Se a pessoa portadora de pedra na vesícula só as teve já com 42 anos, não era melhor somente retirar

3 respostas
Se a pessoa portadora de pedra na vesícula só as teve já com 42 anos, não era melhor somente retirar as pedras pois, uma nova produção delas deveria demorar muitos anos para novamente aparecer ao invés de retirar toda a vesícula ?
Dr. Nemer Hajar
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Curitiba
O procedimento padrão é a retirada da vesícula biliar juntamente com os cálculos, pois estudos mostram que somente a retirara dos cálculos e muito pouco tempo eles recidivam e também pelo fato das complicações serem muito graves.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Clarissa Alster Vicente
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Paulo
Imagine um saco cheio de água. Imagine que você tem só duas mãos ou 3 para mexer nesse saco que é cego, não tem pontas para abrir e está abarrotado de água. Agora imagine o que é mais fácil: retirar o saco inteiro sem derramar nada ou fazer um corte e derramar água para todo lado, retirar pedras e depois fechar o corte.
Até poderia ser factível mas não é racional, não vale a pena porque ainda que se fosse água e não bile, tudo bem. O problema é que a bile irrita o peritônio, faz inflamar, doer, pode dar até abscesso depois, simplesmente não vale a pena. Por isso que no mundo todo a cirurgia de eleição para pedra na vesícula é a retirada total da vesícula e não a retirada de pedras. Afinal, a vesícula é só um saco que armazena a bile que é produzida originariamente no fígado. Tirar a vesícula não irá influenciar na produção da bile ou na sua absorção, apenas eliminará o seu risco de problemas relacionados a este órgão. É uma cirurgia de 12 minutos até 1 hora, geralmente e é por vídeo.
Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Não. Em primeiro lugar você descobriu aos 42 anos. Não dá para dizer há quanto tempo elas estão aí. Podem ter-se formado em um curto espaço de tempo. E não existe, em nenhum lugar do mundo, a retirada apenas das pedras. A vesícula é uma estrutura delicada e já está comprometida. O tratamento é a retirada total dela.

Especialistas

Bernard Favacho

Bernard Favacho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Aline Weber

Aline Weber

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Guarapuava

Stephanie Pedrazza

Stephanie Pedrazza

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Londrina

Marcio Canavarros Serra

Marcio Canavarros Serra

Cirurgião geral

Cuiabá

Rodrigo Santin Rodrigues

Rodrigo Santin Rodrigues

Endoscopista, Cirurgião geral, Médico de tráfego

Juína

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1624 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.