Sendo a gagueira(disfemia) uma doença neurológica, existe algum tratamento medicamentoso para a gagu

5 respostas
Sendo a gagueira(disfemia) uma doença neurológica, existe algum tratamento medicamentoso para a gagueira ou pelo menos auxiliar o tratamento da mesma?
Olá, sim existe. O controle emocional e aumento da autoestima com tratamento psicoterápico, associado a fonoterapia e uso de antidepressivos, ajudam muito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No caso de gagueira acho importante sempre um tratamento em conjunto psicólogo e fonoaudiólogo, pois na maioria dos casos há uma questão da visão negativa da autoimagem e muitas vezes vem associado com ansiedade, no caso de ansiedade há sim tratamento medicamentoso que quem pode receitar é o médico de preferência um psiquiatra.
Dra. Anne Gomes
Fonoaudiólogo
Natal
O tratamento da gagueira exige uma atuação conjunta do fonoaudiólogo com o psicólogo. Fatores psicológicos como a ansiedade podem agravar a disfluência aumentando sua ocorrência. É importante desenvolver um trabalho com exercícios respiratórios para uma melhor percepção desta fala e de si próprio. Tratamento medicamentoso somente com o médico, mas precisamente um Psiquiatra e vai depender de cada caso.
 Ana Paula Gomes Esposito
Psicólogo
São Paulo
Além do fato de grande parte dos casos de gagueira terem origem psicológica, os sintomas e transtornos vividos diariamente em decorrência deles podem ocasionar problemas ligados à autoestima e insegurança, o que se faz necessário e recomendado um acompanhamento psicológico juntamente com outras especialidades, como fonoaudiologia por exemplo.
 Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa tarde. Sim, existe tratamento medicamentoso, mas via de regra seu efeito dura apenas enquanto os remédios são utilizados, o que significa que para manter a melhora na fluência o uso deve ser contínuo. Para maiores esclarecimentos, procure um psiquiatra ou neurologista especializado em transtornos do espectro obsessivo-compulsivo, mas lembre-se que o ideal é associar a medicação com o tratamento fonoaudiológico e/ou psicoterapêutico. Abraços!

Especialistas

Patricia Morais Amaral

Patricia Morais Amaral

Fonoaudiólogo

São Paulo

Andréa Conceição Lopes de Souza

Andréa Conceição Lopes de Souza

Fonoaudiólogo

São Gonçalo

Marianne Moraes Santos Andrade

Marianne Moraes Santos Andrade

Fonoaudiólogo

Salvador

Blenda Castro

Blenda Castro

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Leidy Cristian Miranda

Leidy Cristian Miranda

Fonoaudiólogo

Rolândia

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.