Se arranhar também pode contar como automutilação ?

31 respostas
Se arranhar também pode contar como automutilação ?
Para responder à sua pergunta seria importante entender o dano que esse comportamento causa e as razões pelas quais ele ocorre. A automutilação pode ser utilizada para lidar com sensações de dor emocional. Ao fazê-lo, um indivíduo pode reduzir seus sentimentos negativos. Se for o caso e provocar prejuízo, penso que pode ser considerado um comportamento automutilatório.

Pode estar associado sim. Importante sempre tentar identificar as causas deste comportamento que em geral tem alguma relação com uma dor emocional. A Psicoterapia pode te ajudar no enfrentamento deste processo para que consiga viver com maior qualidade de vida. Avalie esta possibilidade.
Pode sim! Recomendo a busca de um acompanhamento profissional (psicólogo e/ou psiquiatra) para melhor compreensão desta queixa e retomada da qualidade de vida
Pode sim. Se os arranhões forem feitos propositadamente com o intuito de causar dor. Se forem feitos em um acesso de raiva por exemplo, sem esta intenção, em um impulso ai poderíamos questionar. Mas em qualquer um dos casos e aconselhável buscar por uma avaliação profissional, para verificar a possibilidade de Lgum transtorno psicológico relacionado ao comportamento.
Pode sim, geralmente associado a algum tipo de ''punição'' que você acha que precisa ou que merece. É importante avaliar para que esse quadro não tenha piora. Uma psicoterapia pode te ajudar com isso.
Você consegue identificar quais situações lhe causam maior vontade de se arranhar? O arranhão, para você, precisa ser leve em sua pele ou precisa deixar marcas? São algumas questões que podemos pensar para entender melhor o que você está pensando e sentindo naquele momento que te faz ter vontade de se arranhar. Além disso, não há motivos para ter culpa de se arranhar - muitas vezes utilizamos mecanismos não tão funcionais para conseguirmos nos regular emocionalmente, para alguns é a comida, para outros pode ser praticar exercícios físicos em excesso e para você, pode ser que o arranhão esteja funcionando até agora. Contudo, caso seja algo que esteja te machucando física e mentalmente, podemos começar entendendo em que momentos ele ocorre para que seja possível encontrar novas alternativas de regulação. Faz sentido para você? Fico à disposição para conversar e entender mais sobre esse comportamento. Abraços e se cuide!
Para algumas pessoas que estão vivenciando uma profunda dor emocional e não conseguem encontrar uma saída, o mutilar-se é uma forma de "acalmar" aquela dor emocional insuportável.Para elas, sentir a dor física é melhor que que estar mergulhado em profunda dor emocional , sem saber como estancá-la. Mas esse é um comportamento nada saudável e quem tem essa tendência necessita urgentemente ser acolhido e escutado. Falar sobre seu sofrimento é a forma mais saudável de superar a dor. E falar para o outro. E esse outro pode ser o psicólogo, que, sem julgamento algum, irá acolher essa pessoa e ela se entenderá a partir de sua fala. Conhecendo-se e tendo alguém neutro para escuta-la, a pessoa poderá conquistar um comportamento mais adequado diante do sofrimento emocional.
Olá! Pode sim, principalmente se esse comportamento estiver associado à alguma dor emocional. Geralmente pessoas que se machucam fisicamente, o fazem na tentativa de aliviar a dor emocional, que pode ser insuportável.
O ideal seria procurar uma(um) Psicóloga(o) para conversar melhor sobre os momentos em que esse comportamento ocorre e buscar alternativas para substiuí-lo por algo menos danoso. E mais do que a substituição de comportamentos, a Psicoterapia vai te proporcionar a oportunidade de olhar para o que dói e cuidar dessa dor para que não seja mais necessário se machucar.
Espero que fique bem!
Abraços, Taíla Castro.
Olá! Sim. Se arranhar pode ser considerado uma forma de automutilação. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais V, o DSM V, que é referência na descrição dos diversos problemas que podem afetar a saúde mental de um indivíduo denomina "autolesão não suicida" o
“comportamento repetido do próprio indivíduo de infligir lesões superficiais, embora dolorosas, à superfície do seu corpo” (APA, 2014, p804). Há muitos comportamentos que se encaixam nessa categoria e que passam, muitas vezes, desapercebidos em nossa sociedade. Nem por isso são desimportantes. É importante verificar o que leva a realizar esse tipo de atitude e mais, o que ele vem a substituir ou evitar. Espero ter ajudado a dirimir sua dúvida! Desejo a você tudo de bom!
O Transtorno de Escoriação (TE), também conhecido como skin picking, escoriação neurótica ou dermatotilexomania, é caracterizado pelo comportamento recorrente de beliscar, arranhar, cutucar, cortar, escavar, espremer ou morder a própria pele, seja com as unhas ou com outros objetos como pinças e alfinetes.
Os locais mais comumente machucados são as partes do corpo de fácil acesso, como rosto, braços e mãos, mas podem ocorrer em qualquer outra região.
Sua prevalência é maior em mulheres jovens, o que pode estar relacionado a preocupações estéticas, fatores socioculturais e níveis hormonais.
O comportamento pode ser desencadeado por sentimentos de ansiedade ou tédio, ocorrência de experiências traumáticas e é precedido por uma tensão crescente que tende a ser aliviada quando a pele é arrancada.
Pessoas com esse transtorno frequentemente passam quantidades significativas de tempo em seu comportamento de beliscar e esse comportamento pode durar meses ou até anos, mesmo diante de tentativas repetidas de reduzir ou parar.
Por produzir lesões muitas vezes visíveis, pessoas com TE relatam sofrimento e prejuízos em áreas importantes da vida. Por isso a importância de buscar ajuda terapêutica interdisciplinar. Em geral, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) associada ao acompanhamento psiquiátrico (psicofármacos) e dermatológico vem mostrando-se a abordagem mais efetiva.
Olá. Arranhar-se em situações de estresse pode ser considerado um tipo de automutilação sim. Trata-se de uma maneira de lidar com a ansiedade, um descontrole das emoções de raiva, tristeza, insegurança. É bom procurar um terapeuta para definir novas formas de lidar com as dificuldades inerentes ao convívio humano. Boa sorte.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Sim,o arranhar-se mesmo que pareça de pequena proporção demonstra uma dificuldade em lidar com algum fator emocional pelas vias corretas,precisando ser simbolizado no corpo! Existem várias formas de auto-mulitação,que antes de mais nada,tem haver com o modo como você lida com seu corpo,seus autocuidados e auto-aceitação!
Olá, arranhar é sim considerado automutilação, na verdade tudo que fazemos em "agressão" ao nosso próprio corpo, que cause dor e marcas, é considerado uma automutilação.

Espero ter ajudado.
Abraço.
Sim sem dúvida alguma, ninguém fica se arranhando atoa. Por isso é muito importante a procura de um psicólogo para fazer uma avaliação e verificar quais são as causas de tais atitudes.
Olá. Pode sim, seja pela força ou pela frequência excessiva, caso chegue ao ponto de machucar pode ser considerado sim. As causas podem se diferir muito de uma automutilação infligida buscando se cortar de fato. Como essa dúvida surgiu, imagino que você deva estar se arranhando bastante, sugiro uma avaliação profissional.
Abraços
Olá, este comportamento pode sim, esta associado à automutilação! É muito importante identificar a motivação, o que desencadeia esta ação!
Sugiro que você procure ajuda de um profissional da psicóloga para te dar suporte nesta questão!
Olá!
Infringir arranhões propositais em si pode ser considerado um tipo de escarificação. Marcar a pele pode ter muitas razões inconscientes ou não, mas para alguém que passa por grande angústia propicia alívio e corte com o sofrimento psíquico. Importante falar sobre as angústias em segurança como a privacidade de um tratamento psicanalítico!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Atos de lesão autoprovocada constituem motivo para acompanhamento psicológico, geralmente acompanhado também de acompanhamento psiquiátrico.
É crucial analisar o contexto e em que condição que isso aconteceu, qual foi a intenção antes de rotular o comportamento. A busca pela a psicoterapia é imprescindível para que se desenvolva recursos para lidar com as emoções e estratégias de enfrentamento. Importante avaliar a necessidade ou não da intervenção medicamentosa.
Olá! Pode sim... é muito importante procurar ajuda!
Pode indicar sim. Automutilação não está ligada apenas a se cortar (que é a maneira mais conhecida e difundida por filmes e novelas), ela pode se dar de diversas maneiras, e se arranhar é uma delas. Automutilação é toda e qualquer ato que deprecia o próprio corpo do indivíduo que o faz.
Nesse caso, seria legal consultar um especialista - psicólogo ou psiquiatra - para avaliar e entender o que o está levando a cometer tal atitude.
Olá! Pode sim. Uma autoagressão sem intenção consciente de suicídio pode ser uma forma de lidar com ansiedade e sentimentos difíceis, além de poder estar relacionada com traumas da infância.
Me parece ser um indício de um processo de tentativa de atenuar uma dor com outra. Busque ajuda para entender porque vc está trazendo mais dor para o seu corpo, quando, às vezes, o sofrimento é emocional. O psicólogo pode ajudar você a entender essa questão.
Olá, então, compreendemos que a automutilação não envolve só o corte, ela abrange qualquer tipo de auto injúria, logo, podemos entender que se arranhar não deixa de ser uma forma de autolesão. O principal, é buscar ajuda de um psicólogo ou um psiquiatra, para haver um maior entendimento da situação, e juntos buscarem melhores estratégias de enfrentamento.
Sim, o ato de se arranhar intencionalmente pode ser considerado uma forma de automutilação.

A automutilação abrange uma variedade de comportamentos nos quais a pessoa causa dano físico a si mesma de forma deliberada. Se você está enfrentando esse tipo de comportamento, é importante procurar ajuda profissional para que possa receber o apoio e o tratamento adequados.

Olá como vc está hoje?
Se arranhar pode significar uma automutilação sim, pois vc acaba agredindo seu próprio corpo. Recomendo que busque um profissional da psicologia para entender e compreender, junto de vc, o que esse ato está significando em sua vida, além de pensar em formas menos destrutivas para lidar com suas angústias. Sou a leticia, sou psicóloga e me coloco à disposição. @psi.leticiaaa
Olá!
Como vai, hoje?

Antes de tudo, acredito que se fez essa pergunta é porquê pode estar dando sinais de que necessita ajuda. Se sim, considero um ato de coragem o que você fez, e agradeço por nos dar a chance de conhecer um pouco sobre o que se passa no seu universo mais íntimo. Imagino o quão dificultoso deve estar sendo carregar essa dor que está fazendo parte da sua vida nesse momento tão sensível, a ponto de não lhe sobrar saída para aliviá-la, a não ser punindo-se a si mesmo(a).

Compreendo que qualquer atitude que atente contra a própria integridade física da pessoa pode ser compreendida como forma de automutilação. Muitas vezes, pode se consumar de maneiras tão agressivas a ponto, inclusive, de colocar sua própria vida em risco, direta ou indiretamente falando (embora nem sempre a intenção seja, necessariamente, essa).

Dentre tantas formas de comunicar um pedido de socorro, posso imaginar que já tenha esgotado quase todos os seus recursos próprios pra recorrer à ajuda que realmente precisa para conduzir essa etapa tão dolorosa. Na maioria das vezes, a automutilação pode parecer uma saída para situações que já não apresentam mais saídas. Não acredito, portanto, que tenha sido à toa que veio até aqui para manifestá-la.

Podemos encontrar, juntos, outras maneiras de ressignificar essa dor pela qual deve estar passando. Que tal se dar a chance de tentar novamente?

Espero poder te ajudar a passar por isso.
Estou por aqui, se precisar...
Um abraço carinhoso!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Olá, tudo bem? Dependendo da função que esse arranhar tem pode ser entendido como uma automutilação, se caso o propósito for alivio de um sentimento como "tristeza", ansiedade, ou mesmo depressão então podemos ver como um comportamento de automutilação. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá. É possível que seja, mas não necessariamente, é preciso levar em consideração alguns outros fatores para entender se é automutilação. Abraço.

Certamente! Sugiro que procure assistência profissional especializada (como psicólogo e/ou psiquiatra) para uma compreensão mais profunda dessa preocupação e para recuperar sua qualidade de vida. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150