Transtornos cognitivos - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Nomes alternativos: Transtornos cognitivos da memória, percepção e resolução de problemas (Delirium, Demência, Transtorno Amnéstico e outros).

Especialistas em transtornos cognitivos

Encontre um especialista em Transtornos cognitivos na sua cidade:
Cristina Maria Pozzi

Cristina Maria Pozzi

Pediatra

Itajaí

Izabel Lopes

Izabel Lopes

Fonoaudiólogo

Ariane Barros

Ariane Barros

Fonoaudiólogo

Taquarituba

Denise Fogaça

Denise Fogaça

Terapeuta complementar

Matinhos

Desiree dos Reis Sergente

Desiree dos Reis Sergente

Psicólogo

Bertioga

Perguntas sobre Transtornos cognitivos

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Transtornos cognitivos

 Frida Leão Moura Brito
Frida Leão Moura Brito
Psicólogo
Barueri
Concordo com os colegas acima. Sugiro uma avaliação neuropsicologica para o entendimento das esferas cognitivas e funcionalidades, além de acompanhamento com especialista.
6 respostas

 Tatiana Corinaldesi
Tatiana Corinaldesi
Psicólogo
Cotia
Levando em consideração que a cognição envolve funções como percepção, atenção entre outras, temos que observar outros comportamentos. Dependendo do comprometimento que este julgamento faz no…
9 respostas

 Marina de Marco e Souza
Marina de Marco e Souza
Psicólogo
São Paulo
Os transtornos cognitivos são detectáveis e tratáveis sim em adultos. A avaliação médica associada à neuropsicológica se mostra uma forma efetiva para isso e, caso o diagnóstico seja positivo,…
10 respostas

Especialistas falam sobre Transtornos cognitivos

Comprometimento Cognitivo Leve? O termo CCL deve ser entendido com uma síndrome, em que várias doenças podem causar um conjunto de sinais e sintomas. Quando falamos na expressão CCL, falamos então, de uma síndrome em que várias doenças podem ser responsáveis. As doenças variam desde fases iniciais de doenças degenerativas, como a doença de Alzheimer, passando por lesões cerebrais não progressivas, como o acidente vascular encefálico (AVE), condições metabólicas como alterações hormonais e deficiência de vitaminas (por exemplo hipotireoidismo e deficiência de vitamina B12) até distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade. Causas variáveis como problemas de sono (apnéia do sono).

A palavra cognição tem origem no grego e se refere a "tomar conhecimento de algo". São faculdades mentais que incluem linguagem, percepção, memória, atenção, raciocínio e emoção. Envolvidas, portanto, nos processos de aprendizado e planejamento. Os transtorno cognitivos, por sua vez, afetam dede o aprendizado até o planejamento. São comuns no envelhecimento, mas, quando muito afetados provocam as síndromes demenciais. A esquizofrenia também tem importante deterioramento cognitivo. Pouco se fala sobre o assunto nessa doença e nada se faz a respeito durante o tratamento. Ao contrário, muitos medicamentos usados só pioram o deficit cognitivo.

Walter Sena

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Transtornos cognitivos?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.