Rotura de alto grau justainsercional na superfície articular do tendão supraespinhal medindo cerca

6 respostas
Rotura de alto grau justainsercional na superfície articular do tendão supraespinhal medindo cerca de 0,9cm é grave?. Precisa de cirurgia pra reverter ou outro tratamento resolve? Tenho 62 anos
Uma ruptura de 0,9 cm é classificada como uma lesão pequena do manguito rotador, porém se o paciente estiver muito sintomático o tratamento de escolha é o tratamento cirúrgico, já que a ruptura completa do manguito não regenera e tem tendência a progredir (aumentar) a lesão com o passar do tempo. Sugiro uma avaliação com ortopedista especialista em Ombro para realizar um tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As lesões parciais do manguito rotador são inicialmente de tratamento conservador. Acredito que uma avaliação clínica e dos exames de imagem são necessários para estabelecer o melhor tratamento e acompanhamento medico. Sugiro que procure um especialista em ombro para uma avaliação.
Todas as lesões parciais são passíveis de tratamento conservador, porém as de alto grau tem um resultado pior no geral. Sugiro que seja avaliado para que se verifique nas imagens quanto do tendão está comprometido e qual o déficit funcional atual.
Abraços.
Olá! Considerando uma pessoa saudável, o tratamento dessa lesão é a correção cirúrgica, tendo em vista que o tendão não regenera, a lesão aumenta com o tempo, a dor persiste, a qualidade de vida diminui. A causa deve ser investigada, mas geralmente é o impacto ósseo que ocorre durante o movimento do ombro acarretando o pinçamento dos tendões e que também deve ser tratada.
O correto seria uma avaliação especializada, se sua dor corresponde ao achado do exame de imagem. Ha possibilidade de controle da dor de formas nao-operatórias. Em caso de persistência, ai sim, considerar cirurgia.
Olá,
As lesões do manguito rotador podem ter diversos perfis (tamanho, posição e tempo). Devemos avaliar o tipo de lesão e o perfil do paciente (idade, demanda e expectativa) para poder orientar corretamente o tratamento.
Algumas lesões, mesmo que com indicação de tratamento cirúrgico, podem ser tratadas com fisioterapia e seguimento anual em certos pacientes, desde que os riscos e benefícios sejam bem orientados e compreendidos, enquanto pequenas lesões, sem indicação cirúrgica típica, podem acabar necessitando de cirurgia em pacientes mais ativos e com maior demanda.
A maioria das lesões parciais do manguito rotador (como esse caso) devem ser tratadas de forma conservadora, pois podemos melhorar sua dor e função (movimento e força) através da fisioterapia. Entretanto, vale a pena lembrar que lesões parcias tendem a não melhorar quando ocorrem em pacientes jovens ou quando são de alto grau (como o seu caso).
Procure um ortopedista especialista em cirurgia do ombro para avaliar o seu caso.

Especialistas

Daniel Gonçalves Lopes

Daniel Gonçalves Lopes

Médico clínico geral

Nova Iguaçu

Marcus Paulo Marques Barbosa

Marcus Paulo Marques Barbosa

Ortopedista - traumatologista

Gramado

Mateus Mantovani

Mateus Mantovani

Ortopedista - traumatologista

Sorocaba

Agendar uma visita
Ricardo Eduardo França

Ricardo Eduardo França

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Mauricio Camargo Milani

Mauricio Camargo Milani

Ortopedista - traumatologista

São Caetano do Sul

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 360 perguntas sobre Dor no ombro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.