Exame de papanicolaou - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Exame preventivo do câncer do cólo de útero.

Especialistas em exame de papanicolaou

Encontre um especialista em Exame de Papanicolaou na sua cidade:

Perguntas sobre Exame de papanicolaou

Nossos especialistas responderam a 140 perguntas sobre Exame de papanicolaou

Olá! O exame está normal; estas alterações são encontradas normalmente em pacientes com atividade sexual. As alterações preocupantes são aquelas que sugerem malignidade.
Abs
1 respostas

Muito obrigado pela sua pergunta, esse tipo de lesão deve ser acompanhado de perto, através de alguns exames complementares para pesquisa da presença ou não do HPV, e repetir o mesmo exame dentro…
2 respostas

Ola, como voce já fez uma cotização, é fundamental manter um acompanhamento com medico ginecologista. Aparentemente este resultado mostra um alteração de pequena gravidade, mas precisa ser melhor…
1 respostas

Especialistas falam sobre Exame de Papanicolaou

O exame de Papanicolau também chamado de “Colpocitologia Oncótica” é realizado com o objetivo de prevenção do câncer do colo do útero, diagnosticando possíveis alterações no colo uterino e na vagina. Este exame visa detectar a presença e ausência de células neoplásicas ou sinais de malignidade. O agente desencadeador do câncer do colo uterino, em mais de 90% dos casos, é a presença, no trato genital inferior, do vírus HPV (papiloma vírus humano), que pode ser diagnosticado neste exame. No Papanicolau pode ser visto também se há algum tipo de elemento ou corrimento patológico (anormal), que pode causar infecções, com a necessidade de ser tratado, ou se é apenas a flora biológica habitual.

Roberto Buenfil De Faria

Ginecologista

São Paulo


Conhecido também como "exame preventivo" Deve ser realizado de 6 em 6 meses nas pacientes com idade inferior a 25 anos Período de validade do exame é, no máximo, 1 ano Objetivo é o rastreio para câncer de colo uterino Realiza-se através da inserção de espéculo ("bico de pato") no canal vaginal, e coleta de 3 amostras de células - 1 vaginal e 2 do colo uterino Exame rápido de pouco desconforto

Kivia Santos

Ginecologista

São João de Meriti

Agendar uma visita

O exame de Papanicolaou ou preventivo deve ser realizado anualmente à partir do momento em que a mulher inicia suas atividades sexuais e tem como objetivo a prevenção do câncer do colo uterino. Isto porque este tipo de cancer não se desenvolve de um dia para o outro. Uma alteração inicial no preventivo pode significar uma lesão pré-cancerígena e deve ser acompanhada. Não significa que se tornará câncer, porém significa que a evolução da lesão deve ser acompanhada. A mulher não deve ter medo de realizar o preventivo pois tanto a lesão pré-cancerígena como o câncer em estágio inicial tem cura.

Barbara Reis Fernandes De Carvalho

Ginecologista

Rio de Janeiro


Exame fundamental que deve fazer parte da rotina anual da mulher com vida sexual iniciada. Também conhecido como citologia oncótica, este teste tem como principal objetivo detectar o câncer de colo uterino em estágio precoce ou anormalidades das células que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor. Além de prevenir o câncer de colo, este exame também pode encontrar outras condições, como infecções e fornecer informações sobre níveis hormonais, principalmente estrogênio e progesterona.

Consiste na coleta de células do colo uterino para exame em laboratório. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Ele detecta lesões que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve também para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas devem fazer o exame, anualmente, devendo estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas.

Natalia Barbosa Gomes Bastos

Ginecologista, Mastologista

Crato

Agendar uma visita

A coleta de células do canal do colo uterino avalia sinais da infecção do vírus do HPV. A detecção precoce permite diagnosticar e tratar lesões iniciais, que poderiam transformar-se em CÂNCER de COLO UTERINO. Como a realização da coleta é por exame ginecológico, podem ser feitos diagnósticos de outras doenças do tratado genital feminino. Podemos avaliar corrimentos vaginais, úlceras ou verrugas genitais, mas esse não é o objetivo central do exame. Segundo a SOGESP, a partir dos toda mulher com vida sexual ativa deve ser submetida ao exame anualmente. Após três resultados consecutivos negativos, o médico deve individualizar a indicação.

Raquel Reis Magalhães

Ginecologista

São Paulo

Quais profissionais realizam Exame de papanicolaou?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.