Se a depressão pode ter tantas causas (ou agravantes) genética(o)s/química(o)s/hormonais, por que
3
respostas
Se a depressão pode ter tantas causas (ou agravantes) genética(o)s/química(o)s/hormonais, por que não pedem exames clínicos (ou direcionam a outros profissionais) p/ obter um diagnóstico mais preciso e tratar assertivamente a causa ao invés dos sintomas?
(exemplo: hipotireoidismo - no qual a depressão pode ser somente a consequência da deficiência da produção de hormônios)
(exemplo: hipotireoidismo - no qual a depressão pode ser somente a consequência da deficiência da produção de hormônios)
Quadros depressivos podem ter causas e agravantes de transtornos orgânicos, o que torna essencial uma avaliação clínica e controle de outras comorbidades que podem ser causadoras ou agravadoras. Transtornos tireoideanos, doenças auto imunes, quadros infeciosos, deficiência de vitamina b12, vitamina D, uso de determinados medicamentos são alguns exemplos de condições não psiquiátricas que podem interferir na nossa saúde mental. Muitas causas orgânicas, são suspeitadas através de uma boa avaliação clínica, com uma boa historia do quadro. Após essa avaliação, é importante realizar exames direcionados na suspeita diagnóstica. Uma boa avaliação necessita de investigação clínica associada. Porém, nem todos os casos tem uma remissão de sintomas psíquicos somente com tratamento da causa orgânica, o que pode tornar necessário o tratamento adjunto com psicofármacos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo seu questionamento pois considero muito pertinente.
De forma objetiva: a depressão é um diagnóstico clínico, baseado em sintomas, história e funcionamento global. Exames não “diagnosticam” depressão, mas são usados para descartar ou identificar causas médicas que podem imitar ou agravar o quadro (como hipotireoidismo, anemia, deficiência de vitaminas, alterações hormonais).
Na boa prática psiquiátrica, sim, deve haver investigação clínica e, quando indicado, encaminhamento ou exames complementares. O que acontece é que, na maioria dos casos, não há uma única causa isolada, mas uma interação entre fatores biológicos, psicológicos e ambientais — por isso o tratamento costuma atuar nos mecanismos finais do sofrimento, e não em uma causa única mensurável.
Quando existe uma condição clínica clara (como hipotireoidismo), ela deve ser tratada em paralelo, pois tratar só o humor não resolve adequadamente.
Se você sente que isso não foi devidamente avaliado no seu caso, o ideal é uma consulta psiquiátrica detalhada, com revisão clínica e, se necessário, solicitação de exames ou articulação com outros especialistas. Estou à disposição para te acompanhar de forma cuidadosa e individualizada.
De forma objetiva: a depressão é um diagnóstico clínico, baseado em sintomas, história e funcionamento global. Exames não “diagnosticam” depressão, mas são usados para descartar ou identificar causas médicas que podem imitar ou agravar o quadro (como hipotireoidismo, anemia, deficiência de vitaminas, alterações hormonais).
Na boa prática psiquiátrica, sim, deve haver investigação clínica e, quando indicado, encaminhamento ou exames complementares. O que acontece é que, na maioria dos casos, não há uma única causa isolada, mas uma interação entre fatores biológicos, psicológicos e ambientais — por isso o tratamento costuma atuar nos mecanismos finais do sofrimento, e não em uma causa única mensurável.
Quando existe uma condição clínica clara (como hipotireoidismo), ela deve ser tratada em paralelo, pois tratar só o humor não resolve adequadamente.
Se você sente que isso não foi devidamente avaliado no seu caso, o ideal é uma consulta psiquiátrica detalhada, com revisão clínica e, se necessário, solicitação de exames ou articulação com outros especialistas. Estou à disposição para te acompanhar de forma cuidadosa e individualizada.
Olá, tudo bem? Essa é uma dúvida frequente, mas um bom médico é o que faz uma boa entrevista clínica e consegue perceber os sinais de que outras questões podem estar envolvidas. No geral, fatores orgânicos envolvidos na depressão são a minoria dos casos, mas podem ocorrer sim. Hipotireoidismo é uma causa de depressão de origem orgânica, por exemplo, mas geralmente há outras questões que chamam atenção no quadro, como queda de cabelo, unhas frágeis, sonolência excessiva... Pode haver histórico de bócio ou outras alterações. Resumindo, no geral não é necessário solicitar exames laboratoriais, mas podem ajudar a excluir outras causas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
- Faço uso de carbonato de lítio, minha litemia deu 0,40. Ainda sim apresento alterações no humor como mania/hipomania e depressão. Meu psiquiatra deve rever a dosagem de lítio?
- Olá, meu filho tem 11 anos e sempre comeu mto bem ate de mas ,so que um dia pro outro ele mudou, fala que parece que tem alguma coisa na garganta e que parece q a comida q ele come fica presa ali pela areia peitoral ali no meio e sente desconforto na área abdominal e eu olho ele comendo e isso…
- Estou fazendo uso de desvelaxina 50mg e olazapina 2,5 mg e sinto ansiedade e me sinto observado o tempo todo tenho pensamentos negativos sensações ruins, sinto ansiedade por barulhos e faço o uso a mais de 2 meses, será que não está fazendo efeito ?
- Paciente vem fazendo tratamento psiquiátrico para depressão a mais de um ano, ultiza o clonazepam gotas durante todo esse período, e atualmente toma rispiridona, Valdoxan e amitriptilina. Reclama que não sente cansaço, não consegue sentir gosto dos alimentos e nem cheiro, ainda sente muita tristeza…
- Estou tomando há uns 6 meses o Elifore, é verdade que ele causa hipertensão?
- Sou usuário da Sertralina, teria conflito se usasse juntamente com o carbonato de lítio e Amitriptilina?
- Sinto um vazio no peito e parece que fiz algo de errado sem ter feito e é como se alguma coisa vai acontecer de mal a qualquer momento. Medo de perder alguém da minha família me deixa muito nervosa aí choro muito já passo com psicóloga e psiquiatra. O que fazer?
- Faço tratamento há 6 meses para depressão com citalopram. Tomo dois comprimidos por dia. Tive melhoras, mas em algumas coisas percebi que voltaram , por exemplo não tenho ânimo para fazer exercícios físicos . Isso é uma recaída mesmo tomando o remédio ou precisa trocar por outro antidepressivo?
- Aumentei a dose de desvalaxina de 50 para 100mg,e estou sentindo os mesmos sintomas do início, vazio,tristeza ,sem energia,angústia, taquicardia e tontura .Hoje faz 13 dias do aumento da dose ,esses sintomas podem perdurar até quantos dias ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1263 perguntas sobre Depressão
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.