Se meus pais são bipolares, quantas chances eu tenho de ser bipolar também ?

6 respostas
Se meus pais são bipolares, quantas chances eu tenho de ser bipolar também ?
Concordo plenamente com a resposta do Dr. Ilton. Porém devo fazer uma consideração importante. Existem pesquisas que mostram que TCC (terapia cognitivo comportamental) pode ajudar na prevenção de transtornos. Pesquisas feitas com jovens com grande possibilidade de desenvolver esquizofrenia mostrou que o processo terapêutico reduziu as chances de desenvolver essa patologia. Portanto, se a sua pergunta se refere a um medo de desenvolver o transtorno o processo terapêutico poderá ajudá-lo.

Se você convive com pais bipolares e já conhece bem as características do bipolar, e quando se percebe realizando ações típicas dos bicolores consegue desenvolver o diálogo interno e não cair em tentação e mergulhar na tendencia maniaca ou depressiva. Isto é excelente sinal de autopercepção e lucidez.
Continue se automonitorando e faça terapia,
Um abtaço,
Léa
A história familiar positiva para o transtorno bipolar (TB) é um dos fatores de risco mais fortes e consistentes para o TB. O aumento do risco para o TB é de cerca de 10 vezes para parentes de indivíduos com esse transtorno. Ou seja, se o risco habitual de alguém desenvolver o transtorno bipolar for em torno de 1 em cada 100 indivíduos (esse número varia de acordo com estudos), esse risco aumentaria para 1 em cada 10, se houver histórico familiar. A magnitude do risco aumenta com o grau de parentesco (p. ex. gêmeos idênticos) ou caso ambos os pais apresentem esse diagnóstico. Apesar de a predisposição para esse transtorno ser, em grande parte, hereditária, diversos fatores ambientais são potencialmente relacionados com o desencadeamento e gravidade do transtorno (como o uso de álcool ou drogas, por exemplo).

Fonte: American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental diosders, 5th ed. Arlington VA, American Psychiatric Association, 2013.
O fator genético é relevante. Porém, o ambiente familiar, social, cultural são importantes. E, nossa capacidade de pensar os sentimentos, discernir e elaborar é determinante na saúde física e psíquica.
Boa tarde! O Transtorno Humor Bipolar (THB) é uma patologia que apresenta um componente hereditário muito forte, mas o mesmo carece de influencias multifatoriais com meio em que a pessoa portadora dos genes vive. Não é possível afirmar se uma pessoa filha de de pais portadores de THB ira também desenvolver a doença. Depende dos genes, do meio e da constituição emocional para lidar com os conflitos do dia a dia.
Apesar de ter um componente genético na etiologia do transtorno bipolar, isso não significa que todos os pais com transtornos bipolares terão filhos bipolares. Existe apenas uma chance maior do que a encontrada na população geral, mas outros fatores estarão envolvidos no surgimento ou não do transtorno bipolar e não somente a hereditariedade.
Abraços