Se tenho o diagnóstico de esquizofrenia com alguns problemas cognitivos leves, estando estabilizado

9 respostas
Se tenho o diagnóstico de esquizofrenia com alguns problemas cognitivos leves, estando estabilizado com uma dose de 1 mg de Risperidona ao dia, como seriam os melhores procedimentos, testes e exames para realizar uma reabilitação cognitiva, para voltar a ter uma funcionalidade acadêmica/laboral ?
Concordo com os colegas acima. Sugiro uma avaliação neuropsicologica para o entendimento das esferas cognitivas e funcionalidades, além de acompanhamento com especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com o Edson.
Será importante fazer uma avaliação Neuropsicológica. Com está avaliação você terá conhecimento das suas funcionalidades cognitivas que poderão direcionar ao tratamento utilizando de técnicas de reabilitação mais eficientes às suas necessidades.
Me coloco à disposição.
O diagnóstico de esquizofrenia recomenda acompanhamento psicológico permanente. Talvez seja um dos únicos transtornos sobre o qual uma única abordagem da Psicologia seja a mais indicada, que é a Psicanálise. O próprio tratamento resulta, no médio e longo prazo, na estabilização do quadro do paciente e na sua progressiva, mas relativa, reinserção nas atividades laborais e outras. Mas o medicamento é fundamental no tratamento, bem como o acompanhamento psiquiátrico constante.
O melhor procedimento para pacientes com esquizofrenia, além da psicoterapia e do acompanhamento psiquiátrico, é tentar manter rotinas normais, de higiene, alimentação, ter hora certa para dormir, fixar um programa diário de atividade física e o principal, permanecer em contato com outras pessoas, evitando o isolamento, o que é muito característico em pacientes com Esquizofrenia. Você pode levar uma vida normal, como qualquer outra pessoa, estudar, trabalhar, se relacionar amorosamente e ter amigos.
Abraço!
A avaliação cognitiva das pessoas com esquizofrenia, deve envolver o exame psíquico habitual e obtenção do histórico do desenvolvimento cognitivo da pessoa.

Testes formais:
-Escalas de inteligência e memória de Wechsler;
- Repeatable Battery for Assessment of Neuropsychological Status: detecta alterações nas funções de atenção/vigilância, memórias de trabalho, verbal e visual;
- MATRICS Consensus Cognitive Battery - velocidade de processamento, cognição social, atenção/vigília, memória de trabalho, memórias verbal e visual e raciocínio/solução de problemas;
- Brief Assessment of Cognition in Schizophrenia - velocidade de processamento, atenção/vigília, memórias de trabalho e verbal, raciocínio/solução de problemas.
- Brief Cognitive Assessment - os mesmos acima, menos memória de trabalho.
- Schizophrenia Cognition Rating Scales - atenção/vigilância, memórias verbal e de trabalho, raciocínio/solução de problemas, habilidades motoras
Testes funcionais para avaliação da reabilitação.
Sugiro buscar um profissional da área da psicologia especialista em avaliação neuropsicológica. Com seu laudo em mãos você terá mais clareza sobre suas potencialidades, funções comprometidas e possíveis recursos para reabilitação.
Além de um bom psiquiatra e um bom psicólogo para te acompanhar, procure grupos de apoio para quem tem este transtorno. Costuma ajudar muitos que sentem-se isolados com o prognóstico.
Um abraço.
Olá.

Sugiro que procure presencialmente ou online um acompanhamento psicológico, onde você poderá refletir um pouco mais acerca dessa reinserção nas atividades sociais.
Há mais de 37 anos, dedicada ao trabalho na área da saúde mental, tenho tido comprovação de que todos podem viver com qualidade de vida, se aderir ao tratamento psiquiátrico e psicológico. Não tenho dúvidas que a esquizofrenia não o incapacita para viver buscando desenvolver suas potencialidades. Como toda doença mental, ela tem controle para sair da crise e voltar a ter uma vida digna. Como a diabetes, a hipertensão, e outras doenças, elas são controladas, e o paciente volta a ter uma vida digna e com qualidade. Sugiro buscar uma psicoterapia individual para ajuda lo na superação. Ainda sugiro que os familiares tenham suporte psicológico, para lidar melhor com as pessoas portadores de sofrimento psíquico.

Especialistas

Luciane Collin Indrusiak

Luciane Collin Indrusiak

Psicólogo

Chapecó

Jonatan De Moraes Bandeira

Jonatan De Moraes Bandeira

Fonoaudiólogo, Psicopedagogo

Claudia Matias Santos Pinheiro

Claudia Matias Santos Pinheiro

Psicólogo

Rio de Janeiro

Amanda de Sá Machado

Amanda de Sá Machado

Psicólogo

Nova Friburgo

Vania Cury Calil

Vania Cury Calil

Psicólogo

Niterói

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Transtornos cognitivos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.