Se caso precisar tomar pondera por muitos anos, isso pode trazer algum problema para cérebro? E o pondera

3 respostas
Se caso precisar tomar pondera por muitos anos, isso pode trazer algum problema para cérebro? E o pondera ajuda ou atrapalha na concentração e nos estudos?
Caro/a internauta.Percebo em sua pergunta o temor implícito de que medicamentos psiquiátricos podem, por seu longo tempo de uso, "causar problemas ao cérebro". Esse é um temor infundado, decorrente de mitos e preconceitos que precisa ser combatido. Muitas pessoas não fazem ou interrompem os seus tratamentos por medo de que a medicação lhe causará algum dano. Ao contrário, os estudos mais recentes asseguram que, por exemplo, a depressão não tratada é fator de risco cognitivo e até mesmo estabelecem ligações com a predisposição a Doença de Alzheimer.

Fiz esse comentário para tentar lhe demonstrar que o tratamento com antidepressivos não é, de maneira alguma, fator de risco cognitivo e que, ao contrário, os transtornos, não tratados, sejam ansiedade, depressão, etc comprometem a vida como um todo, limitando as potencialidades e possibilidades do indivíduo. Cordialmente, Dra Rita.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que atrapalha os estudos é a falta de concentração causada pela ansiedade. Se a medicação causar sonolência, isso também pode afetar (e deve ser discutido com o sei médico), mas o Pondera não tem como efeito atrapalhar a cognição (e, portanto, a atenção).
O uso prolongado do Pondera não traz efeitos colaterais ao sistema nervoso central, incluindo o cérebro. A medicação ao melhorar os sintomas depressivos e ansiosos pode ajudar na concentração e nos estudos. Lembrando que sempre a condição clínica do paciente como um todo deve ser avaliada e que o acompanhamento médico é importante para avaliar as peculiaridades de cada caso.
Att

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1308 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.