Se indicado, a ECT e EMT tem possibilidade de fazer isso de forma gratuita? Ou esse recurso só na re

15 respostas
Se indicado, a ECT e EMT tem possibilidade de fazer isso de forma gratuita? Ou esse recurso só na rede provada mesmo?
Olá!
Primeiro é importante saber qual a indicação para estes tratamentos, já que especialistas não recomendam por motivos de não comprovação científica

Por este motivo, dificilmente você encontrará essa cobertura pelo SUS.

Olá. É possível encontrar hospitais psiquiátricos públicos que realizem, sim. A indicação para fazê-los é posterior a diversas outras iniciativas psiquiátricas que não tenham alcançado os resultados esperados ou em casos nos quais outros tratamentos sejam inviáveis. Psiquiatras e demais prosissionais de equipe médica estão encolvidos em uma decisão como essa.
Boa tarde,
São abordagens geralmente indicadas, quando outros tratamentos não funcionaram. Algumas terapias como estas, ainda não estão disponíveis no SUS devido a necessidade de protocolos e comprovação científica.
Porém o SUS tem diversos outros tratamentos que seriam importante tentar todos antes de buscar este tipo de terapia.
Busque ajuda profissional.
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira

“Hospitais psiquiátricos públicos estão disponíveis para fornecer esse tipo de tratamento quando intervenções psiquiátricas anteriores não atingem os resultados desejados ou quando outras opções terapêuticas não são viáveis. Nesse contexto, psiquiatras e outros profissionais de saúde desempenham um papel crucial na tomada de decisão.”
Será necessário encaminhamento.
Em alguns lugares, esses tratamentos podem estar disponíveis de forma gratuita ou com subsídio governamental, especialmente se forem prescritos por um profissional de saúde como parte de um plano de tratamento médico. Isso pode ocorrer em sistemas de saúde pública ou em programas de pesquisa clínica.

Se você estiver considerando esses tratamentos, é importante consultar um médico ou profissional de saúde mental para discutir suas opções, incluindo a possibilidade de tratamento gratuito ou com custo reduzido, se disponível na sua área. Eles poderão fornecer orientações específicas com base na sua situação e necessidades individuais.
Todos. O direito à Eletroconvulsoterapia foi garantido pela lei e todo e qualquer plano de saúde que tenha cobertura de tratamento Ambulatorial deve pagar o tratamento quando for indicado por um médico.

Não importa se o plano de saúde é pequeno ou grande, se é básico ou executivo, se é individual, coletivo ou empresarial, todos devem fornecer o tratamento.

Portanto, se na carteira do plano de saúde consta que você tem um plano com atendimento "Ambulatorial", por exemplo, já basta para que você tenha direito ao tratamento.

Geralmente, os planos de saúde são comercializados com atendimento "Ambulatorial + Hospitalar", e sempre que houver atendimento Ambulatorial, o plano de saúde estará obrigado por lei a fornecer o tratamento.

olá como vai?
A ECT (Eletroconvulsoterapia) e a EMT (Estimulação Magnética Transcraniana) são tratamentos médicos que podem ser indicados para certas condições psiquiátricas, como depressão grave e outros transtornos de humor. No entanto, a disponibilidade desses tratamentos de forma gratuita pode variar de acordo com o sistema de saúde de cada país e região.
Em muitos países, a ECT é geralmente disponibilizada em hospitais públicos como parte do sistema de saúde mental. Os critérios para receber esse tratamento gratuitamente podem depender das políticas de saúde do país, bem como da avaliação do médico quanto à necessidade do paciente. Geralmente, a ECT é reservada para casos de depressão grave que não responderam a outras formas de tratamento.
Já a EMT pode ser oferecida tanto em hospitais públicos quanto em clínicas privadas, dependendo da disponibilidade de recursos e políticas de saúde locais. Em alguns casos, pode ser possível acessar a EMT gratuitamente por meio de serviços de saúde mental do governo, programas de pesquisa ou ensaios clínicos.

Se você está considerando esses tratamentos e tem preocupações sobre os custos, recomendo entrar em contato com o sistema de saúde pública de sua região para obter informações sobre a disponibilidade e os critérios de elegibilidade para receber esses tratamentos gratuitamente. Além disso, você também pode discutir suas opções com um médico ou profissional de saúde mental, que pode orientá-lo sobre os recursos disponíveis e ajudá-lo a acessar o tratamento adequado para suas necessidades. Te desejo um feliz dia!!!
Esses tratamentos são indicados quando outros tratamentos não surtiram efeitos e podem ser conseguidos na rede pública ou privada. A sugestão é consultar com mais de um profissional para confirmar se é o tratamento mais adequado no seu caso.
Olá, como vai?

Ambas são tratamentos médicos que podem ser indicados para certas condições psiquiátricas, muitas vezes para as quais há difícil resposta terapêutica medicamentosa, mas devendo ser sempre acompanhada por profissional de saúde, da sua prescrição e aplicação. A disponibilidade desses tratamentos de forma gratuita pode variar de acordo com cada região.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 280
Olá! Se a Eletroconvulsoterapia (ECT) ou a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) forem indicadas como parte do tratamento, existem possibilidades de acessá-las de forma gratuita, dependendo do sistema de saúde e dos recursos disponíveis na região onde você se encontra.

Em muitos países, esses procedimentos podem ser oferecidos em hospitais públicos ou centros de saúde mental, especialmente em casos em que são considerados necessários para o tratamento de condições específicas, como depressão resistente ao tratamento. No entanto, é importante ressaltar que a disponibilidade de recursos pode variar de acordo com a região e as políticas de saúde locais.

Se você estiver buscando acesso gratuito a esses tratamentos, recomendo que entre em contato com seu médico de atenção primária, serviço de saúde mental local ou sistema de saúde pública para obter informações sobre os recursos disponíveis em sua área e os critérios de elegibilidade para receber esses tratamentos de forma gratuita.

Caso esses recursos não estejam disponíveis na rede pública de saúde ou haja restrições de acesso, é possível que eles estejam disponíveis em instituições privadas, mas geralmente envolvem custos. Se necessário, seu médico ou psicólogo pode ajudá-lo a explorar outras opções de tratamento e a encontrar recursos financeiros para acessar esses procedimentos, se apropriado.

Lembre-se de que o mais importante é buscar ajuda profissional e discutir suas opções de tratamento com um profissional de saúde qualificado, que pode orientá-lo sobre as melhores opções disponíveis para suas necessidades específicas ok.
Olá! É possível conseguir através do SUS, sim, porém por vezes dependerá de um processo judicial junto a Defensoria Pública de sua cidade ou região. Como são procedimentos realizados geramente em clínicas privadas, o acesso não é direto, mas pode ser autorizado pela Secretária Municipal de Saúde do município do paciente. Sugiro que busque essas informações na SMS de sua referência. Acho importante destacar que, a ECT e a EMT são tratamentos indicados em situações bastante específicas, geralmente quando o paciente tem uma resposta refratária à medicação e esta não apresenta bons resultados. É fundamental um acompanhamento multidisciplinar nesses casos. Espero ter contribuído. Abraço!
Olá. A ECT (Eletroconvulsoterapia) e a EMT (Estimulação Magnética Transcraniana) são tratamentos médicos que podem ser indicados para certas condições psiquiátricas. O Tratamento com eletroconvulsoterapia (ECT) deve ser fornecido pelo plano de Saúde e pelo SUS (por Corrêa da Silva, Martins16/01/2021). EMT (estimulaça6o magnética Transcraniana) - O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É autorizado o Ministério da Saúde a incluir na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde – SUS os procedimentos de neuromodulação não invasiva “estimulação transcraniana por corrente contínua” e “estimulação magnética transcraniana”.7 de nov. de 2023. Também alguns planos de saúde já estão autorizando o procedimento, pois entenderam que o procedimento traz resultados clínicos e econômicos, com respostas clínicas que diminuem internações, evitam idas a emergências e minimizam a chance de outros desfechos que podem deixar os pacientes em risco de morte. Sempre à disposição.
A EMT não é um procedimento disponibilizado pelo SUS. Contudo, quando indicado um procedimento de estimulação cerebral não invasivo, o SUS disponibiliza em hospitais psiquiátricos da rede FHEMIG a eletroconvulsoterapia (ECT), terapia neuromodulatória não invasiva de eficácia vastamente comprovada.
Olaá!!
Na rede pública é oferecido, mas não creio que em todos os estados do Brasil, pois a saúde pública é limitada e a saúde mental pública, mais ainda. Não sei qual a cidade que reside, mas provavelmente se há indicação médica, o médico responsável dará o encaminhamento ao local que fará o procedimento.

Abraço.
Olá! Infelizmente a Rede Pública é muito carente de psicólogo e de tecnologia de tratamento nessa área. No Rio de Janeiro ela trabalha com o princípio de territorialidade, logo os serviços são oferecido conforme onde você reside. Ligue para Clinica da Família proxima a sua casa.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!