Se uma pessoa está estável da esquizofrenia a 6 anos sem sintomas nenhum , tomando dose mínima da mí

3 respostas
Se uma pessoa está estável da esquizofrenia a 6 anos sem sintomas nenhum , tomando dose mínima da mínima, ela pode pedir para retirar a medicação?
Olá, não é recomendado que fique sem a medicação. A estabilização do quadro acontece muito provavelmente pelo uso da medicação. Não quer dizer que houve uma cura. A esquizofrenia é uma doença crônica e por fim deve ser respeitada e tratada corretamente. Fico a disposição para compreendermos mais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eduardo Arquimino Postal
Médico de família
Porto Alegre
Olá! Essa é uma dúvida muito comum e legítima. Em pessoas com esquizofrenia que estão estáveis há vários anos, sem sintomas e em dose mínima, pode sim ser discutida a possibilidade de reduzir ou até retirar a medicação — mas isso nunca deve ser feito sozinho ou de forma abrupta.
A decisão depende de vários fatores, como histórico de recaídas, suporte familiar, funcionamento atual e acompanhamento regular. Em muitos casos, opta-se por reduções muito lentas e monitoradas, justamente para minimizar o risco de retorno dos sintomas.
O mais importante é que essa conversa seja feita com calma e planejamento, avaliando riscos e benefícios de forma individualizada.
Para orientações sobre dose ou ajustes no tratamento, o ideal é agendar uma consulta médica para conversarmos com mais segurança. Se quiser, estou disponível. Até breve.
Não aconselho, pois a esquizofrenia é uma doença crônica, que acompanha o paciente ao longo da vida, e a medicação é fundamental para manter a estabilidade e o bem-estar

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.