Sempre fui muito inteligente na escola, porem hoje tenho grande dificuldade em estudar, não consigo

29 respostas
Sempre fui muito inteligente na escola, porem hoje tenho grande dificuldade em estudar, não consigo parar e ler algo muito extenso e perco fácil a concentração e foco quando tento me dedicar ao estudo, impactando diretamente em minha carreira profissional
Olá. Perda de foco, desconcentração, por vezes podem estar ligado ao pouco interesse com o tema. Em alguns casos temos por principio fazer nossas escolhas a partir dos modelos que conhecemos através dos nossos pais etc, porém, nem sempre é o que nos encanta. Sugiro que busque auxilio em uma terapia. Um psicólogo poderá ajuda-lo a perceber o motivos que estão produzindo este comportamento e colaborar para sua transformação. Tente e Seja Feliz!

Olá! Existem muitos pontos que podem estar influenciar essa diminuição da possibilidade de atenção nos estudos. Quadros ansiosos, depressivos e mesmo transtornos endócrinos ou do sono podem levar a resultados parecidos.

Penso que a visita à um psicólogo de sua confiança possa ajudá-lo a lidar com essa situação.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
Seria interessante você fazer uma avaliação neuropsicológica para checar se você tem algum transtorno como por exemplo o Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. Vários sintomas desse transtorno são encontrados em outros, por isso a avaliação é muito importante, pois ajuda no diagnóstico diferencial. Os transtornos independem da inteligência e o TDAH, como exemplo, está relacionado ao déficit em uma ou mais função executiva como controle inibitório, planejamento, atenção, memória operacional e outros. Outros fatores podem atrapalhar a atenção e concentração como a motivação e problemas emocionais, porém, todos são verificados nesta avaliação que mencionei.
As dificuldades na hora de estudar podem ter inúmeras causas, das mais simples às mais complexas. Antes de achar que isso pode ser uma doença, sugiro revisar seus hábitos e métodos de estudo (desde o ambiente de estudo, a maneira como faz anotações, como lê, o que destaca nos textos, que tipo de perguntas você se faz na hora de estudar, como questiona o conteúdo novo, como faz resumos e esquemas etc., pois tudo isso influencia a forma como seu cérebro vai assimilar as informações). Infelizmente, não aprendemos a estudar na escola e achamos que ficar lendo um texto várias vezes é estudar, mas não é. E com a quantidade de estímulos que nosso cérebro recebe a todo momento com as novas tecnologias, é cada vez mais difícil se concentrar no estudo. Além disso, se você ficou sem estudar por algum tempo, é esperado que, ao voltar a estudar, a dificuldade seja maior. Existem métodos de estudo eficazes, e para isso o acompanhamento de um profissional especialista no tema pode útil.
Tudo depende do que impacta o seu rendimento escolar. Se você deseja melhorar o seu desempenho, vale a pena conversar com um profissional, para receber uma orientação mais individualizada de acordo com o seu caso.
A psicoterapia pode ajudá-lo a encontrar as causas e motivos disso estar ocorrendo.. Procurar um bom psicoterapeuta é a chave para encontrar a solução dessas questões. Abraços e tenha uma ótima semana.
A carreira profissional de um indivíduo está ligada muitas vezes a modelos pré existentes de permissões e proibições dentro da família. Em um dado momento no ciclo de vida da pessoa estes modelos se alinham de forma mais poderosa a muitas proibições e levam a pessoas a caminhos descendentes. Fazer uma avaliação psicológica para detectar alguma dificuldade desencadeada por fatores estressantes também ajudam neste acompanhamento de descoberta para a recuperação do modelo de sucesso que está sendo posto à prova possivelmente em um momento chave de mudança no ciclo familiar do indivíduo.
Olá! Concordo com o Psicólogo Augusto! Acho importante avaliar o seu nível de interesse a respeito do tema que está estudando; adotar estratégias na hora de estudar que lhe ajude a se concentrar: ex: ouvir uma música relaxante, estudar em um espaço confortável, silencioso. Bem como, avaliar o seu contexto atual, pois, fatores como alimentação inadequada, poucas horas de sono, estress também podem comprometer a sua capacidade de concentração. Ter um espaço de escuta para as questões que lhe angustia por meio da terapia, também é uma possibilidade para você se questionar sobre o que lhe faz sentido; o que é importante para você no seu momento atual no que se refere a sua área profissional e acadêmica.
Nada mais certo para perder o foco para os estudos que os problemas que a pessoa esteja enfrentando no seu íntimo. Quando os conflitos internos exigem de nós toda a nossa energia, fica difícil prestar atenção a um texto ou a um conteúdo de estudos. Por nada a atenção se desvia para aqueles problemas que devem estar perturbando você e que não tiveram ainda solução. E o texto precisa ser lido e relido, e mesmo assim parece que seu conteúdo não é bem assimilado.
Seria bom você procurar fazer uma psicoterapia para resolver seus conflitos e entender o que é realmente bom para você. Talvez você queira se concentrar em um assunto que não lhe diz nada .
Olá, q dificuldade em se concentrar pode estar relacionado a vários aspectos e como isso começou a te trazer prejuízos profissionais, sugiro que faça uma avaliação psicológica afim de ter uma melhor qualidade de vida
Sua questão é realmente incômoda e tem acontecido com muitas pessoas. Hoje temos sido bombardeados por estímulos externos da tecnologia e das exigências por produtividade, entre outros fatores desse tempo. Pelo seu relato, tarefas que demandavam mais atenção eram mais facilmente realizadas descartando um padrão de desatenção ou possível diagnóstico de TDAH. Pode se útil observar eventos recentes que podem influenciar nessa desatenção e falta de foco, como o estresse, pensamentos ruminativos, ansiedade aumentada, entre outros gatilhos que merecem serem avaliados. Uma dica é praticar o Mindfulness e aceitação, saindo do piloto automático e exercitando a atenção plena no momento presente, ou na tarefa que se pretende executar.
Abraços.
Olá. Outro item que deve ser considerado hoje em dia é o hábito e o tempo destinado às redes sociais. Tenho atendido muitos jovens que não conseguem se afastar do celular é é muito difícil manter a concentração em uma leitura estando atento a outras atividades que são sentidas como urgentes. Você não mencionou nada sobre isso, mas vale a pena observar sua rotina de estudos e como tem se dedicado a ela.
Olá.Se você sempre foi bom aluno e agora percebe que está com dificuldade de concentração, creio que por algum motivo está ocorrendo um desvio no foco do aprendizado. Você gosta do tema que está estudando? Você desvia seus pensamentos para outro tema que está sendo mais relevante para nesse momento? Como está seu cotidiano ? Sua qualidade de vida? Um psicólogo poderá ajudá-lo a se conhecer melhor - autoconhecimento antes de achar que precisa necessariamente de medicamentos. Abs.
Muitas vezes as dificuldades de concentração podem estar ligadas ao estresse também.Busque avaliação com um psicólogo!
Olá, seria interessante procurar a ajuda de um psicanalista ou psicólogo de confiança para ajudá-la a entender o que está acontecendo, quais as causas dessa dificuldade de concentração.
Boa noite! Estudar, assim como ler é um hábito, ou até pode se tornar uma habilidade. Porém a ausência da repetição desse comportamento pode fazer com que seja mais difícil fazê-lo. Outra coisa que interfere bastante é como nós estamos emocionalmente. Ou seja, preocupações, ansiedade e angústia interferem na atenção.
Poderias procurar ajuda de um psicólogo para tentar entender melhor porque está acontecendo isso neste momento.
Espero ter ajudado!
O seu relato é bastante comum aos adultos. Quando criança conseguia administrar toda a situação de dificuldade no foco, quando adulto as demandas diárias aumentam muito deixando evidente as dificuldades no campo atencional. Sugiro avaliação com um neuropsicológo e intervenções em reabilitação cognitiva.
Olá. Busque ajuda de um psicólogo para avaliar seu caso. Atenciosamente
Pelo seu relato parece que sua dificuldade de atenção e foco é algo recente. Pode estar relacionado ao estresse ou a diversas outras causas. O psicólogo pode ajudar a entender as motivações, pois tal dificuldade pode impactar diretamente na vida profissional como você mesma diz, mas também no aprendizado, na diminuição da autoestima e nos seus relacionamentos.
Olá! Se a perda do foco e atenção não era um problema anterior ou que já te acompanha desde a infância, pode estar relacionado a conflitos psíquicos, muitas vezes inconscientes, que atravessam o pensamento causando desatenção.
Boa tarde ! Muitas a falta de concentração pode ser um sintoma. Talvez vc tenha passado por questões que lhe custaram muito e hoje talvez não tenha espaço na mente para outras coisas. Procure ajuda psicólogica para entender melhor o que está te atrapalhando
Diversos fatores podem influenciar seu foco e concentração. Desde o ambiente em que você estuda e uma possível falta de motivação e rotina, até questões mais complexas. Além disso, questões da sua vida pessoal também podem afetar sua atenção, como pensamentos constantes que te atrapalham na busca pelos seus objetivos. Então, a psicoterapia poderia te ajudar a entender melhor esses problemas, avaliar as suas causas e descobrir novas formas possíveis de lidar com isso tudo, para que os impactos negativos nos seus estudos diminuam.
Olá, é fundamental procurar um(a) psicólogo(a) para mapear de onde vem esse bloqueio que você desenvolveu, recentemente. Muitas vezes, a falta de atenção surge quando a mente está muito acelerada; isso acontece quando a pessoa fica muito tempo na internet, especialmente, nas redes sociais.

Você é uma pessoa que quando acorda já pensa em checar o celular? Ou antes de dormir, quando está com sono, pensa que tem que dá uma última verificada nas mensagens, antes de dormir, e aí perde o sono? A aceleração mental desenvolvida pelo uso excessivo de eletrônicos, faz com que o tempo de concentração diminua, fazendo com que a leitura de um livro, seja um trabalho árduo e difícil.

Um(a) psicólogo(a) que entenda como desacelerar a mente e gerar disposição e motivação para a mesma, pode facilmente dissolver o problema que narra. Se quiser ajuda; estou à disposição. A primeira consulta comigo é gratuita, e caso se sinta melhor e queira continuar a terapia, podemos criar um contrato terapêutico e prosseguir a terapia.
Oi! Essas dificuldades, especialmente em estudos podem ter inúmeras causas, das mais simples às mais complexas, como por exemplo a perda do hábito, um bloqueio, entre outros. Como Psicóloga e Neuropsicóloga recomendo uma busca por avaliação Neuropsicológica para investigação de TDAH e Psicoterapia para aprofundar sua queixa e trabalhar em sua concentração e interesses. Me coloco á disposição! Grande abraço!
Caro ou cara, sua narrativa já mostra todo um ciclo de estresse com sua situação de dificuldade de estudar com desconcetração e tudo mais causando frustração e essa frutração (não só pelo momento atua mas pela comparação com seu eu no passado) causando mais dificuldade. Há N causa para sua situação, desde da mais simples ocmo ansiedade até a mais complexa como algum transtorno de aprendizagem. O seu eu do passado vivia um contexto totalmente diferente do seu atual, o unico trabalho da criança era estudar, entendeu? Portanto, essa comparação é injusta com consigo mesmo, mas porque isso ocorre? Bem, é ai que normalmente entra o trabalho de um profissional da psicologia! Te desejo todo sucesso do mundo, muita paciencia e que busque um profissional para buscar entender as causas do seu comportamento e como lidar com elas. Fique bem!
Olá! Para essa situação de problemas de envolvimento com o conteúdo a ser estudado, é interessante buscar um auxílio psicológico. Isso porque o profissional da Psicologia poderá, com base em uma avaliação psicológica, auxiliá-lo com técnicas efetivas de mudança comportamental e arranjo de variáveis no ambiente para propiciar uma maior motivação nos estudos. Não deixe de buscar um profissional especializado. Espero tê-lo(a) ajudado(a)!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 110
Olá tudo bem,
Muitas a falta de concentração está ligada alguns fatores como estresse, falta de clareza do que se quer ou gosta , muitos estímulos externos , mais principalmente a falta de presença no aqui e agora, sugiro que você faça terapia vai lhe ajudar bastante outra coisa que também pode ajudar é a meditação.

Um Abraço
Olá, pelo o que descreve, você não tinha essa dificuldade com os estudos no passado e a percebe no momento presente. Estudo e leitura é um tipo de atividade que requer ambiente propício, concentração e algumas técnicas, no entanto, fatores psicológicos como estresse, falta de sono, má alimentação, questões hormonais e fatores emocionais podem interferir no seu aprendizado. Sugiro acompanhamento psicológico para compreender quais fatores estão te desencadeando esses problemas. Espero ter ajudado. Fico a disposição. Um abraço.
Olá. Agende consulta com médico e psicólogo. Abraço.