Se tenho o diagnóstico de esquizofrenia com alguns problemas cognitivos leves, estando estabilizado

8 respostas
Se tenho o diagnóstico de esquizofrenia com alguns problemas cognitivos leves, estando estabilizado com uma dose de 1 mg de Risperidona ao dia, como seriam os melhores procedimentos, testes e exames para realizar uma reabilitação cognitiva, para voltar a ter uma funcionalidade acadêmica/laboral ?
Concordo com os colegas acima. Sugiro uma avaliação neuropsicologica para o entendimento das esferas cognitivas e funcionalidades, além de acompanhamento com especialista.

O melhor procedimento para pacientes com esquizofrenia, além da psicoterapia e do acompanhamento psiquiátrico, é tentar manter rotinas normais, de higiene, alimentação, ter hora certa para dormir, fixar um programa diário de atividade física e o principal, permanecer em contato com outras pessoas, evitando o isolamento, o que é muito característico em pacientes com Esquizofrenia. Você pode levar uma vida normal, como qualquer outra pessoa, estudar, trabalhar, se relacionar amorosamente e ter amigos.
Abraço!
Sugiro buscar um profissional da área da psicologia especialista em avaliação neuropsicológica. Com seu laudo em mãos você terá mais clareza sobre suas potencialidades, funções comprometidas e possíveis recursos para reabilitação.
Concordo com o Edson.
Será importante fazer uma avaliação Neuropsicológica. Com está avaliação você terá conhecimento das suas funcionalidades cognitivas que poderão direcionar ao tratamento utilizando de técnicas de reabilitação mais eficientes às suas necessidades.
Me coloco à disposição.
A avaliação cognitiva das pessoas com esquizofrenia, deve envolver o exame psíquico habitual e obtenção do histórico do desenvolvimento cognitivo da pessoa.

Testes formais:
-Escalas de inteligência e memória de Wechsler;
- Repeatable Battery for Assessment of Neuropsychological Status: detecta alterações nas funções de atenção/vigilância, memórias de trabalho, verbal e visual;
- MATRICS Consensus Cognitive Battery - velocidade de processamento, cognição social, atenção/vigília, memória de trabalho, memórias verbal e visual e raciocínio/solução de problemas;
- Brief Assessment of Cognition in Schizophrenia - velocidade de processamento, atenção/vigília, memórias de trabalho e verbal, raciocínio/solução de problemas.
- Brief Cognitive Assessment - os mesmos acima, menos memória de trabalho.
- Schizophrenia Cognition Rating Scales - atenção/vigilância, memórias verbal e de trabalho, raciocínio/solução de problemas, habilidades motoras
Testes funcionais para avaliação da reabilitação.
Além de um bom psiquiatra e um bom psicólogo para te acompanhar, procure grupos de apoio para quem tem este transtorno. Costuma ajudar muitos que sentem-se isolados com o prognóstico.
Um abraço.
Olá.

Sugiro que procure presencialmente ou online um acompanhamento psicológico, onde você poderá refletir um pouco mais acerca dessa reinserção nas atividades sociais.
Há mais de 37 anos, dedicada ao trabalho na área da saúde mental, tenho tido comprovação de que todos podem viver com qualidade de vida, se aderir ao tratamento psiquiátrico e psicológico. Não tenho dúvidas que a esquizofrenia não o incapacita para viver buscando desenvolver suas potencialidades. Como toda doença mental, ela tem controle para sair da crise e voltar a ter uma vida digna. Como a diabetes, a hipertensão, e outras doenças, elas são controladas, e o paciente volta a ter uma vida digna e com qualidade. Sugiro buscar uma psicoterapia individual para ajuda lo na superação. Ainda sugiro que os familiares tenham suporte psicológico, para lidar melhor com as pessoas portadores de sofrimento psíquico.