se eu tenho repetidos resultados de ASCUS no citológico do útero, além leiomiomas, além de estar

2 respostas
se eu tenho repetidos resultados de ASCUS no citológico do útero, além leiomiomas, além de estar com 39 anos e não ter interesse em engravidar. poderia fazer a retirada do útero?
Olá. Se você tem resultados repetidos de ASCUS no Papanicolaou, a colposcopia é necessária e a biópsia de colo uterino deve ser avaliada. O ASCUS não é uma indicação de histerectomia.
O mioma é um tumor benigno do útero, com risco de malignidade muito pequeno e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentarão algum sintoma e necessitarão de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, dor pélvica, cólicas menstruais, dor na relação, infertilidade, etc. O tratamento dos miomas não necessariamente é cirúrgico. Os anticoncepcionais, medicações hormonais, anti-inflamatórios e anti-fibrinolíticos podem ser utilizados no tratamento. Na falha do tratamento medicamentoso e nos miomas de grandes dimensões, a cirurgia deverá ser considerada.
A retirada do útero não é uma cirurgia simples com riscos de lesão de bexiga, lesão de ureter, lesão de intestino, sangramento, transfusão, infecção, dor pélvica, disfunção sexual, incontinência urinária, etc.

ASCUS repetidos, depois de avaliados e tratados, podem sugerir a necessidade de retirada do colo do utero, cirurgia que pelas técnicas atuais é bastante simples e com pouco risco. A necessidade de retirada do útero por mioma, depende dos sintomas e do tamanho do mesmo. Você deve fazer uma boa avaliação ginecológica, clinicamente e com exames de imagem para decidir junto com seu ginecologista o que deverá ser feito. Se a opção for pela cirurgia, ela poderá ser feita por laparoscopia, por via vaginal ou via abdominal, dependendo dos exames. Uma cirurgia realizada por cirurgião competente e experiente apresenta poucos riscos.