Sempre cuidei muito da minha saúde bucal, porém continuo tendo muitas cáries e tenho apenas 22 anos.

3 respostas
Sempre cuidei muito da minha saúde bucal, porém continuo tendo muitas cáries e tenho apenas 22 anos. Tenho 12 restaurações no total, embora a maioria dos dentes nem tenha chegado a doer. Sem contar que as restaurações não ficam como vejo nas fotos da internet; o dentista não molda o dente para que fique parecido com a estrutura original, parece que realmente só tapam o buraco.
Tenho chegado a ficar meio deprimida, pois se eu realmente não cuidasse e zelasse pela minha saúde bucal eu compreenderia, mas eu sempre cuidei muito bem e tenho medo de toda vez ao ir ao dentista encontrar uma cárie nova.
Olá, boa tarde! Existem alguns outros fatores que aumentam o risco de cárie, não somente a higiene em si. Como alimentação, vitamina (a falta dela), qualidade de sono, enfim. Quanto as restaurações sem anatomia, o correto seria refaze-las, de forma que sua oclusão fique ideal, para mastigação correta, sem causar traumas nos dentes e outros problemas que isso pode acarretar. No entando, tudo precisa ser avaliado clinicamente para um diagnostico e tratamento correto.
Fico à disposição! :)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo completamente sua frustração e preocupação. Cuidar tão bem da sua saúde bucal e, mesmo assim, lidar com cáries frequentes pode ser desanimador, principalmente por você ter apenas 22 anos. Mas saiba que você não está sozinha—muitas pessoas enfrentam essa situação, mesmo mantendo bons hábitos de higiene.

A predisposição para cáries pode ter várias causas além da higiene, como fatores genéticos, composição da saliva, tipo de dieta (mesmo sem consumo excessivo de açúcar), uso frequente de certos medicamentos e até a presença de bactérias específicas na sua boca. Às vezes, há microrganismos mais agressivos que tornam os dentes mais vulneráveis, mesmo com todos os cuidados.

Sobre a questão estética das restaurações, é compreensível que isso te incomode. O ideal é que as restaurações sejam feitas de forma anatômica, respeitando a forma original do dente para garantir não só a estética, mas também a função mastigatória correta. Se você sente que o trabalho realizado não está atendendo suas expectativas, vale buscar uma segunda opinião com um profissional que tenha um olhar mais detalhista e que trabalhe com técnicas de escultura dental para um resultado mais natural.

E sobre o medo de sempre encontrar uma cárie nova, talvez seja interessante aprofundar a investigação para entender melhor o que pode estar contribuindo para essa recorrência. Um dentista especializado pode solicitar exames, avaliar seu fluxo salivar, pH da boca e até sua alimentação para encontrar um plano mais específico para você.

Sei que pode ser desanimador, mas não desista! Com o acompanhamento certo e uma abordagem personalizada, é possível minimizar esse problema e trazer mais tranquilidade para sua rotina odontológica. Seu cuidado com a saúde bucal já é um grande diferencial, e isso certamente fará toda a diferença a longo prazo!
Dr. Alcides Paiola Neto
Dentista
São Paulo
ol,a, existem profissionais e profissionais, e clinicas e cinicas, pops, ou nao, so lhe peço nada de convenio, nao se paga nem o material de epi pro profissional, logo,..., pops, tambem, va em particular. dica, tem que ser feita sim a anatomia dacoroa, basico, para mim, te aguardo paraaprofilaxia, prevençao de caries, e infecções, frequentes, assim ficara sempre protegida. Escovaçao correta, tempo correto intensidade correta, fio dental,...., te aguardo para avaliação , atendo ate sabado, e profilaxia, ate breve.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.