Se uma grávida re m crises de ansiedade toda semana, que dura de três a quatro dias os sintomas, sem
Se uma grávida tem crises de ansiedade toda semana, que dura de três a quatro dias os sintomas, sem fazer uso de medicação, a criança pode nascer com problema mental? Ex: esquizofrenia? Obs: Estou com 21 semanas.
4 respostas
Há indícios de que o estresse materno possa trazer alterações no recém-nascido e crises de ansiedade repetitivas ocasionam estresse para o organismo. Não há indícios de que esquizofrenia esteja relacionada com ansiedade durante a gravidez. Fale com um psiquiatra para que possa orientá-la sobre possíveis tratamentos durante a gravidez.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Podemos trabalhar essas crises de Ansiedade para que Vc não sofra como está sofrendo, fica bem Vc e a criança
Olá! Existem diversos estudos que abordam a ansiedade materna e possíveis implicações na saúde do bebê, entretanto não há embasamento que associe a esquizofrenia com a ansiedade gestacional. A gravidez é um período de transformações tanto físicas, como emocionais e psicológicas, por isso, é esperado que hajam momentos de incerteza e alguma ansiedade. Porém quando a ansiedade é desadaptativa, ou seja, vem em momentos sem nenhum estressor claro, é preciso se atentar e buscar formas de enfrentamento. O acompanhamento psicológico durante a gravidez é interessante tanto no que diz respeito a prevenção de condições como depressão pós parto e ansiedade generalizada, como também para que a mulher e sua família se preparem para a chegada da criança e todas as mudanças que se acontecerão no sistema familiar. Desenvolvo trabalhos com gestantes, então sita-se a vontade para entrar em contato comigo para dúvidas ou consultas. Abraço.
A ansiedade existe em todo ser humano, em quantidade maior ou menor, assim sendo não é algo completamente fora da realidade dos bebês, porém, se não está conseguindo lidar com a ansiedade neste período delicado da vida, a ponto de ocorrerem frequentemente as crises, é possível que haja um esgotamento além do comum, e tenha influências na vida do bebê. Esta influência, por si só, não significa que seu filho(a) terá uma condição grave, como a esquizofrenia, mas gostaria de frisar, assim como os colegas, que busque um acompanhamento psicológico neste período, para auxiliá-la a compreender e lidar com a sua ansiedade.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.



