Transtornos cognitivos - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Nomes alternativos: Transtornos cognitivos da memória, percepção e resolução de problemas (Delirium, Demência, Transtorno Amnéstico e outros).

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - transtornos cognitivos

Samira Palau

Samira Palau

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Ana Cláudia Theodora

Ana Cláudia Theodora

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ana Lucia Lima

Ana Lucia Lima

Psicólogo

Mossoró

Alessandra de Souza

Alessandra de Souza

Psicólogo

São Paulo

Mariane Soares Coelho

Mariane Soares Coelho

Psicólogo

João Pessoa

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas sobre Transtornos cognitivos

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Transtornos cognitivos

Não existe contraindicação ao uso das duas medicações concomitantemente desde que seja feito após avaliação médica.
1 respostas

A olanzapina poderia priorar a atenção por sua ação levemente sedativa que pode ocorrer em algumas pessoas. Mas, não há como saber, sem conhecer seu caso pessoalmente, se é isto o que está ocorrendo…
2 respostas

Há alguns estudos que, sobretudo em idosos, medicações com mecanismos de ação compartilhados também pelo Zyprexa* (olanzapina) podem trazer algum prejuízo cognitivo. Entretanto, em muitos casos…
1 respostas

Especialistas falam sobre Transtornos cognitivos

Comprometimento Cognitivo Leve? O termo CCL deve ser entendido com uma síndrome, em que várias doenças podem causar um conjunto de sinais e sintomas. Quando falamos na expressão CCL, falamos então, de uma síndrome em que várias doenças podem ser responsáveis. As doenças variam desde fases iniciais de doenças degenerativas, como a doença de Alzheimer, passando por lesões cerebrais não progressivas, como o acidente vascular encefálico (AVE), condições metabólicas como alterações hormonais e deficiência de vitaminas (por exemplo hipotireoidismo e deficiência de vitamina B12) até distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade. Causas variáveis como problemas de sono (apnéia do sono).

Maria Teresa Barbosa Lopes Lauar

Psicólogo

Belo Horizonte


A palavra cognição tem origem no grego e se refere a "tomar conhecimento de algo". São faculdades mentais que incluem linguagem, percepção, memória, atenção, raciocínio e emoção. Envolvidas, portanto, nos processos de aprendizado e planejamento. Os transtorno cognitivos, por sua vez, afetam dede o aprendizado até o planejamento. São comuns no envelhecimento, mas, quando muito afetados provocam as síndromes demenciais. A esquizofrenia também tem importante deterioramento cognitivo. Pouco se fala sobre o assunto nessa doença e nada se faz a respeito durante o tratamento. Ao contrário, muitos medicamentos usados só pioram o deficit cognitivo.

Walter Sena

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Transtornos cognitivos?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.