucos meses de tratamento apresentam elevados níveis de efeitos colaterais com uso contínuo. Diminuições do desejo sexual, flacidez peniana e incapacidade de atingir o clímax são bem descritos. A existência de cirurgia urológica ainda acentua o problema, pois as vias nervosas e vasculares são alteradas no procedimento. Recomendo ir no seu psiquiatra para avaliar a retirada ou troca desta medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Vários fatores podem estar afetando a sua libido, a relação com sua esposa parece não estar bem, o uso do rivotril e consequência da cirurgia. Seria interessante vc avaliar essa queixa junto ao psiquiatra e urologista, além de fazer uma psicoterapia.
Dr. Samuel Lopes Abath
Psiquiatra
Recife
Eu sinto muito que você esteja passando por essa situação, e é muito bom que esteja buscando entender melhor o que pode estar acontecendo. O Rivotril (clonazepam) é um medicamento que, por ser um depressor do sistema nervoso central, pode sim ter um impacto na libido e na qualidade das ereções em algumas pessoas. Ele pode causar redução no desejo sexual e, em alguns casos, contribuir para dificuldades de ereção. Esse efeito pode ser potencializado pelo contexto emocional, como estresse ou problemas no relacionamento, que também podem influenciar diretamente na libido e no desempenho sexual.

Sobre a ereção, mesmo após 4 anos da cirurgia de próstata, existe a possibilidade de melhora. O tempo para recuperação depende muito de fatores como idade, tipo de cirurgia realizada (se foi preservada a inervação da região), saúde geral e tratamentos adicionais realizados. Em alguns casos, terapias específicas, como uso de medicamentos para ereção (exemplo: sildenafil ou tadalafila), dispositivos de vácuo ou até injeções locais, podem ajudar bastante.

Quanto à relação com sua esposa, é compreensível que essa dinâmica esteja afetando como você se sente. Às vezes, buscar uma terapia de casal ou mesmo individual pode ajudar a entender melhor os sentimentos e tomar decisões mais claras sobre o futuro da relação.

Minha sugestão seria procurar um urologista ou até mesmo um especialista em saúde sexual para avaliar sua situação de forma mais ampla. Um ajuste no tratamento, incluindo alternativas ao Rivotril, pode ser algo a ser considerado. O importante é não perder a esperança e buscar ajuda profissional para melhorar tanto sua saúde quanto sua qualidade de vida.
O Rivotril não costuma baixar a libido e interferir a ereção.

Porém depressão e ansiedade podem reduzir a libido e a ereção. Seria bom investigar essa possibilidade.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1810 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.