Dificuldades escolares - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em dificuldades escolares

Encontre um especialista em Dificuldades escolares na sua cidade:
Bruna Terra

Bruna Terra

Psicólogo

Rio Das Pedras

Danielle De Freitas Pontes

Danielle De Freitas Pontes

Psicólogo

Uruguaiana

Isabella Batista

Isabella Batista

Psicólogo

Votorantim

Talita Peixoto Cunico

Talita Peixoto Cunico

Psicólogo

Jundiaí

Lindomara Gomes

Lindomara Gomes

Psicólogo

Florianópolis

Ana Paula Bernardes

Ana Paula Bernardes

Psicólogo

Lavras

Perguntas sobre Dificuldades escolares

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Dificuldades escolares

A psicoterapia pode ajudá-lo a encontrar as causas e motivos disso estar ocorrendo.. Procurar um bom psicoterapeuta é a chave para encontrar a solução dessas questões. Abraços e tenha uma ótima…
9 respostas

Dra. Tatiane Vilela Takayama
Dra. Tatiane Vilela Takayama
Psicólogo
Santo André
A partir de uma avaliação neuropsicológica será possível investigar a natureza de suas sua dificuldades. No processo de avaliação é possível identificar se sua dificuldade na aprendizagem e…
16 respostas

Especialistas falam sobre Dificuldades escolares

Quantas vezes os pais ficam preocupados com seus filhos em decorrência de problemas na escola as quais envolvem notas baixas e consequentemente angústia e ansiedade? Ofereço em meu consultório algumas alternativas para que juntos possamos estar resolvendo esses conflitos. Disponho de avaliações de maturidade e técnicas para tentar auxiliar nessas situações.

Rodrigo Koroviski

Psicólogo, Psicopedagogo

Ponta Grossa


Esta avaliação psicológica consiste em verificar características psicológicas da criança, como: personalidade, aspectos emocionais, cognição (atenção, memória, inteligência e raciocínios específicos). Podem contratar este serviço, responsáveis pela criança ou adolescentes, que desejam uma avaliação das características psicológicas dos mesmos.

Matheus Schreiner

Psicólogo

Florianópolis

Agendar uma visita

Meu filho (a) não vai bem na escola "Ele é desligado!; Desatento; Nervoso Impulsivo; Agitado; Esquecido; Preguiçoso". Já ouviu algo assim, não? Temos que compreender que a Aprendizagem está envolvida em múltiplos fatores e que embora possamos analisar em separado, fazem parte de um todo que depende, quer na sua natureza, quer na sua qualidade, de uma série de condições internas e externas ao sujeito. (Malglaive,1990). Podem influenciar na dificuldade de aprendizagem: Família, Cultura e Escola; Fatores Psicológicos, Cognitivos e Fisiológicos; Ah, há diferença entre a dificuldade de aprendizagem e ao Transtorno de Aprendizagem. Por isso, cabe uma avaliação minuciosa acerca do problema.

investigação de problemas de aprendizagem, com laudo e encaminhamento de exames complementares para fechamento de diagnóstico.

Daniela Depolli

Psicólogo

São Paulo


O Cogmed é um treinamento de memória operacional realizado através de exercícios cognitivos, dura apenas 5 semanas e pode lhe ajudar por toda a vida. O Cogmed – Treinamento de memória operacional foi desenvolvido por neurocientistas renomados. Um método simples e presente em mais de 20 países, contando ainda com um número muito pequeno de profissionais no Brasil. Com a chancela da Pearson, o treinamento de memória operacional tem alto índice de efetividade em 80% dos casos, promovendo alterações de concentração, foco, controle dos impulsos e diminuição do déficit de atenção.

Mariana Borges Soares De Lima

Psicólogo

Goiânia


A criança ou adolescente poderá apresentar dificuldades em seu meio escolar por várias razões. Tais dificuldades podem ter origem puramente pedagógica ou não. Diga-se de passagem já é um sintoma. Mas em muitos casos a criança ou o adolescente expressa no meio escolar o seu pedido de ajuda, pois neste ambiente passam um grande período. As dificuldades podem ser as mais variadas possíveis, desde a chegada do novo irmão, problemas familiares, baixa autoestima etc..O acompanhamento e tratamento do núcleo familiar é sempre positivo e satisfatório.

Roseane Pereira Santos Corso

Psicanalista, Psicólogo

Mogi das Cruzes


O fracasso escolar, na maior das parte das vezes, não está relacionado a uma dificuldade cognitiva, mas a questões emocionais que interferem na aprendizagem. Por isso, não basta procurar ajuda pedagógica sem tratar o psicológico em jogo que interfere, profundamente, na relação da criança com o saber. Além disso, muitas vezes é necessário que o psicólogo após localizar a lógica do funcionamento subjetivo da criança, converse com a equipe da escola e ajude a pensar a melhor estratégia para que a criança aprenda, considerando sua singularidade.

Alice Oliveira Rezende

Psicanalista, Psicólogo

Belo Horizonte


A Dificuldade de Aprendizagem está associada a uma defasagem na criança em uma ou mais matéria escolar. Porém, é passageira. E geralmente está relacionada a eventos estressores tais como: separação dos pais, luto, bullying, dificuldade para entrosar-se com a turma, mudança de escola, saída de um professor da escola, métodos de ensino ineficiente, etc. Já o Transtorno de Aprendizagem acompanha a criança por um curso maior e geralmente não está associado a eventos estressores. É de origem neurobiológica, causa prejuízo significativo no nível cognitivo da criança e aparece acompanhado de manifestações comportamentais.

O ambiente escolar é um processo de separação da criança de seu "núcleo original”, a adaptação a esse novo contexto pode ser muito difícil para algumas crianças. A superação dos conflitos dessa fase pode gerar crescimento e fortalecimento de todos da família. A mãe também se encontra em processo de adaptação, assimilando essa separação de seu filho. A terapia aqui é um trabalho em conjunto com a família, as sessões são com a criança e também ocorrem regularmente sessões com os pais. Objetivo é através do brincar tratar a criança segundo o que é e sente e o que sente que é, fortalecendo o seu Eu e facilitando a sua socialização.

Gabriela Hostalácio

Psicanalista, Psicólogo

Campinas

Agendar uma visita

Dificuldades escolares podem envolver não só disfunções da atenção, memória ou raciocínio, mas também sugerir problemas emocionais com os quais a criança e/ou o adolescente tem dificuldades em lidar. Difícil aprender e adquirir novos conhecimentos se existem medos, preocupações, angústias, sentimentos de inferioridade e de baixa autoestima. Importante investigar mais amplamente essas questões, observar padrões familiares e de relacionamentos já que dificuldades escolares envolvem inúmeros fatores.

Alessandra Costa Barbosa

Psicólogo

Goiânia


Dificuldades de aprendizagem configura-e quando um estudante apresenta um perfil de funcionalidade discrepante com o esperado para sua faixa etária e nível de escolaridade. Estas podem traduzir-se em dificuldades de concentração, dificuldades na leitura e escrita, tais como leitura silabada, trocas fonológicas, erros ortográficos, orientação espacial e perceptiva comprometida. Geralmente é a escola quem primeiro identifica os sinais de alarme destas dificuldades e como tais não devem ser ignoradas, então a família deve ser contatada para intervir juntamente com a escola para que não haja não comprometimento no percurso pessoal e académico do estudante.

Embora as dificuldades de aprendizagem estejam ligadas a múltiplos fatores elas são sustentadas pelo meio familiar, escolar e social. Muitas crianças, nessas condições acabam se convencendo que não aprenderão apesar de seus esforços e que tenderão ao fracasso escolar. Num primeiro momento há que fazer a avaliação e diagnóstico que permite fazer o despiste de problemas como dificuldades emocionais, bullying, hiperatividade, défice de atenção, problemas de memória,dislexia, disgrafia, discalculia, entre outros. Num segundo momento a intervenção psicoterapêutica que permite aumentar os recursos da criança e proporciona-lhe um melhor ajuste socio-emocional.

A baixa de desempenho escolar é o primeiro sintoma que geralmente pais e responsáveis conseguem observar em seus filhos, mas é um alerta de que algo está acontecendo. Sugiro que antes de qualquer coisa, tente não julgar como preguiça, desleixo ou comportamento típico da idade. Se aproxime, converse. Dificuldades escolares podem estar relacionados a uma dificuldade ou condição emocional que talvez precise de ajuda.

Luciana Nunes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Dificuldades escolares?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.