Se a paroxetina não causa vício, porque o seu desmame causa tantos sintomas?

4 respostas
Se a paroxetina não causa vício, porque o seu desmame causa tantos sintomas?
Algumas pessoas são mais sensíveis do que outras em relação à suspensão do remédio. Mesmo que seja uma medicação que não causa dependência, a alteração da quantidade de medicação no sangue pode causar sintomas desconfortáveis, mas que podem ser manejados com medicações de uso mais comum (ex: se você tem dores de cabeça, pode tomar um analgésico). Esses sintomas costumam ser mais frequentes em pacientes que estão usando doses mais altas e param de repente. Sendo assim, a melhor forma de descontinuar a medicação é fazer a redução lenta e gradual da dosagem, sempre com indicação e acompanhamento médicos - pois assim é possível avaliação constante. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O desmame da paroxetina pode gerar sintomas físicos desagradáveis sim, especialmente se essa redução for feita de modo muito abrupto (ex, uma pessoa que vinha tomando doses mais elavadas, e de um dia para outro, para de tomar). Em geral esses sintomas começam após 2-3 dias da suspensão e persistem por alguns dias, reduzindo gradualmente. Podem ser bem intensos. Uma forma de atenuar esses sintomas desagradáveis da retirada da paroxetina é a redução bem gradual, ao longo de semanas, seguindo a orientação do seu médico de confiança.
Esses desconfortos lembram sintomas de "abstinência" e faz muita gente pensar que podem estar dependentes da medicação. Mas a dependência é algo diverso e vem acompanhada de uma série de outras características que não acontecem com os antidepressivos (incluindo a paroxetina): ninguém perde o controle querendo usar compulsivamente os antidepressivos, aumentando por conta a dose, criando tolerância, estreitando o repertório de comportamentos para conseguir mais antidepressivos, tendo problemas pessoais, familiares, profissionais, vocacionais por conta do tratamento com antidepressivos.
Importante lembrar que antidepressivos são seguros, nao "viciam" e são um recurso terapêutico importante quando bem indicados.
Na fase de retirada da paroxetina muitas pessoas podem ter alguns efeitos de retirada indesejáveis, pois o fármaco tem meia vida curta em relação a outros, por isso a recomendação é você fazer isso de forma lenta e gradual e com o auxílio do psiquiatra que te acompanha, esses sintomas tendem a ir diminuindo com o passar dos dias, tire todas as dúvidas com seu médico. Obrigado pela pergunta, muitos tem essa dúvida.
Porque a Paroxetina tem um tempo de meia vida mais curto no nosso organismo e é o antidepressivo que mais causa a "Síndrome de retirada", que gera esses sintomas que são desconfortáveis. Esse desconforto é maior na retirada abrupta da medicação, mas também pode ocorrer no desmame, por isso é sempre importante fazer a retirada apenas sob a orientação do seu Psiquiatra. Importante dizer que Síndrome de Retirada não é o mesmo que Síndrome de Abstinência, pois esse remédio não causa dependência química.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1306 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.